Relações de poder em uma escola pautada nas singularidades: olhares sobre as práticas de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/141538 |
Resumo: | O discurso doutrinário produzido e veiculado nas sociedades disciplinares do século XVIII permitiu a instauração tanto das dicotomias quanto dos paradigmas que norteiam, até o presente século, a maneira como as instituições escolares devem atuar e refletir sobre o âmbito educacional, condicionando, consequentemente, não apenas as metodologias e as práticas adotadas nessas instituições, como também a crença que envolve o pensar e o fazer educacional na nossa sociedade contemporânea. Com isso, as escolas passaram a adotar algumas tendências mercadológicas e fabris as quais visam legitimar diretrizes autoritárias e ratificar uma hierarquia pré-estabelecida de poder nas instituições de ensino. De maneira contrária, Dewey (1959), Freire (1967 e 1979) e Morin (2000 e 2007) propõem outras maneiras de compreender a educação, enfatizando o papel primordial dessa para o desenvolvimento tanto do caráter quanto da personalidade “autênticos” do indivíduo, permitindo o despertar da singularidade e da ética nos alunos e nos professores. De acordo com essa perspectiva que visa construir uma educação singular, a nossa intenção neste trabalho é analisar e compreender de que forma se estabelecem as relações de poder (FOUCAULT, 1987 e 1989) nas práticas de língua estrangeira em uma escola, situada no interior de São Paulo, que segue os princípios da singularidade como fio condutor de sua prática. Dentro dessa abordagem, pretendemos depreender os discursos e as práticas referentes às singularidades e à democracia, a fim de refletir sobre a maneira como as relações verticais e horizontais se constroem nesse processo peculiar de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa de base etnográfica, com o intuito de observar como se estabelecem essas relações nas práticas de idioma e coletar os dados. |
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Relações de poder em uma escola pautada nas singularidades: olhares sobre as práticas de língua estrangeiraRelations of power within a school guided on singularities: teaching and learning foreign language contextRelações de poderSingularidadesLíngua estrangeiraPower relationshipsSingularitiesForeign languageO discurso doutrinário produzido e veiculado nas sociedades disciplinares do século XVIII permitiu a instauração tanto das dicotomias quanto dos paradigmas que norteiam, até o presente século, a maneira como as instituições escolares devem atuar e refletir sobre o âmbito educacional, condicionando, consequentemente, não apenas as metodologias e as práticas adotadas nessas instituições, como também a crença que envolve o pensar e o fazer educacional na nossa sociedade contemporânea. Com isso, as escolas passaram a adotar algumas tendências mercadológicas e fabris as quais visam legitimar diretrizes autoritárias e ratificar uma hierarquia pré-estabelecida de poder nas instituições de ensino. De maneira contrária, Dewey (1959), Freire (1967 e 1979) e Morin (2000 e 2007) propõem outras maneiras de compreender a educação, enfatizando o papel primordial dessa para o desenvolvimento tanto do caráter quanto da personalidade “autênticos” do indivíduo, permitindo o despertar da singularidade e da ética nos alunos e nos professores. De acordo com essa perspectiva que visa construir uma educação singular, a nossa intenção neste trabalho é analisar e compreender de que forma se estabelecem as relações de poder (FOUCAULT, 1987 e 1989) nas práticas de língua estrangeira em uma escola, situada no interior de São Paulo, que segue os princípios da singularidade como fio condutor de sua prática. Dentro dessa abordagem, pretendemos depreender os discursos e as práticas referentes às singularidades e à democracia, a fim de refletir sobre a maneira como as relações verticais e horizontais se constroem nesse processo peculiar de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa de base etnográfica, com o intuito de observar como se estabelecem essas relações nas práticas de idioma e coletar os dados.The doctrinal speech produced and conveyed in the disciplinary societies from 18th century consented the instauration both of the dichotomies and of the paradigms which guide, until the present century, the way how educational institutions must act and reflect on the educational field, hence conditioning not only the methodologies and practices in these institutions, as well as the belief that involves thinking and doing education in our contemporary society. The schools have adopted some trends similar to marketing and manufacturing procedures which legitimate authoritarian directives and ratify a pre-established hierarchy of power within and also outside the educational institution. Conversely, Dewey (1959), Freire (1967 and 1979) and Morin (2000 and 2007) present alternative ways to comprehend the education emphasizing its essential role to the development of both the authentic character and personality of the individual, enabling the arousal of singularity and ethic in students and educators. In accordance with this perspective that aims to erect an education based on humanity and singularity, this paper intents to analyze and comprehend how the power relantionships (FOUCAULT, 1987 and 1989) are established during the classes of foreign language at a specific school, situated in a city in the state of São Paulo, which follows the principles of singularity as a guideline to its practice. Within this approach, we intend to understand the discourse and practice with regard to singularities and democracy in education to reflect on how the vertical and horizontal relationships are built in this peculiar process of foreign language teaching and learning. To achieve this, we conducted a qualitative ethnographic research in order to observe how these relationships are established in foreign language classes and collect data.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Severian, Marina Rosa [UNESP]2016-07-18T20:47:52Z2016-07-18T20:47:52Z2016-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14153800087071733004030009P46889854224137179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141538Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:09:59.245843Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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