Compreensões sobre a natureza da ciência de licenciandos a partir da experiência com questões sociocientíficas: possibilidades para a formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno Sierra, Diana Fabiola [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143047
Resumo: As pesquisas cujo foco são as concepções de professores sobre a Natureza da Ciência (NdC), desenvolvidas por mais de 30 anos, têm possibilitado entender que muitos deles ainda mantêm visões positivistas e pouco dinâmicas da ciência, o que tem dificultado o ensino e contribuído para com que os estudantes tenham uma apropriação reduzida sobre a ciência. Além disso, um agravante é que são poucas as propostas de ensino e inovações curriculares que possibilitam compreensões da ciência contemporânea. Alguns esforços têm sido feitos na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) por meio da abordagem das Questões Sociocientíficas (QSC), mas ainda há grandes demandas para a formação de professores de ciências e de outras áreas, no que concerne a viabilizar a compreensão da ciência e impactar na formação cidadã. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as compreensões sobre a NdC de licenciandos de diferentes áreas do conhecimento, ao discutirem as controvérsias do Diagnóstico genético de pré-implantação (DGPI) e da Célula Sintética e, identificar as contribuições do processo desenvolvido dessas compreensões para o Ensino de Ciências e para a formação inicial de professores. A pesquisa foi fundamentada em um referencial teórico sobre a ciência enquanto conhecimento metadisciplinar, enfatizando os aspectos epistemológicos e sociológicos. Para a formação de professores foi considerado um referencial crítico. A pesquisa, de caráter qualitativo envolveu uma metodologia caraterizada pela ênfase no processo de interpretação das realidades sociais e na compreensão das experiências vivenciadas pelos diferentes participantes de uma disciplina optativa que lhes foi oferecida e durante a qual foram discutidas as referidas questões. Para a discussão dos dados foi tomada por base a análise qualitativa articulada à análise de conteúdo e, a partir desta, defendemos a tese de que a abordagem de QSC associada às controvérsias científicas (tais como as suscitadas pelo DGPI e a Célula Sintética) possibilitaram a constituição de avanços significativos nas visões de ciência de futuros professores. O fato de a disciplina ter se constituído um espaço formativo destinado a licenciandos de distintas áreas (Inglês, Pedagogia Infantil, Biologia e Ciências Sociais) possibilitou o reconhecimento de visões dicotômicas, integradas, objetivistas, dinâmicas e contextualizadas, as quais se mostraram ampliadas em diferentes níveis pelos licenciandos no processo de participação da disciplina optativa. Da mesma forma, as controvérsias identificadas das QSC trabalhadas, tais como o descarte de embriões, a eugenia e a instrumentalização da vida possibilitaram posicionamentos éticos por parte dos licenciandos. Com respeito às controvérsias relacionadas ao interesse privado, estas possibilitaram posicionamentos políticos dos estudantes diante da desigualdade e das promessas relativas às pesquisas científicas. Finalmente, consideramos que a abordagem de QSC para compreender a NdC de forma explicita se mostrou como importante possibilidade de análise e reflexão diante do desafio de entender a ciência atual e suas constantes controvérsias. Assim, os processos formativos dos licenciandos foram fortalecidos e eles perceberam a importância do constante questionamento crítico de sua prática profissional.
id UNSP_24adbd4cb07841a26d5c73e4d9bfa990
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143047
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Compreensões sobre a natureza da ciência de licenciandos a partir da experiência com questões sociocientíficas: possibilidades para a formação inicialConceptions about the nature of science in undergraduate students taken from an experience with socio-scientific issues: possibilities to initial educationComprensiones sobre la naturaleza de la ciencia de estudiantes de licenciatura a partir de la experiencia con Cuestiones Sociocientíficas: Posibilidades para la formación inicialPerspectiva CTSAEpistemologia e Sociologia da ciênciaPosicionamento éticos e políticosFormação de professoresSTSE perspectiveEpistemology and Sociology of scienceEthical and political positioningTeacher educationEpistemología y Sociología de la cienciaPosicionamiento éticos y políticosFormación de profesoresAs pesquisas cujo foco são as concepções de professores sobre a Natureza da Ciência (NdC), desenvolvidas por mais de 30 anos, têm possibilitado entender que muitos deles ainda mantêm visões positivistas e pouco dinâmicas da ciência, o que tem dificultado o ensino e contribuído para com que os estudantes tenham uma apropriação reduzida sobre a ciência. Além disso, um agravante é que são poucas as propostas de ensino e inovações curriculares que possibilitam compreensões da ciência contemporânea. Alguns esforços têm sido feitos na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) por meio da abordagem das Questões Sociocientíficas (QSC), mas ainda há grandes demandas para a formação de professores de ciências e de outras áreas, no que concerne a viabilizar a compreensão da ciência e impactar na formação cidadã. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as compreensões sobre a NdC de licenciandos de diferentes áreas do conhecimento, ao discutirem as controvérsias do Diagnóstico genético de pré-implantação (DGPI) e da Célula Sintética e, identificar as contribuições do processo desenvolvido dessas compreensões para o Ensino de Ciências e para a formação inicial de professores. A pesquisa foi fundamentada em um referencial teórico sobre a ciência enquanto conhecimento metadisciplinar, enfatizando os aspectos epistemológicos e sociológicos. Para a formação de professores foi considerado um referencial crítico. A pesquisa, de caráter qualitativo envolveu uma metodologia caraterizada pela ênfase no processo de interpretação das realidades sociais e na compreensão das experiências vivenciadas pelos diferentes participantes de uma disciplina optativa que lhes foi oferecida e durante a qual foram discutidas as referidas questões. Para a discussão dos dados foi tomada por base a análise qualitativa articulada à análise de conteúdo e, a partir desta, defendemos a tese de que a abordagem de QSC associada às controvérsias científicas (tais como as suscitadas pelo DGPI e a Célula Sintética) possibilitaram a constituição de avanços significativos nas visões de ciência de futuros professores. O fato de a disciplina ter se constituído um espaço formativo destinado a licenciandos de distintas áreas (Inglês, Pedagogia Infantil, Biologia e Ciências Sociais) possibilitou o reconhecimento de visões dicotômicas, integradas, objetivistas, dinâmicas e contextualizadas, as quais se mostraram ampliadas em diferentes níveis pelos licenciandos no processo de participação da disciplina optativa. Da mesma forma, as controvérsias identificadas das QSC trabalhadas, tais como o descarte de embriões, a eugenia e a instrumentalização da vida possibilitaram posicionamentos éticos por parte dos licenciandos. Com respeito às controvérsias relacionadas ao interesse privado, estas possibilitaram posicionamentos políticos dos estudantes diante da desigualdade e das promessas relativas às pesquisas científicas. Finalmente, consideramos que a abordagem de QSC para compreender a NdC de forma explicita se mostrou como importante possibilidade de análise e reflexão diante do desafio de entender a ciência atual e suas constantes controvérsias. Assim, os processos formativos dos licenciandos foram fortalecidos e eles perceberam a importância do constante questionamento crítico de sua prática profissional.The researches that focus on the teachers’ conceptions about the Nature of Science (NS), which have been conducted for more than 30 years, have enabled the understanding that many of them still have positivist and not very dynamic conceptions of science. This has hampered teaching and contributed to provide a reduced appropriation of and about science by the students. Besides, an aggravating factor is that there are few teaching proposals and curricular innovations that enable comprehensions of contemporary science. Some efforts have been carried out on the perspective of Science, Technology, Society and Environment (STSE) by the approach of Socio-Scientific Issues (SSI), but there are still high demands to teacher education in sciences and other areas regarding enabling the comprehension of science and influencing in the citizenship education. In this context, this research aimed to analyze the comprehension about NS of undergraduate students in different areas of knowledge when discussing the controversial of the Pre-implantation Genetic Diagnosis (PGD or PIGD) and the Artificial Cell. Moreover, it aimed to identify the contributions of the undertaken process of these comprehensions to Science Education and to the initial education of teachers. The research was grounded on a theoretical framework that understands science as a metadisciplinar knowledge and emphasizes the epistemological and sociological aspects. We used a critical theoretical framework regarding teacher education. The research, which had a qualitative approach, involved a methodology characterized by the emphasis on the process of interpretation of social realities and on the comprehension of experiences lived by the different participants of an elective course, where they could discuss the proposed issues. The qualitative analysis linked to Content Analysis was taken to discuss the data and due to it we advocate the thesis that the SSI associated to the scientific controversies (such as the ones caused by PIGD and Artificial Cell) enabled the constitution of significant advancements on the future teachers’ conceptions of science. The fact that the course was an educational activity offered to undergraduate students of different areas (English, Child Pedagogy, Biology and Social Sciences) enabled the recognition of dichotomic, integrated, objectivist, dynamic and contextualized views, which were enlarged in different levels by the undergraduates in the process of taking part in the elective course. Similarly, the controversies identified in the ISS that were used, such as the disposal of embryos, eugenics and instrumentalization of life, enabled ethical positioning by the undergraduates. Regarding the controversies related to private interests, these enabled political positioning by the undergraduates when facing the inequality and the promises related to scientific researches. Finally, we considered that the SSI approach to understand NC in an explicit way is an important possibility of analysis and reflection facing the challenge of understating the current science and its constant controversies. Thus, the educational processes of the undergraduate students were strengthened and they could notice the importance of constant critical questioning of their own professional practice.Las investigaciones cuyo foco son las concepciones de profesores sobre la Naturaleza de la Ciencia (NdC) con desarrollo de más de 30 años, han posibilitado entender que muchos de estos trabajos todavía conservan visiones positivistas y poco dinámicas de la ciencia, aspecto que ha dificultado la enseñanza y contribuido para que los estudiantes tengan una apropiación reducida sobre ciencia. Además esta realidad se complejiza porque son pocas las propuestas de enseñanza e innovación curricular que posibiliten comprender la ciencia contemporánea. Algunos esfuerzos han sido realizados en la perspectiva Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA) a través del abordaje de las Cuestiones Sociocientíficas (CSC), sin embargo aún hay grandes demandas para la formación de profesores de ciencias y de otras áreas, en lo que concierne a viabilizar la comprensión de la ciencia e impactar en la formación ciudadana. En este contexto, esta investigación tuvo como objetivo analizar las comprensiones sobre la NdC de los estudiantes de licenciatura de diferentes áreas de conocimiento al discutir las controversias del Diagnóstico Genético Preimplantacional (DPG) y de la Célula Sintética, así como identificar las contribuciones del proceso desarrollado de esas comprensiones para la Enseñanza de las Ciencias y para la Formación Inicial de Profesores. La investigación fue fundamentada en un referencial teórico sobre la ciencia en cuanto conocimiento metadisciplinar, resaltando los aspectos epistemológicos y sociológicos. Para el componente Formación de Profesores fue considerado un referencial crítico. La investigación es de carácter cualitativo con una metodología caracterizada por el énfasis en los procesos de interpretación de las realidades sociales y en la comprensión de experiencias vividas por los diferentes participantes de una disciplina electiva que les fue ofrecida, durante la cual fueron discutidas las cuestiones sociocientíficas mencionadas. Para la discusión de los datos se utilizó el análisis cualitativo articulado al análisis de contenido y a partir de esto defendemos la tesis de que el abordaje de CSC asociado a controversias científicas (tales como las provocadas por el DPG y la Célula Sintética) posibilitaron la constitución de avances en las visiones de ciencia de los futuros profesores. El caso de la disciplina haberse constituido un espacio formativo destinado a estudiantes de diferentes áreas de licenciatura (Inglés, Pedagogía Infantil, Biología y Ciencias Sociales) posibilitó el reconocimiento de visiones dicotómicas, integradas, objetivistas, dinámicas y contextualizadas, las cuales fueron ampliadas en diferentes niveles por los estudiantes en el proceso de participación de la disciplina electiva. De la misma manera, las controversias identificadas de las CSC trabajadas, tales como el descarte de embriones, la eugenesia y la instrumentalización de la vida posibilitaron posicionamientos éticos por parte de los licenciandos. Con respecto a las controversias relacionadas al interés privado, estás posibilitaron posicionamientos políticos de los estudiantes frente a la desigualdad y a las promesas relativas a las investigaciones científicas. Finalmente consideramos que el abordaje de las CSC para comprender la NdC de forma explícita se constituyó como una importante posibilidad de análisis y reflexión ante el desafío de entender la ciencia actual y sus controversias. En este sentido, los procesos formativos de los licenciandos fueron fortalecidos y ellos percibieron la importancia de del cuestionamiento crítico de su práctica profesional.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Talamoni, Jandira Líria Biscalquini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moreno Sierra, Diana Fabiola [UNESP]2016-08-15T14:40:31Z2016-08-15T14:40:31Z2015-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14304700087193633004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:23:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143047Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:47.951594Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões sobre a natureza da ciência de licenciandos a partir da experiência com questões sociocientíficas: possibilidades para a formação inicial
Conceptions about the nature of science in undergraduate students taken from an experience with socio-scientific issues: possibilities to initial education
Comprensiones sobre la naturaleza de la ciencia de estudiantes de licenciatura a partir de la experiencia con Cuestiones Sociocientíficas: Posibilidades para la formación inicial
title Compreensões sobre a natureza da ciência de licenciandos a partir da experiência com questões sociocientíficas: possibilidades para a formação inicial
spellingShingle Compreensões sobre a natureza da ciência de licenciandos a partir da experiência com questões sociocientíficas: possibilidades para a formação inicial
Moreno Sierra, Diana Fabiola [UNESP]
Perspectiva CTSA
Epistemologia e Sociologia da ciência
Posicionamento éticos e políticos
Formação de professores
STSE perspective
Epistemology and Sociology of science
Ethical and political positioning
Teacher education
Epistemología y Sociología de la ciencia
Posicionamiento éticos y políticos
Formación de profesores
title_short Compreensões sobre a natureza da ciência de licenciandos a partir da experiência com questões sociocientíficas: possibilidades para a formação inicial
title_full Compreensões sobre a natureza da ciência de licenciandos a partir da experiência com questões sociocientíficas: possibilidades para a formação inicial
title_fullStr Compreensões sobre a natureza da ciência de licenciandos a partir da experiência com questões sociocientíficas: possibilidades para a formação inicial
title_full_unstemmed Compreensões sobre a natureza da ciência de licenciandos a partir da experiência com questões sociocientíficas: possibilidades para a formação inicial
title_sort Compreensões sobre a natureza da ciência de licenciandos a partir da experiência com questões sociocientíficas: possibilidades para a formação inicial
author Moreno Sierra, Diana Fabiola [UNESP]
author_facet Moreno Sierra, Diana Fabiola [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Talamoni, Jandira Líria Biscalquini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno Sierra, Diana Fabiola [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Perspectiva CTSA
Epistemologia e Sociologia da ciência
Posicionamento éticos e políticos
Formação de professores
STSE perspective
Epistemology and Sociology of science
Ethical and political positioning
Teacher education
Epistemología y Sociología de la ciencia
Posicionamiento éticos y políticos
Formación de profesores
topic Perspectiva CTSA
Epistemologia e Sociologia da ciência
Posicionamento éticos e políticos
Formação de professores
STSE perspective
Epistemology and Sociology of science
Ethical and political positioning
Teacher education
Epistemología y Sociología de la ciencia
Posicionamiento éticos y políticos
Formación de profesores
description As pesquisas cujo foco são as concepções de professores sobre a Natureza da Ciência (NdC), desenvolvidas por mais de 30 anos, têm possibilitado entender que muitos deles ainda mantêm visões positivistas e pouco dinâmicas da ciência, o que tem dificultado o ensino e contribuído para com que os estudantes tenham uma apropriação reduzida sobre a ciência. Além disso, um agravante é que são poucas as propostas de ensino e inovações curriculares que possibilitam compreensões da ciência contemporânea. Alguns esforços têm sido feitos na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) por meio da abordagem das Questões Sociocientíficas (QSC), mas ainda há grandes demandas para a formação de professores de ciências e de outras áreas, no que concerne a viabilizar a compreensão da ciência e impactar na formação cidadã. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as compreensões sobre a NdC de licenciandos de diferentes áreas do conhecimento, ao discutirem as controvérsias do Diagnóstico genético de pré-implantação (DGPI) e da Célula Sintética e, identificar as contribuições do processo desenvolvido dessas compreensões para o Ensino de Ciências e para a formação inicial de professores. A pesquisa foi fundamentada em um referencial teórico sobre a ciência enquanto conhecimento metadisciplinar, enfatizando os aspectos epistemológicos e sociológicos. Para a formação de professores foi considerado um referencial crítico. A pesquisa, de caráter qualitativo envolveu uma metodologia caraterizada pela ênfase no processo de interpretação das realidades sociais e na compreensão das experiências vivenciadas pelos diferentes participantes de uma disciplina optativa que lhes foi oferecida e durante a qual foram discutidas as referidas questões. Para a discussão dos dados foi tomada por base a análise qualitativa articulada à análise de conteúdo e, a partir desta, defendemos a tese de que a abordagem de QSC associada às controvérsias científicas (tais como as suscitadas pelo DGPI e a Célula Sintética) possibilitaram a constituição de avanços significativos nas visões de ciência de futuros professores. O fato de a disciplina ter se constituído um espaço formativo destinado a licenciandos de distintas áreas (Inglês, Pedagogia Infantil, Biologia e Ciências Sociais) possibilitou o reconhecimento de visões dicotômicas, integradas, objetivistas, dinâmicas e contextualizadas, as quais se mostraram ampliadas em diferentes níveis pelos licenciandos no processo de participação da disciplina optativa. Da mesma forma, as controvérsias identificadas das QSC trabalhadas, tais como o descarte de embriões, a eugenia e a instrumentalização da vida possibilitaram posicionamentos éticos por parte dos licenciandos. Com respeito às controvérsias relacionadas ao interesse privado, estas possibilitaram posicionamentos políticos dos estudantes diante da desigualdade e das promessas relativas às pesquisas científicas. Finalmente, consideramos que a abordagem de QSC para compreender a NdC de forma explicita se mostrou como importante possibilidade de análise e reflexão diante do desafio de entender a ciência atual e suas constantes controvérsias. Assim, os processos formativos dos licenciandos foram fortalecidos e eles perceberam a importância do constante questionamento crítico de sua prática profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-26
2016-08-15T14:40:31Z
2016-08-15T14:40:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143047
000871936
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/143047
identifier_str_mv 000871936
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129322845732864