Avaliação da intervenção psicoterapêutica de modelo analitico em crianças e adolescentes com doenças onco-hematológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantu, Silvana Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/88104
Resumo: O processo de adoecer provoca uma crise vital para a pessoa. Na criança traz repercussões mais sérias, pois os conteúdos do inconsciente estão ainda pouco discriminados pelo ego e nesta situação pela percepção da possibilidade de desintegração ou morte, alguns destes conteúdos tornou-se mais intrusos e ameaçadores. Enfermidades graves durante a infância ou na adolescência tais como, as neoplasias, doenças cardíacas, insuficiência renal, diabetes, doenças com má formação genéticas, doenças hematológicas, dentre outras, conduzem o paciente e seus familiares a situações de crise, manifesta por estresse emocional e comportamental, perturbações da auto-imagem e auto-estima, comprometimento da qualidade de vida, dentre outros sintomas psicopatológicos. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a intervenção psicoterápica em modelo analítico em crianças e adolescentes com doenças onco-hematológicas. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação: inventários de estresse e depressão infantil (ISI e CDI) aplicados em 4 diferentes momentos após a primeira avaliação: TO, T30, T60 , T90 e T120. Foram acompanhados 7 pacientes do ambulatório de psicologia OEI do Hemocentro de Marília. Trata-se de um ensaio clínico não-randomizado intra-grupos de séries temporais, no qual a intervenção foi realizada com um único grupo e os desfechos foram comparados em cada participante durante diferentes períodos desta intervenção. A análise dos escores CDI ao final do período das intervenções observou-se uma melhora no estado geral dos sintomas de depressão dos participantes (escores finais aos 120 dias inferiores a 17) comprovando a eficácia da intervenção psicoterápica de base analítica na melhora dos sintomas em crianças e adolescentes portadores de neoplasias onco-hematológicos. Os dados...
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O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a intervenção psicoterápica em modelo analítico em crianças e adolescentes com doenças onco-hematológicas. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação: inventários de estresse e depressão infantil (ISI e CDI) aplicados em 4 diferentes momentos após a primeira avaliação: TO, T30, T60 , T90 e T120. Foram acompanhados 7 pacientes do ambulatório de psicologia OEI do Hemocentro de Marília. Trata-se de um ensaio clínico não-randomizado intra-grupos de séries temporais, no qual a intervenção foi realizada com um único grupo e os desfechos foram comparados em cada participante durante diferentes períodos desta intervenção. A análise dos escores CDI ao final do período das intervenções observou-se uma melhora no estado geral dos sintomas de depressão dos participantes (escores finais aos 120 dias inferiores a 17) comprovando a eficácia da intervenção psicoterápica de base analítica na melhora dos sintomas em crianças e adolescentes portadores de neoplasias onco-hematológicos. Os dados...The process of getting sick causes a vital crisis to the person. It brings more severe repercussions to the children since the unconscious contents are hardly discriminates by the ego and, in this special situation, by the perception of the possibility of disintegration or even death. So some of these contents become more threatening. Serious diseases during childhood or adolescence such as neoplasi, cardio illness, kidney insufficiency, diabetes, genetics and blood problems, among others, lead the patient and his family members to crises with emotional and behavior stress, self-esteem disturbance, even involving the daily life and other psychopathic symptoms. The objective on this paper was to evaluate a psychotherapeutic intervention in an analytical pattern for children and teenagers with onco-hemathology diseases. Two models for evaluation were used: Stress inventory and depression on in children (ISI and CDI) applied in four different times after the first evaluation: TO, T30, T60, T90 and T12. Seven patients of the psychology ambulatory OEI in the Hemocentro in Marilia were watched. It is a clinic essay not at random among groups on specific times in which the intervention was accomplished with a unique group and the results were compared on each participant in different times. In the analyses of the scores CDI in the end of interventions, some improvements in the overall depression symptoms were clearly noticed (final scores in 120 days bellow 17) proving the effectiveness of the psychotherapeutic intervention based on the analysis of the symptoms in kids and teen suffering from neoplasi and oncohematology diseases. The inventory data inn children stress are similar to the depression pointing to the effectives of the psychotherapeutic approach. The variations of the physical reactions (ESI) are related to the... (Complete abstract click electronic access below)Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deffune, Elenice [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cantu, Silvana Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:23:07Z2014-06-11T19:23:07Z2010-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis63 f.application/pdfCANTU, Silvana Oliveira. Avaliação da intervenção psicoterapêutica de modelo analitico em crianças e adolescentes com doenças onco-hematológicas. 2010. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2010.http://hdl.handle.net/11449/88104000620699cantu_so_me_botfm.pdf33004064079P59646764071339214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T12:49:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/88104Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-04T12:49:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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