Fazendo arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude62.htm http://hdl.handle.net/11449/148415 |
Resumo: | Introdução: O Projeto Aprender, Brincar, Crescer -ABC- foi idealizado pela Secretaria da Assistência Social de Assis-SP, afim de assistir crianças em situação considerada de risco social e pessoal, com o objetivo principal de impedir que estas permaneçam na rua no período oposto ao da escola. São atendidas cerca de cem crianças entre seis e doze anos de idade, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, pelo Projeto Fuja da Rua ou pelos próprios pais ou responsáveis. A elas são oferecidas oficinas de expressão, circo, street dance, teatro, capoeira, judô, música e reforço escolar. O projeto conta com profissionais e estagiários da área da saúde, psicologia, pedagogia, serviço social e educação física. A Oficina Fazendo Arte faz parte do conjunto de atividades expressivas desenvolvidas por estagiários do curso de Psicologia da Unesp/Assis. Objetivos: Este trabalho visa a construção de um espaço que possibilite a livre expressão da subjetividade destas crianças, por meio dos artifícios das artes plásticas (desenho, pintura, colagem, escultura, entre outros). Método: No processo de criação que se inicia com o simples manuseio do material e se estende até a constituição de um objeto artístico, e porque não, de uma obra de arte, a criança tem a oportunidade de lançar seu olhar sobre o mundo e apresentá-lo ao outro. Além disso, as atividades que acontecem em grupo instigam e apuram o convívio social. Esta vivência certamente polemiza questões como da cidadania e dos direitos humanos, possibilitando que estes temas sejam discutidos na prática, no momento mesmo em que se vive. Resultados: A arte então, tem sido um instrumento através do qual a criança pode falar sobre o mundo que a atravessa e que é por ela atravessado. É na produção artística que o desejo contido, a palavra proibida, o medo trancafiado, a violência sofrida, vem tomando forma e dando ao indivíduo uma “voz”, onde antes só era permitido o silêncio. |
id |
UNSP_25412abffc0b41453dfc85da57ff72f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148415 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Fazendo arteIntrodução: O Projeto Aprender, Brincar, Crescer -ABC- foi idealizado pela Secretaria da Assistência Social de Assis-SP, afim de assistir crianças em situação considerada de risco social e pessoal, com o objetivo principal de impedir que estas permaneçam na rua no período oposto ao da escola. São atendidas cerca de cem crianças entre seis e doze anos de idade, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, pelo Projeto Fuja da Rua ou pelos próprios pais ou responsáveis. A elas são oferecidas oficinas de expressão, circo, street dance, teatro, capoeira, judô, música e reforço escolar. O projeto conta com profissionais e estagiários da área da saúde, psicologia, pedagogia, serviço social e educação física. A Oficina Fazendo Arte faz parte do conjunto de atividades expressivas desenvolvidas por estagiários do curso de Psicologia da Unesp/Assis. Objetivos: Este trabalho visa a construção de um espaço que possibilite a livre expressão da subjetividade destas crianças, por meio dos artifícios das artes plásticas (desenho, pintura, colagem, escultura, entre outros). Método: No processo de criação que se inicia com o simples manuseio do material e se estende até a constituição de um objeto artístico, e porque não, de uma obra de arte, a criança tem a oportunidade de lançar seu olhar sobre o mundo e apresentá-lo ao outro. Além disso, as atividades que acontecem em grupo instigam e apuram o convívio social. Esta vivência certamente polemiza questões como da cidadania e dos direitos humanos, possibilitando que estes temas sejam discutidos na prática, no momento mesmo em que se vive. Resultados: A arte então, tem sido um instrumento através do qual a criança pode falar sobre o mundo que a atravessa e que é por ela atravessado. É na produção artística que o desejo contido, a palavra proibida, o medo trancafiado, a violência sofrida, vem tomando forma e dando ao indivíduo uma “voz”, onde antes só era permitido o silêncio.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lauer, Paula Carvalho [UNESP]Mano, Milena da Silva [UNESP]Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]2017-01-18T18:11:39Z2017-01-18T18:11:39Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude62.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148415PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148415Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:53:57.582467Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fazendo arte |
title |
Fazendo arte |
spellingShingle |
Fazendo arte Lauer, Paula Carvalho [UNESP] |
title_short |
Fazendo arte |
title_full |
Fazendo arte |
title_fullStr |
Fazendo arte |
title_full_unstemmed |
Fazendo arte |
title_sort |
Fazendo arte |
author |
Lauer, Paula Carvalho [UNESP] |
author_facet |
Lauer, Paula Carvalho [UNESP] Mano, Milena da Silva [UNESP] Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Mano, Milena da Silva [UNESP] Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lauer, Paula Carvalho [UNESP] Mano, Milena da Silva [UNESP] Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP] |
description |
Introdução: O Projeto Aprender, Brincar, Crescer -ABC- foi idealizado pela Secretaria da Assistência Social de Assis-SP, afim de assistir crianças em situação considerada de risco social e pessoal, com o objetivo principal de impedir que estas permaneçam na rua no período oposto ao da escola. São atendidas cerca de cem crianças entre seis e doze anos de idade, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, pelo Projeto Fuja da Rua ou pelos próprios pais ou responsáveis. A elas são oferecidas oficinas de expressão, circo, street dance, teatro, capoeira, judô, música e reforço escolar. O projeto conta com profissionais e estagiários da área da saúde, psicologia, pedagogia, serviço social e educação física. A Oficina Fazendo Arte faz parte do conjunto de atividades expressivas desenvolvidas por estagiários do curso de Psicologia da Unesp/Assis. Objetivos: Este trabalho visa a construção de um espaço que possibilite a livre expressão da subjetividade destas crianças, por meio dos artifícios das artes plásticas (desenho, pintura, colagem, escultura, entre outros). Método: No processo de criação que se inicia com o simples manuseio do material e se estende até a constituição de um objeto artístico, e porque não, de uma obra de arte, a criança tem a oportunidade de lançar seu olhar sobre o mundo e apresentá-lo ao outro. Além disso, as atividades que acontecem em grupo instigam e apuram o convívio social. Esta vivência certamente polemiza questões como da cidadania e dos direitos humanos, possibilitando que estes temas sejam discutidos na prática, no momento mesmo em que se vive. Resultados: A arte então, tem sido um instrumento através do qual a criança pode falar sobre o mundo que a atravessa e que é por ela atravessado. É na produção artística que o desejo contido, a palavra proibida, o medo trancafiado, a violência sofrida, vem tomando forma e dando ao indivíduo uma “voz”, onde antes só era permitido o silêncio. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:11:39Z 2017-01-18T18:11:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude62.htm http://hdl.handle.net/11449/148415 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude62.htm http://hdl.handle.net/11449/148415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128432484122624 |