Fazendo arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauer, Paula Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Mano, Milena da Silva [UNESP], Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude62.htm
http://hdl.handle.net/11449/148415
Resumo: Introdução: O Projeto Aprender, Brincar, Crescer -ABC- foi idealizado pela Secretaria da Assistência Social de Assis-SP, afim de assistir crianças em situação considerada de risco social e pessoal, com o objetivo principal de impedir que estas permaneçam na rua no período oposto ao da escola. São atendidas cerca de cem crianças entre seis e doze anos de idade, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, pelo Projeto Fuja da Rua ou pelos próprios pais ou responsáveis. A elas são oferecidas oficinas de expressão, circo, street dance, teatro, capoeira, judô, música e reforço escolar. O projeto conta com profissionais e estagiários da área da saúde, psicologia, pedagogia, serviço social e educação física. A Oficina Fazendo Arte faz parte do conjunto de atividades expressivas desenvolvidas por estagiários do curso de Psicologia da Unesp/Assis. Objetivos: Este trabalho visa a construção de um espaço que possibilite a livre expressão da subjetividade destas crianças, por meio dos artifícios das artes plásticas (desenho, pintura, colagem, escultura, entre outros). Método: No processo de criação que se inicia com o simples manuseio do material e se estende até a constituição de um objeto artístico, e porque não, de uma obra de arte, a criança tem a oportunidade de lançar seu olhar sobre o mundo e apresentá-lo ao outro. Além disso, as atividades que acontecem em grupo instigam e apuram o convívio social. Esta vivência certamente polemiza questões como da cidadania e dos direitos humanos, possibilitando que estes temas sejam discutidos na prática, no momento mesmo em que se vive. Resultados: A arte então, tem sido um instrumento através do qual a criança pode falar sobre o mundo que a atravessa e que é por ela atravessado. É na produção artística que o desejo contido, a palavra proibida, o medo trancafiado, a violência sofrida, vem tomando forma e dando ao indivíduo uma “voz”, onde antes só era permitido o silêncio.
id UNSP_25412abffc0b41453dfc85da57ff72f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148415
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Fazendo arteIntrodução: O Projeto Aprender, Brincar, Crescer -ABC- foi idealizado pela Secretaria da Assistência Social de Assis-SP, afim de assistir crianças em situação considerada de risco social e pessoal, com o objetivo principal de impedir que estas permaneçam na rua no período oposto ao da escola. São atendidas cerca de cem crianças entre seis e doze anos de idade, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, pelo Projeto Fuja da Rua ou pelos próprios pais ou responsáveis. A elas são oferecidas oficinas de expressão, circo, street dance, teatro, capoeira, judô, música e reforço escolar. O projeto conta com profissionais e estagiários da área da saúde, psicologia, pedagogia, serviço social e educação física. A Oficina Fazendo Arte faz parte do conjunto de atividades expressivas desenvolvidas por estagiários do curso de Psicologia da Unesp/Assis. Objetivos: Este trabalho visa a construção de um espaço que possibilite a livre expressão da subjetividade destas crianças, por meio dos artifícios das artes plásticas (desenho, pintura, colagem, escultura, entre outros). Método: No processo de criação que se inicia com o simples manuseio do material e se estende até a constituição de um objeto artístico, e porque não, de uma obra de arte, a criança tem a oportunidade de lançar seu olhar sobre o mundo e apresentá-lo ao outro. Além disso, as atividades que acontecem em grupo instigam e apuram o convívio social. Esta vivência certamente polemiza questões como da cidadania e dos direitos humanos, possibilitando que estes temas sejam discutidos na prática, no momento mesmo em que se vive. Resultados: A arte então, tem sido um instrumento através do qual a criança pode falar sobre o mundo que a atravessa e que é por ela atravessado. É na produção artística que o desejo contido, a palavra proibida, o medo trancafiado, a violência sofrida, vem tomando forma e dando ao indivíduo uma “voz”, onde antes só era permitido o silêncio.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lauer, Paula Carvalho [UNESP]Mano, Milena da Silva [UNESP]Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]2017-01-18T18:11:39Z2017-01-18T18:11:39Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude62.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148415PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148415Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:53:57.582467Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fazendo arte
title Fazendo arte
spellingShingle Fazendo arte
Lauer, Paula Carvalho [UNESP]
title_short Fazendo arte
title_full Fazendo arte
title_fullStr Fazendo arte
title_full_unstemmed Fazendo arte
title_sort Fazendo arte
author Lauer, Paula Carvalho [UNESP]
author_facet Lauer, Paula Carvalho [UNESP]
Mano, Milena da Silva [UNESP]
Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]
author_role author
author2 Mano, Milena da Silva [UNESP]
Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lauer, Paula Carvalho [UNESP]
Mano, Milena da Silva [UNESP]
Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]
description Introdução: O Projeto Aprender, Brincar, Crescer -ABC- foi idealizado pela Secretaria da Assistência Social de Assis-SP, afim de assistir crianças em situação considerada de risco social e pessoal, com o objetivo principal de impedir que estas permaneçam na rua no período oposto ao da escola. São atendidas cerca de cem crianças entre seis e doze anos de idade, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, pelo Projeto Fuja da Rua ou pelos próprios pais ou responsáveis. A elas são oferecidas oficinas de expressão, circo, street dance, teatro, capoeira, judô, música e reforço escolar. O projeto conta com profissionais e estagiários da área da saúde, psicologia, pedagogia, serviço social e educação física. A Oficina Fazendo Arte faz parte do conjunto de atividades expressivas desenvolvidas por estagiários do curso de Psicologia da Unesp/Assis. Objetivos: Este trabalho visa a construção de um espaço que possibilite a livre expressão da subjetividade destas crianças, por meio dos artifícios das artes plásticas (desenho, pintura, colagem, escultura, entre outros). Método: No processo de criação que se inicia com o simples manuseio do material e se estende até a constituição de um objeto artístico, e porque não, de uma obra de arte, a criança tem a oportunidade de lançar seu olhar sobre o mundo e apresentá-lo ao outro. Além disso, as atividades que acontecem em grupo instigam e apuram o convívio social. Esta vivência certamente polemiza questões como da cidadania e dos direitos humanos, possibilitando que estes temas sejam discutidos na prática, no momento mesmo em que se vive. Resultados: A arte então, tem sido um instrumento através do qual a criança pode falar sobre o mundo que a atravessa e que é por ela atravessado. É na produção artística que o desejo contido, a palavra proibida, o medo trancafiado, a violência sofrida, vem tomando forma e dando ao indivíduo uma “voz”, onde antes só era permitido o silêncio.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:11:39Z
2017-01-18T18:11:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude62.htm
http://hdl.handle.net/11449/148415
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude62.htm
http://hdl.handle.net/11449/148415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128432484122624