A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ellen Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/87491
Resumo: Um grande número de atividades manuais exige do executante um perfeito acoplamento nos movimentos das duas mãos como, por exemplo, ao tocar piano e outros instrumentos. Além disso, algumas ações só são consideradas perfeitas quando as duas mãos se movem em um exato momento, o que é o caso dos movimentos da ginástica rítmica desportiva. Neste contexto, uma questão que surge, então, é se existiria uma tendência desenvolvimental em prestar atenção em uma das mãos e não na outra com o objetivo de manter as mãos temporalmente acopladas. Este estudo foi projetado com a finalidade de verificar se o direcionamento da atenção para uma ou outra mão interfere da mesma forma nos movimentos bimanuais de crianças com preferência manual direita e crianças com preferência manual esquerda e, ainda, se a atenção interfere igualmente nos movimentos bimanuais de crianças mais novas quando comparadas às mais velhas. Participaram do estudo 44 crianças, sendo 22 destras e 22 canhotas (preferência manual identificada através do inventário adaptado de Edinburgh). O desempenho de dois grupos contendo 22 crianças cada foi analisado, sendo um com crianças com idade entre 5 a 8 anos (que freqüentava o pré e o primeiro ano) e outro com crianças de 9 a 12 anos de idade (que freqüentava o terceiro e quarto ano de escolarização). A tarefa executada foi o Reciprocal Tapping utilizada por Fitts e realizada de forma bimanual, no padrão em fase, em dois Índices de dificuldade (ID=2 bits/s, ID=3 bits/s). As crianças executaram três blocos de sete tentativas, sendo que cada tentativa durava 15 segundos. No primeiro bloco de tentativas nenhuma instrução foi dada em relação ao local onde as crianças deveriam dirigir a atenção e seus resultados foram considerados de controle para o efeito da atenção na coordenação bimanual de crianças... .
id UNSP_2560e7e523b10d6c7aa587dbe42c8e74
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/87491
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de criançasCapacidade motoraUm grande número de atividades manuais exige do executante um perfeito acoplamento nos movimentos das duas mãos como, por exemplo, ao tocar piano e outros instrumentos. Além disso, algumas ações só são consideradas perfeitas quando as duas mãos se movem em um exato momento, o que é o caso dos movimentos da ginástica rítmica desportiva. Neste contexto, uma questão que surge, então, é se existiria uma tendência desenvolvimental em prestar atenção em uma das mãos e não na outra com o objetivo de manter as mãos temporalmente acopladas. Este estudo foi projetado com a finalidade de verificar se o direcionamento da atenção para uma ou outra mão interfere da mesma forma nos movimentos bimanuais de crianças com preferência manual direita e crianças com preferência manual esquerda e, ainda, se a atenção interfere igualmente nos movimentos bimanuais de crianças mais novas quando comparadas às mais velhas. Participaram do estudo 44 crianças, sendo 22 destras e 22 canhotas (preferência manual identificada através do inventário adaptado de Edinburgh). O desempenho de dois grupos contendo 22 crianças cada foi analisado, sendo um com crianças com idade entre 5 a 8 anos (que freqüentava o pré e o primeiro ano) e outro com crianças de 9 a 12 anos de idade (que freqüentava o terceiro e quarto ano de escolarização). A tarefa executada foi o Reciprocal Tapping utilizada por Fitts e realizada de forma bimanual, no padrão em fase, em dois Índices de dificuldade (ID=2 bits/s, ID=3 bits/s). As crianças executaram três blocos de sete tentativas, sendo que cada tentativa durava 15 segundos. No primeiro bloco de tentativas nenhuma instrução foi dada em relação ao local onde as crianças deveriam dirigir a atenção e seus resultados foram considerados de controle para o efeito da atenção na coordenação bimanual de crianças... .Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pellegrini, Ana Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Ellen Cristina [UNESP]2014-06-11T19:22:54Z2014-06-11T19:22:54Z2003-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisv, 108 f. : il.application/pdfANDRADE, Ellen Cristina. A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças. 2003. v, 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2003.http://hdl.handle.net/11449/87491000192675andrade_ec_me_rcla.pdf33004137062P02344252829933402Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-17T06:15:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/87491Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:59:31.277712Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças
title A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças
spellingShingle A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças
Andrade, Ellen Cristina [UNESP]
Capacidade motora
title_short A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças
title_full A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças
title_fullStr A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças
title_full_unstemmed A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças
title_sort A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças
author Andrade, Ellen Cristina [UNESP]
author_facet Andrade, Ellen Cristina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pellegrini, Ana Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ellen Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade motora
topic Capacidade motora
description Um grande número de atividades manuais exige do executante um perfeito acoplamento nos movimentos das duas mãos como, por exemplo, ao tocar piano e outros instrumentos. Além disso, algumas ações só são consideradas perfeitas quando as duas mãos se movem em um exato momento, o que é o caso dos movimentos da ginástica rítmica desportiva. Neste contexto, uma questão que surge, então, é se existiria uma tendência desenvolvimental em prestar atenção em uma das mãos e não na outra com o objetivo de manter as mãos temporalmente acopladas. Este estudo foi projetado com a finalidade de verificar se o direcionamento da atenção para uma ou outra mão interfere da mesma forma nos movimentos bimanuais de crianças com preferência manual direita e crianças com preferência manual esquerda e, ainda, se a atenção interfere igualmente nos movimentos bimanuais de crianças mais novas quando comparadas às mais velhas. Participaram do estudo 44 crianças, sendo 22 destras e 22 canhotas (preferência manual identificada através do inventário adaptado de Edinburgh). O desempenho de dois grupos contendo 22 crianças cada foi analisado, sendo um com crianças com idade entre 5 a 8 anos (que freqüentava o pré e o primeiro ano) e outro com crianças de 9 a 12 anos de idade (que freqüentava o terceiro e quarto ano de escolarização). A tarefa executada foi o Reciprocal Tapping utilizada por Fitts e realizada de forma bimanual, no padrão em fase, em dois Índices de dificuldade (ID=2 bits/s, ID=3 bits/s). As crianças executaram três blocos de sete tentativas, sendo que cada tentativa durava 15 segundos. No primeiro bloco de tentativas nenhuma instrução foi dada em relação ao local onde as crianças deveriam dirigir a atenção e seus resultados foram considerados de controle para o efeito da atenção na coordenação bimanual de crianças... .
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-15
2014-06-11T19:22:54Z
2014-06-11T19:22:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Ellen Cristina. A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças. 2003. v, 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/87491
000192675
andrade_ec_me_rcla.pdf
33004137062P0
2344252829933402
identifier_str_mv ANDRADE, Ellen Cristina. A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças. 2003. v, 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2003.
000192675
andrade_ec_me_rcla.pdf
33004137062P0
2344252829933402
url http://hdl.handle.net/11449/87491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv v, 108 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128882535038976