A Influência da atenção dirigida na coordenação bimanual de crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/87491 |
Resumo: | Um grande número de atividades manuais exige do executante um perfeito acoplamento nos movimentos das duas mãos como, por exemplo, ao tocar piano e outros instrumentos. Além disso, algumas ações só são consideradas perfeitas quando as duas mãos se movem em um exato momento, o que é o caso dos movimentos da ginástica rítmica desportiva. Neste contexto, uma questão que surge, então, é se existiria uma tendência desenvolvimental em prestar atenção em uma das mãos e não na outra com o objetivo de manter as mãos temporalmente acopladas. Este estudo foi projetado com a finalidade de verificar se o direcionamento da atenção para uma ou outra mão interfere da mesma forma nos movimentos bimanuais de crianças com preferência manual direita e crianças com preferência manual esquerda e, ainda, se a atenção interfere igualmente nos movimentos bimanuais de crianças mais novas quando comparadas às mais velhas. Participaram do estudo 44 crianças, sendo 22 destras e 22 canhotas (preferência manual identificada através do inventário adaptado de Edinburgh). O desempenho de dois grupos contendo 22 crianças cada foi analisado, sendo um com crianças com idade entre 5 a 8 anos (que freqüentava o pré e o primeiro ano) e outro com crianças de 9 a 12 anos de idade (que freqüentava o terceiro e quarto ano de escolarização). A tarefa executada foi o Reciprocal Tapping utilizada por Fitts e realizada de forma bimanual, no padrão em fase, em dois Índices de dificuldade (ID=2 bits/s, ID=3 bits/s). As crianças executaram três blocos de sete tentativas, sendo que cada tentativa durava 15 segundos. No primeiro bloco de tentativas nenhuma instrução foi dada em relação ao local onde as crianças deveriam dirigir a atenção e seus resultados foram considerados de controle para o efeito da atenção na coordenação bimanual de crianças... . |
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