Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244189 |
Resumo: | O turismo religioso é responsável por movimentar milhões de pessoas a viajarem anualmente a destinos turísticos em busca de experiências espirituais, culturais e pessoais, além disso, este segmento tem crescido significativamente no mundo todo, segundo a Organização Mundial do Turismo (2019), as práticas desse segmento são consideradas uma das mais antigas e importantes do setor turístico. Dentre os destinos que proporcionam experiências sobre o turismo religioso no Brasil, o município de Aparecida, localizado no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, é um dos principais destinos deste segmento, tendo o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como o ponto central de peregrinação dos fiéis, onde recebe anualmente, aproximadamente 12 milhões de visitantes de acordo com o Ministério do Turismo (2021). Além disso, a Secretaria de Turismo do local afirma que as atividades turísticas representam certa de 70% da economia do município, gerando empregos e renda. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor de turismo no município de Aparecida, identificando possíveis motivações, comportamentos e perspectivas. A coleta e análise dos dados pautou-se em análise documental e dados de pesquisa de campo complementar, por meio de questionários aplicados em turistas, totalizando 319 amostras. Os resultados apontam que os turistas tendem a visitar o local principalmente por motivos religiosos, mas também há outras motivações de visitação, além disso, observou-se que os turistas satisfeitos tendem a retornar ao local em breve e recomendar o destino a outros turistas. Portanto, estudar e compreender o comportamento de consumo dos turistas e suas motivações, são fundamentais para atingir a satisfação dos mesmos. |
id |
UNSP_25f47f2854894aaac83a992b58ec7eeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244189 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitanteReligious tourism in Aparecida (SP): a study of visitor attitudes and behaviorTurismo religiosoComportamento do consumidorAparecidaAparecida (SP)Religious tourismConsumer behaviorO turismo religioso é responsável por movimentar milhões de pessoas a viajarem anualmente a destinos turísticos em busca de experiências espirituais, culturais e pessoais, além disso, este segmento tem crescido significativamente no mundo todo, segundo a Organização Mundial do Turismo (2019), as práticas desse segmento são consideradas uma das mais antigas e importantes do setor turístico. Dentre os destinos que proporcionam experiências sobre o turismo religioso no Brasil, o município de Aparecida, localizado no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, é um dos principais destinos deste segmento, tendo o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como o ponto central de peregrinação dos fiéis, onde recebe anualmente, aproximadamente 12 milhões de visitantes de acordo com o Ministério do Turismo (2021). Além disso, a Secretaria de Turismo do local afirma que as atividades turísticas representam certa de 70% da economia do município, gerando empregos e renda. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor de turismo no município de Aparecida, identificando possíveis motivações, comportamentos e perspectivas. A coleta e análise dos dados pautou-se em análise documental e dados de pesquisa de campo complementar, por meio de questionários aplicados em turistas, totalizando 319 amostras. Os resultados apontam que os turistas tendem a visitar o local principalmente por motivos religiosos, mas também há outras motivações de visitação, além disso, observou-se que os turistas satisfeitos tendem a retornar ao local em breve e recomendar o destino a outros turistas. Portanto, estudar e compreender o comportamento de consumo dos turistas e suas motivações, são fundamentais para atingir a satisfação dos mesmos.Religious tourism is responsible for attracting millions of people to travel annually to tourist destinations in search of spiritual, cultural, and personal experiences. Additionally, this segment has been growing significantly worldwide. According to the World Tourism Organization (2019), the practices of this segment are considered one of the oldest and most important in the tourism industry. Among the destinations that provide experiences related to religious tourism in Brazil, the city of Aparecida, located in Vale do Paraíba, state of São Paulo, is one of the main destinations in this segment. The National Shrine of Our Lady of Aparecida serves as the central point of pilgrimage for the faithful, receiving approximately 12 million visitors annually, according to the Ministry of Tourism (2021). Moreover, the local Tourism Department states that tourism activities represent about 70% of the municipality's economy, generating jobs and income. Thus, this study aims to analyze the consumer behavior of tourism in the city of Aparecida, identifying possible motivations, behaviors, and perspectives. Data collection and analysis were based on documentary analysis and complementary field research data, through questionnaires applied to tourists, totaling 319 samples. The results indicate that tourists tend to visit the location mainly for religious reasons, but there are also other motivations for visitation. Furthermore, it was observed that satisfied tourists tend to return to the location soon and recommend the destination to other tourists. Therefore, studying and understanding the consumer behavior of tourists and their motivations are essential to achieve their satisfaction.Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe UNESP)PIBIC: 04/2022-7075Universidade Estadual Paulista (Unesp)Violin, Fábio Luciano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Juliana Sargentelli2023-06-26T13:50:41Z2023-06-26T13:50:41Z2023-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-01T06:18:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244189Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:50:43.892533Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante Religious tourism in Aparecida (SP): a study of visitor attitudes and behavior |
title |
Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante |
spellingShingle |
Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante Martins, Juliana Sargentelli Turismo religioso Comportamento do consumidor Aparecida Aparecida (SP) Religious tourism Consumer behavior |
title_short |
Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante |
title_full |
Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante |
title_fullStr |
Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante |
title_full_unstemmed |
Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante |
title_sort |
Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante |
author |
Martins, Juliana Sargentelli |
author_facet |
Martins, Juliana Sargentelli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Violin, Fábio Luciano [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Juliana Sargentelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo religioso Comportamento do consumidor Aparecida Aparecida (SP) Religious tourism Consumer behavior |
topic |
Turismo religioso Comportamento do consumidor Aparecida Aparecida (SP) Religious tourism Consumer behavior |
description |
O turismo religioso é responsável por movimentar milhões de pessoas a viajarem anualmente a destinos turísticos em busca de experiências espirituais, culturais e pessoais, além disso, este segmento tem crescido significativamente no mundo todo, segundo a Organização Mundial do Turismo (2019), as práticas desse segmento são consideradas uma das mais antigas e importantes do setor turístico. Dentre os destinos que proporcionam experiências sobre o turismo religioso no Brasil, o município de Aparecida, localizado no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, é um dos principais destinos deste segmento, tendo o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como o ponto central de peregrinação dos fiéis, onde recebe anualmente, aproximadamente 12 milhões de visitantes de acordo com o Ministério do Turismo (2021). Além disso, a Secretaria de Turismo do local afirma que as atividades turísticas representam certa de 70% da economia do município, gerando empregos e renda. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor de turismo no município de Aparecida, identificando possíveis motivações, comportamentos e perspectivas. A coleta e análise dos dados pautou-se em análise documental e dados de pesquisa de campo complementar, por meio de questionários aplicados em turistas, totalizando 319 amostras. Os resultados apontam que os turistas tendem a visitar o local principalmente por motivos religiosos, mas também há outras motivações de visitação, além disso, observou-se que os turistas satisfeitos tendem a retornar ao local em breve e recomendar o destino a outros turistas. Portanto, estudar e compreender o comportamento de consumo dos turistas e suas motivações, são fundamentais para atingir a satisfação dos mesmos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-26T13:50:41Z 2023-06-26T13:50:41Z 2023-06-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244189 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129365850980352 |