Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Juliana Sargentelli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244189
Resumo: O turismo religioso é responsável por movimentar milhões de pessoas a viajarem anualmente a destinos turísticos em busca de experiências espirituais, culturais e pessoais, além disso, este segmento tem crescido significativamente no mundo todo, segundo a Organização Mundial do Turismo (2019), as práticas desse segmento são consideradas uma das mais antigas e importantes do setor turístico. Dentre os destinos que proporcionam experiências sobre o turismo religioso no Brasil, o município de Aparecida, localizado no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, é um dos principais destinos deste segmento, tendo o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como o ponto central de peregrinação dos fiéis, onde recebe anualmente, aproximadamente 12 milhões de visitantes de acordo com o Ministério do Turismo (2021). Além disso, a Secretaria de Turismo do local afirma que as atividades turísticas representam certa de 70% da economia do município, gerando empregos e renda. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor de turismo no município de Aparecida, identificando possíveis motivações, comportamentos e perspectivas. A coleta e análise dos dados pautou-se em análise documental e dados de pesquisa de campo complementar, por meio de questionários aplicados em turistas, totalizando 319 amostras. Os resultados apontam que os turistas tendem a visitar o local principalmente por motivos religiosos, mas também há outras motivações de visitação, além disso, observou-se que os turistas satisfeitos tendem a retornar ao local em breve e recomendar o destino a outros turistas. Portanto, estudar e compreender o comportamento de consumo dos turistas e suas motivações, são fundamentais para atingir a satisfação dos mesmos.
id UNSP_25f47f2854894aaac83a992b58ec7eeb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244189
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitanteReligious tourism in Aparecida (SP): a study of visitor attitudes and behaviorTurismo religiosoComportamento do consumidorAparecidaAparecida (SP)Religious tourismConsumer behaviorO turismo religioso é responsável por movimentar milhões de pessoas a viajarem anualmente a destinos turísticos em busca de experiências espirituais, culturais e pessoais, além disso, este segmento tem crescido significativamente no mundo todo, segundo a Organização Mundial do Turismo (2019), as práticas desse segmento são consideradas uma das mais antigas e importantes do setor turístico. Dentre os destinos que proporcionam experiências sobre o turismo religioso no Brasil, o município de Aparecida, localizado no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, é um dos principais destinos deste segmento, tendo o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como o ponto central de peregrinação dos fiéis, onde recebe anualmente, aproximadamente 12 milhões de visitantes de acordo com o Ministério do Turismo (2021). Além disso, a Secretaria de Turismo do local afirma que as atividades turísticas representam certa de 70% da economia do município, gerando empregos e renda. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor de turismo no município de Aparecida, identificando possíveis motivações, comportamentos e perspectivas. A coleta e análise dos dados pautou-se em análise documental e dados de pesquisa de campo complementar, por meio de questionários aplicados em turistas, totalizando 319 amostras. Os resultados apontam que os turistas tendem a visitar o local principalmente por motivos religiosos, mas também há outras motivações de visitação, além disso, observou-se que os turistas satisfeitos tendem a retornar ao local em breve e recomendar o destino a outros turistas. Portanto, estudar e compreender o comportamento de consumo dos turistas e suas motivações, são fundamentais para atingir a satisfação dos mesmos.Religious tourism is responsible for attracting millions of people to travel annually to tourist destinations in search of spiritual, cultural, and personal experiences. Additionally, this segment has been growing significantly worldwide. According to the World Tourism Organization (2019), the practices of this segment are considered one of the oldest and most important in the tourism industry. Among the destinations that provide experiences related to religious tourism in Brazil, the city of Aparecida, located in Vale do Paraíba, state of São Paulo, is one of the main destinations in this segment. The National Shrine of Our Lady of Aparecida serves as the central point of pilgrimage for the faithful, receiving approximately 12 million visitors annually, according to the Ministry of Tourism (2021). Moreover, the local Tourism Department states that tourism activities represent about 70% of the municipality's economy, generating jobs and income. Thus, this study aims to analyze the consumer behavior of tourism in the city of Aparecida, identifying possible motivations, behaviors, and perspectives. Data collection and analysis were based on documentary analysis and complementary field research data, through questionnaires applied to tourists, totaling 319 samples. The results indicate that tourists tend to visit the location mainly for religious reasons, but there are also other motivations for visitation. Furthermore, it was observed that satisfied tourists tend to return to the location soon and recommend the destination to other tourists. Therefore, studying and understanding the consumer behavior of tourists and their motivations are essential to achieve their satisfaction.Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe UNESP)PIBIC: 04/2022-7075Universidade Estadual Paulista (Unesp)Violin, Fábio Luciano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Juliana Sargentelli2023-06-26T13:50:41Z2023-06-26T13:50:41Z2023-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-01T06:18:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244189Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:50:43.892533Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante
Religious tourism in Aparecida (SP): a study of visitor attitudes and behavior
title Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante
spellingShingle Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante
Martins, Juliana Sargentelli
Turismo religioso
Comportamento do consumidor
Aparecida
Aparecida (SP)
Religious tourism
Consumer behavior
title_short Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante
title_full Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante
title_fullStr Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante
title_full_unstemmed Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante
title_sort Turismo religioso em Aparecida (SP): um estudo de atitudes e comportamento do visitante
author Martins, Juliana Sargentelli
author_facet Martins, Juliana Sargentelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Violin, Fábio Luciano [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Juliana Sargentelli
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo religioso
Comportamento do consumidor
Aparecida
Aparecida (SP)
Religious tourism
Consumer behavior
topic Turismo religioso
Comportamento do consumidor
Aparecida
Aparecida (SP)
Religious tourism
Consumer behavior
description O turismo religioso é responsável por movimentar milhões de pessoas a viajarem anualmente a destinos turísticos em busca de experiências espirituais, culturais e pessoais, além disso, este segmento tem crescido significativamente no mundo todo, segundo a Organização Mundial do Turismo (2019), as práticas desse segmento são consideradas uma das mais antigas e importantes do setor turístico. Dentre os destinos que proporcionam experiências sobre o turismo religioso no Brasil, o município de Aparecida, localizado no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, é um dos principais destinos deste segmento, tendo o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como o ponto central de peregrinação dos fiéis, onde recebe anualmente, aproximadamente 12 milhões de visitantes de acordo com o Ministério do Turismo (2021). Além disso, a Secretaria de Turismo do local afirma que as atividades turísticas representam certa de 70% da economia do município, gerando empregos e renda. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor de turismo no município de Aparecida, identificando possíveis motivações, comportamentos e perspectivas. A coleta e análise dos dados pautou-se em análise documental e dados de pesquisa de campo complementar, por meio de questionários aplicados em turistas, totalizando 319 amostras. Os resultados apontam que os turistas tendem a visitar o local principalmente por motivos religiosos, mas também há outras motivações de visitação, além disso, observou-se que os turistas satisfeitos tendem a retornar ao local em breve e recomendar o destino a outros turistas. Portanto, estudar e compreender o comportamento de consumo dos turistas e suas motivações, são fundamentais para atingir a satisfação dos mesmos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-26T13:50:41Z
2023-06-26T13:50:41Z
2023-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244189
url http://hdl.handle.net/11449/244189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129365850980352