Socioeducação: análise crítica e pressupostos teóricos para a formação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Priscila Carla [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235306
Resumo: O termo socioeducação destina-se, no Brasil, ao trabalho realizado com adolescentes que cometeram atos infracionais. Entretanto, embora presentes nos documentos oficiais não há uma definição consistente e teórica sobre o termo “socioeducativo”. Os poucos estudos realizados demonstram que não há uma precisão teórica sobre o conceito de socioeducação, o que traz consequências no trabalho desenvolvido por profissionais que atuam diretamente com esses adolescentes. Assim, amparado nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, esta tese tem por objetivo realizar a análise crítica sobre o conceito de socioeducação e seus pressupostos teóricos e dialeticamente apontar para uma atividade socioeducativa que tenha como foco a emancipação humana. O foco do trabalho é compreender a socioeducação no âmbito das políticas de atendimento ao adolescente autor de ato infracional e superar criticamente o conceito de socioeducação constante nos documentos oficiais a partir de um fundamento materialista histórico-dialético. O trabalho é constituído por uma ampla revisão bibliográfica a partir de um resgate histórico sobre a criminalização da pobreza, políticas públicas destinadas aos adolescentes autores de atos infracionais e o entendimento do conceito de socioeducação dentro da política pública. Além disso, o trabalho conta com uma detalhada análise crítica dos documentos oficiais que versam sobre medidas socioeducativas, a partir da construção de quatros núcleos de significação, quais sejam: 1) Adolescente autor de ato infracional como sujeito de direitos; 2) Entre a Sanção e a Educação: caráter dual da medida socioeducativa; 3) Socioeducação: modelo teórico-metodológico híbrido pautado em diferentes teorias pedagógicas; 4) Socioeducar para quê? Emancipação humana versus adequação à sociedade neoliberal. Constata-se, assim, que a socioeducação dos documentos oficiais é deliberadamente para manutenção da ordem vigente e do lugar social do adolescente autor de ato infracional na categoria do explorado e marginalizado. O foco não está na formação humana, mas sim no controle destes adolescentes, tendo como objetivo principal, na verdade, a defesa da propriedade privada. A partir dos resultados obtidos, defende-se nesta tese que a proposta de uma práxis socioeducativa tem de ter como pressuposto uma atividade que crie processos de desalienação e humanização a partir de algumas brechas do modo de produção capitalista. O motivo da atividade deve ser o gênero humano na sua totalidade histórica e a superação das relações desumanizantes características de uma sociedade de classes. Isso, porém, só poderá acontecer não como uma possibilidade individual, mas pela conquista do desenvolvimento do gênero humano nas suas máximas potencialidades. Assim, propõe-se, então, como síntese a elaboração de alguns pressupostos e fundamentos teórico-metodológicos para construção de uma práxis socioeducativa a partir da formação de valores morais que visem contribuir para uma nova sociabilidade pela via da emancipação humana.
id UNSP_2625b4a578d5d93ef592990e8465f445
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235306
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Socioeducação: análise crítica e pressupostos teóricos para a formação humanaSocio-education: critical analysis and theoretical assumptions for human educationSocioeducaçãoMedida socioeducativaMaterialismo histórico-dialéticoDesenvolvimento humanoEmancipação humanaTeoria histórico-culturalJuventudesSocio-educationSocio-educational measuresDialectical historical materialismSelf developmentSelf emancipationCultural-historical theoryYouthsO termo socioeducação destina-se, no Brasil, ao trabalho realizado com adolescentes que cometeram atos infracionais. Entretanto, embora presentes nos documentos oficiais não há uma definição consistente e teórica sobre o termo “socioeducativo”. Os poucos estudos realizados demonstram que não há uma precisão teórica sobre o conceito de socioeducação, o que traz consequências no trabalho desenvolvido por profissionais que atuam diretamente com esses adolescentes. Assim, amparado nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, esta tese tem por objetivo realizar a análise crítica sobre o conceito de socioeducação e seus pressupostos teóricos e dialeticamente apontar para uma atividade socioeducativa que tenha como foco a emancipação humana. O foco do trabalho é compreender a socioeducação no âmbito das políticas de atendimento ao adolescente autor de ato infracional e superar criticamente o conceito de socioeducação constante nos documentos oficiais a partir de um fundamento materialista histórico-dialético. O trabalho é constituído por uma ampla revisão bibliográfica a partir de um resgate histórico sobre a criminalização da pobreza, políticas públicas destinadas aos adolescentes autores de atos infracionais e o entendimento do conceito de socioeducação dentro da política pública. Além disso, o trabalho conta com uma detalhada análise crítica dos documentos oficiais que versam sobre medidas socioeducativas, a partir da construção de quatros núcleos de significação, quais sejam: 1) Adolescente autor de ato infracional como sujeito de direitos; 2) Entre a Sanção e a Educação: caráter dual da medida socioeducativa; 3) Socioeducação: modelo teórico-metodológico híbrido pautado em diferentes teorias pedagógicas; 4) Socioeducar para quê? Emancipação humana versus adequação à sociedade neoliberal. Constata-se, assim, que a socioeducação dos documentos oficiais é deliberadamente para manutenção da ordem vigente e do lugar social do adolescente autor de ato infracional na categoria do explorado e marginalizado. O foco não está na formação humana, mas sim no controle destes adolescentes, tendo como objetivo principal, na verdade, a defesa da propriedade privada. A partir dos resultados obtidos, defende-se nesta tese que a proposta de uma práxis socioeducativa tem de ter como pressuposto uma atividade que crie processos de desalienação e humanização a partir de algumas brechas do modo de produção capitalista. O motivo da atividade deve ser o gênero humano na sua totalidade histórica e a superação das relações desumanizantes características de uma sociedade de classes. Isso, porém, só poderá acontecer não como uma possibilidade individual, mas pela conquista do desenvolvimento do gênero humano nas suas máximas potencialidades. Assim, propõe-se, então, como síntese a elaboração de alguns pressupostos e fundamentos teórico-metodológicos para construção de uma práxis socioeducativa a partir da formação de valores morais que visem contribuir para uma nova sociabilidade pela via da emancipação humana.The term socio-education is intended, in Brazil, for work carried out with adolescents who have committed delinquency episodes. However, although present in official documents, there is no consistent and theoretical definition of the term “socio-educational”. The few studies carried out demonstrate that there is no theoretical precision on the concept of socio-education, which has consequences in the work developed by professionals who work directly with these adolescents. Thus, supported by the theoretical-methodological assumptions of dialectical historical materialism, this thesis aims to carry out a critical analysis of the concept of socio-education and its theoretical assumptions and dialectically point to a socio-educational activity that focuses on human emancipation. The focus of the work is to understand socio-education within the scope of care policies for adolescent who have committed delinquency episodes and to critically overcome the concept of socio-education contained in official documents from a dialectical historical materialist foundation. The work consists of a broad bibliographic review based on a historical review of the criminalization of poverty, public policies directed to adolescents who commit delinquency episodes and the understanding of the concept of socio-education within public policy. In addition, the work has a detailed critical analysis of official documents that deal with socio-educational measures, based on the construction of four meaning cores, namely: 1) Adolescent who committed a delinquency episode as a subject of rights; 2) Between Sanction and Education: dual character of the socio-educational measures; 3) Socio-education: hybrid theoretical-methodological model based on different pedagogical theories; 4) Socio-education for what? Self emancipation versus adaptation to neoliberal society. It appears, therefore, that the socio-education of official documents is deliberately aimed at maintaining the current order and the social place of the adolescent who commits a delinquency episode in the category of the exploited and marginalized. The focus is not on self development, but on the control of these adolescents, having as main objective, in fact, the defense of private property. Based on the results obtained, the thesis defends that the proposal of a socio-educational praxis must have as a presupposition an activity that creates processes of de-alienation and self emancipation from some gaps in the capitalist mode of production. The motive of the activity must be the human being in its historical totality and the overcoming of the dehumanizing relations characteristic of a society of classes. This, however, can only happen not as an individual possibility, but through the achievement of the development of the human society in its maximum potentialities. Thus, it is proposed the elaboration of some assumptions and theoretical-methodological foundations for the construction of a socio-educational praxis from the formation of moral values ​​that aim to contribute to a new sociability through human emancipation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardoso, Priscila Carla [UNESP]2022-06-23T18:48:36Z2022-06-23T18:48:36Z2022-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23530633004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-12T06:05:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235306Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:40:59.243328Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Socioeducação: análise crítica e pressupostos teóricos para a formação humana
Socio-education: critical analysis and theoretical assumptions for human education
title Socioeducação: análise crítica e pressupostos teóricos para a formação humana
spellingShingle Socioeducação: análise crítica e pressupostos teóricos para a formação humana
Cardoso, Priscila Carla [UNESP]
Socioeducação
Medida socioeducativa
Materialismo histórico-dialético
Desenvolvimento humano
Emancipação humana
Teoria histórico-cultural
Juventudes
Socio-education
Socio-educational measures
Dialectical historical materialism
Self development
Self emancipation
Cultural-historical theory
Youths
title_short Socioeducação: análise crítica e pressupostos teóricos para a formação humana
title_full Socioeducação: análise crítica e pressupostos teóricos para a formação humana
title_fullStr Socioeducação: análise crítica e pressupostos teóricos para a formação humana
title_full_unstemmed Socioeducação: análise crítica e pressupostos teóricos para a formação humana
title_sort Socioeducação: análise crítica e pressupostos teóricos para a formação humana
author Cardoso, Priscila Carla [UNESP]
author_facet Cardoso, Priscila Carla [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Débora Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Priscila Carla [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Socioeducação
Medida socioeducativa
Materialismo histórico-dialético
Desenvolvimento humano
Emancipação humana
Teoria histórico-cultural
Juventudes
Socio-education
Socio-educational measures
Dialectical historical materialism
Self development
Self emancipation
Cultural-historical theory
Youths
topic Socioeducação
Medida socioeducativa
Materialismo histórico-dialético
Desenvolvimento humano
Emancipação humana
Teoria histórico-cultural
Juventudes
Socio-education
Socio-educational measures
Dialectical historical materialism
Self development
Self emancipation
Cultural-historical theory
Youths
description O termo socioeducação destina-se, no Brasil, ao trabalho realizado com adolescentes que cometeram atos infracionais. Entretanto, embora presentes nos documentos oficiais não há uma definição consistente e teórica sobre o termo “socioeducativo”. Os poucos estudos realizados demonstram que não há uma precisão teórica sobre o conceito de socioeducação, o que traz consequências no trabalho desenvolvido por profissionais que atuam diretamente com esses adolescentes. Assim, amparado nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, esta tese tem por objetivo realizar a análise crítica sobre o conceito de socioeducação e seus pressupostos teóricos e dialeticamente apontar para uma atividade socioeducativa que tenha como foco a emancipação humana. O foco do trabalho é compreender a socioeducação no âmbito das políticas de atendimento ao adolescente autor de ato infracional e superar criticamente o conceito de socioeducação constante nos documentos oficiais a partir de um fundamento materialista histórico-dialético. O trabalho é constituído por uma ampla revisão bibliográfica a partir de um resgate histórico sobre a criminalização da pobreza, políticas públicas destinadas aos adolescentes autores de atos infracionais e o entendimento do conceito de socioeducação dentro da política pública. Além disso, o trabalho conta com uma detalhada análise crítica dos documentos oficiais que versam sobre medidas socioeducativas, a partir da construção de quatros núcleos de significação, quais sejam: 1) Adolescente autor de ato infracional como sujeito de direitos; 2) Entre a Sanção e a Educação: caráter dual da medida socioeducativa; 3) Socioeducação: modelo teórico-metodológico híbrido pautado em diferentes teorias pedagógicas; 4) Socioeducar para quê? Emancipação humana versus adequação à sociedade neoliberal. Constata-se, assim, que a socioeducação dos documentos oficiais é deliberadamente para manutenção da ordem vigente e do lugar social do adolescente autor de ato infracional na categoria do explorado e marginalizado. O foco não está na formação humana, mas sim no controle destes adolescentes, tendo como objetivo principal, na verdade, a defesa da propriedade privada. A partir dos resultados obtidos, defende-se nesta tese que a proposta de uma práxis socioeducativa tem de ter como pressuposto uma atividade que crie processos de desalienação e humanização a partir de algumas brechas do modo de produção capitalista. O motivo da atividade deve ser o gênero humano na sua totalidade histórica e a superação das relações desumanizantes características de uma sociedade de classes. Isso, porém, só poderá acontecer não como uma possibilidade individual, mas pela conquista do desenvolvimento do gênero humano nas suas máximas potencialidades. Assim, propõe-se, então, como síntese a elaboração de alguns pressupostos e fundamentos teórico-metodológicos para construção de uma práxis socioeducativa a partir da formação de valores morais que visem contribuir para uma nova sociabilidade pela via da emancipação humana.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23T18:48:36Z
2022-06-23T18:48:36Z
2022-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235306
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/235306
identifier_str_mv 33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128399740239872