Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eidt, Nádia Mara [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Tuleski, Silvana Calvo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100007
http://hdl.handle.net/11449/6367
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem sido evocado como justificativa corrente para o fracasso escolar de um número expressivo de crianças, atribuindo-se a elas a responsabilidade por não aprender e isentando de análise a escola e a sociedade nas quais estão inseridas. A situação se torna mais alarmante uma vez que a literatura a respeito aponta dificuldades no diagnóstico e na intervenção sobre esse tipo de transtorno, devidas à falta de clareza sobre o que é esse quadro clínico e em razão da não existência de estudos consistentes acerca das consequências futuras do uso de estimulantes nas crianças. Para discutir essas questões, a primeira parte do artigo apresenta a concepção hegemônica desse tipo de transtorno e sua compreensão do psiquismo infantil. A segunda parte aborda a maneira como a psicologia histórico-cultural analisa o desenvolvimento da atenção e o controle voluntário do comportamento humano, redimensionando a compreensão sobre o transtorno. Finalmente, são feitas algumas reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem em crianças com desenvolvimento parcial das funções psicológicas superiores e do papel da psicologia e da pedagogia na compreensão do fenômeno para que sirvam de subsídio a medidas práticas em relação ao problema.
id UNSP_262b8b4a49f0ffa7e84a006e08ada3cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/6367
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-culturalAttention-deficit hyperactivity disorder and historical and cultural psychologyDÉFICIT DE ATENÇÃOHIPERATIVIDADEVIGOTSKIENSINOATENTION-DEFICITHIPERACTIVITYVYGOTSKYTEACHINGO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem sido evocado como justificativa corrente para o fracasso escolar de um número expressivo de crianças, atribuindo-se a elas a responsabilidade por não aprender e isentando de análise a escola e a sociedade nas quais estão inseridas. A situação se torna mais alarmante uma vez que a literatura a respeito aponta dificuldades no diagnóstico e na intervenção sobre esse tipo de transtorno, devidas à falta de clareza sobre o que é esse quadro clínico e em razão da não existência de estudos consistentes acerca das consequências futuras do uso de estimulantes nas crianças. Para discutir essas questões, a primeira parte do artigo apresenta a concepção hegemônica desse tipo de transtorno e sua compreensão do psiquismo infantil. A segunda parte aborda a maneira como a psicologia histórico-cultural analisa o desenvolvimento da atenção e o controle voluntário do comportamento humano, redimensionando a compreensão sobre o transtorno. Finalmente, são feitas algumas reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem em crianças com desenvolvimento parcial das funções psicológicas superiores e do papel da psicologia e da pedagogia na compreensão do fenômeno para que sirvam de subsídio a medidas práticas em relação ao problema.Attention-deficit hyperactivity disorder has been appointed as the current justification for the scholastic failings of a significant number of children, who are attributed responsibility for not learning and the school and the society in which they find themselves being exempt from analysis. The situation becomes much more alarming as the literature about it points out the difficulty of diagnosing and intervening in this type of disorder due to a lack of clarity about what its clinical symptoms are and the non-existence of consistent studies about the future consequences of the use of stimulants in children. To discuss these issues, the first part of the article presents the hegemonic concept of the disorder and its understanding of the childâ ™s psyche. The second one deals with the way in which historical and cultural psychology analyses the development of attention and the voluntary control of human behavior, by given a new dimension to the understanding of the disorder. Finally, some reflections are offered about the teaching-learning process in children with partial development of superior psychological functions, as well as and the role of psychology and teaching in understanding this phenomenon so that they can provide support for the practical measures to be adopted with regard to the problem.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual de Maringá (UEM) Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual PaulistaFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Maringá (UEM)Eidt, Nádia Mara [UNESP]Tuleski, Silvana Calvo2014-05-20T13:21:55Z2014-05-20T13:21:55Z2010-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article121-146application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100007Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 121-146, 2010.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/636710.1590/S0100-15742010000100007S0100-15742010000100007S0100-15742010000100007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:12:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6367Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:29.980918Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural
Attention-deficit hyperactivity disorder and historical and cultural psychology
title Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural
spellingShingle Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural
Eidt, Nádia Mara [UNESP]
DÉFICIT DE ATENÇÃO
HIPERATIVIDADE
VIGOTSKI
ENSINO
ATENTION-DEFICIT
HIPERACTIVITY
VYGOTSKY
TEACHING
title_short Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural
title_full Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural
title_fullStr Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural
title_sort Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural
author Eidt, Nádia Mara [UNESP]
author_facet Eidt, Nádia Mara [UNESP]
Tuleski, Silvana Calvo
author_role author
author2 Tuleski, Silvana Calvo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
dc.contributor.author.fl_str_mv Eidt, Nádia Mara [UNESP]
Tuleski, Silvana Calvo
dc.subject.por.fl_str_mv DÉFICIT DE ATENÇÃO
HIPERATIVIDADE
VIGOTSKI
ENSINO
ATENTION-DEFICIT
HIPERACTIVITY
VYGOTSKY
TEACHING
topic DÉFICIT DE ATENÇÃO
HIPERATIVIDADE
VIGOTSKI
ENSINO
ATENTION-DEFICIT
HIPERACTIVITY
VYGOTSKY
TEACHING
description O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem sido evocado como justificativa corrente para o fracasso escolar de um número expressivo de crianças, atribuindo-se a elas a responsabilidade por não aprender e isentando de análise a escola e a sociedade nas quais estão inseridas. A situação se torna mais alarmante uma vez que a literatura a respeito aponta dificuldades no diagnóstico e na intervenção sobre esse tipo de transtorno, devidas à falta de clareza sobre o que é esse quadro clínico e em razão da não existência de estudos consistentes acerca das consequências futuras do uso de estimulantes nas crianças. Para discutir essas questões, a primeira parte do artigo apresenta a concepção hegemônica desse tipo de transtorno e sua compreensão do psiquismo infantil. A segunda parte aborda a maneira como a psicologia histórico-cultural analisa o desenvolvimento da atenção e o controle voluntário do comportamento humano, redimensionando a compreensão sobre o transtorno. Finalmente, são feitas algumas reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem em crianças com desenvolvimento parcial das funções psicológicas superiores e do papel da psicologia e da pedagogia na compreensão do fenômeno para que sirvam de subsídio a medidas práticas em relação ao problema.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
2014-05-20T13:21:55Z
2014-05-20T13:21:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100007
Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 121-146, 2010.
0100-1574
http://hdl.handle.net/11449/6367
10.1590/S0100-15742010000100007
S0100-15742010000100007
S0100-15742010000100007.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100007
http://hdl.handle.net/11449/6367
identifier_str_mv Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 121-146, 2010.
0100-1574
10.1590/S0100-15742010000100007
S0100-15742010000100007
S0100-15742010000100007.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa
0,183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121-146
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128546404564992