Bloqueio do plano transverso do abdômen em cães e gatos (“tap block”): revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gambim, Victoria Vitti
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239378
Resumo: O tripé do controle da dor é composto pelo uso de fármacos opioides, anti-inflamatórios não esteroidais e técnicas locais anestésicas. A realização dos bloqueios locais se torna uma prática indispensável atualmente nos procedimentos cirúrgicos devido as suas diversas vantagens como analgesia trans e pós-cirúrgica, doses menores de fármacos opioides e assim, menores efeitos adversos relacionados a esses fármacos. O bloqueio do plano transverso do abdômen, também conhecido como “TAP Block”, da sigla em inglês “Transverse abdominis plane block”, é um bloqueio guiado por ultrassom, que consiste na infiltração de anestésicos locais no plano interfascial entre o músculo obliquo abdominal interno e o musculo transverso abdominal. Essa técnica confere bloqueio dos nervos responsáveis pela inervação da região latero-ventral da parede abdominal, incluindo pele, tecido subcutâneo, glândulas mamárias, músculos e peritônio parietal. A insensibilização completa da parede abdominal é oferecida ao se realizar o bloqueio bilateral. As indicações para essa técnica são procedimentos cirúrgicos abdominais, tais quais nodulectomias, ressecções de tumores cutâneos, tumores mamários e mastectomia parcial ou total. O objetivo dessa revisão de literatura narrativa foi descrever a importância da técnica do bloqueio do plano transverso do abdômen guiado por ultrassom em cães e gatos, abordando técnica, fármacos utilizados, indicações, vantagens e complicações dentro da rotina anestésica veterinária.
id UNSP_2636729d1a5466a1b302e90111ceddf9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239378
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Bloqueio do plano transverso do abdômen em cães e gatos (“tap block”): revisão de literaturaTransverse abdominis plane block (TAP block) in dogs and cats: literature reviewAnalgesiaUltrassomO tripé do controle da dor é composto pelo uso de fármacos opioides, anti-inflamatórios não esteroidais e técnicas locais anestésicas. A realização dos bloqueios locais se torna uma prática indispensável atualmente nos procedimentos cirúrgicos devido as suas diversas vantagens como analgesia trans e pós-cirúrgica, doses menores de fármacos opioides e assim, menores efeitos adversos relacionados a esses fármacos. O bloqueio do plano transverso do abdômen, também conhecido como “TAP Block”, da sigla em inglês “Transverse abdominis plane block”, é um bloqueio guiado por ultrassom, que consiste na infiltração de anestésicos locais no plano interfascial entre o músculo obliquo abdominal interno e o musculo transverso abdominal. Essa técnica confere bloqueio dos nervos responsáveis pela inervação da região latero-ventral da parede abdominal, incluindo pele, tecido subcutâneo, glândulas mamárias, músculos e peritônio parietal. A insensibilização completa da parede abdominal é oferecida ao se realizar o bloqueio bilateral. As indicações para essa técnica são procedimentos cirúrgicos abdominais, tais quais nodulectomias, ressecções de tumores cutâneos, tumores mamários e mastectomia parcial ou total. O objetivo dessa revisão de literatura narrativa foi descrever a importância da técnica do bloqueio do plano transverso do abdômen guiado por ultrassom em cães e gatos, abordando técnica, fármacos utilizados, indicações, vantagens e complicações dentro da rotina anestésica veterinária.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, Francisco José Teixeira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gambim, Victoria Vitti2023-02-07T19:37:49Z2023-02-07T19:37:49Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-17T06:03:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239378Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:09:09.892818Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bloqueio do plano transverso do abdômen em cães e gatos (“tap block”): revisão de literatura
Transverse abdominis plane block (TAP block) in dogs and cats: literature review
title Bloqueio do plano transverso do abdômen em cães e gatos (“tap block”): revisão de literatura
spellingShingle Bloqueio do plano transverso do abdômen em cães e gatos (“tap block”): revisão de literatura
Gambim, Victoria Vitti
Analgesia
Ultrassom
title_short Bloqueio do plano transverso do abdômen em cães e gatos (“tap block”): revisão de literatura
title_full Bloqueio do plano transverso do abdômen em cães e gatos (“tap block”): revisão de literatura
title_fullStr Bloqueio do plano transverso do abdômen em cães e gatos (“tap block”): revisão de literatura
title_full_unstemmed Bloqueio do plano transverso do abdômen em cães e gatos (“tap block”): revisão de literatura
title_sort Bloqueio do plano transverso do abdômen em cães e gatos (“tap block”): revisão de literatura
author Gambim, Victoria Vitti
author_facet Gambim, Victoria Vitti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Francisco José Teixeira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gambim, Victoria Vitti
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Analgesia
Ultrassom
topic Analgesia
Ultrassom
description O tripé do controle da dor é composto pelo uso de fármacos opioides, anti-inflamatórios não esteroidais e técnicas locais anestésicas. A realização dos bloqueios locais se torna uma prática indispensável atualmente nos procedimentos cirúrgicos devido as suas diversas vantagens como analgesia trans e pós-cirúrgica, doses menores de fármacos opioides e assim, menores efeitos adversos relacionados a esses fármacos. O bloqueio do plano transverso do abdômen, também conhecido como “TAP Block”, da sigla em inglês “Transverse abdominis plane block”, é um bloqueio guiado por ultrassom, que consiste na infiltração de anestésicos locais no plano interfascial entre o músculo obliquo abdominal interno e o musculo transverso abdominal. Essa técnica confere bloqueio dos nervos responsáveis pela inervação da região latero-ventral da parede abdominal, incluindo pele, tecido subcutâneo, glândulas mamárias, músculos e peritônio parietal. A insensibilização completa da parede abdominal é oferecida ao se realizar o bloqueio bilateral. As indicações para essa técnica são procedimentos cirúrgicos abdominais, tais quais nodulectomias, ressecções de tumores cutâneos, tumores mamários e mastectomia parcial ou total. O objetivo dessa revisão de literatura narrativa foi descrever a importância da técnica do bloqueio do plano transverso do abdômen guiado por ultrassom em cães e gatos, abordando técnica, fármacos utilizados, indicações, vantagens e complicações dentro da rotina anestésica veterinária.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-07T19:37:49Z
2023-02-07T19:37:49Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239378
url http://hdl.handle.net/11449/239378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128468311867392