Caracterização geofísica de contaminação por hidrocarbonetos em acidente ferroviário no município de Botucatu - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavallari, Fernanda [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150689
Resumo: O diagnóstico de áreas contaminadas é um procedimento obrigatório ao tratamento e remediação de solo e águas subterrâneas. Contaminantes complexos como hidrocarbonetos passam por transformações físicas e químicas ao longo do tempo de permanência no ambiente geológico, com alterações no grau de dissolução no sistema aquífero. Este trabalho descreve a aplicação de métodos geofísicos integrados com um histórico de dados químicos, numa área contaminada por hidrocarbonetos vazados num acidente ferroviário, em 2005, na zona rural do município de Botucatu (SP). Foram utilizados os métodos geofísicos Eletrorresistividade e Polarização Induzida, por meio de 5 linhas paralelas de tomografia elétrica em arranjo Schlumberger, programadas e posicionadas a partir da interpretação de um histórico de análises geoquímicas do solo e água subterrânea. Os dados de tomografia elétrica permitiram a geração de modelos de inversão 2D e modelos de visualização 3D. De forma geral, o histórico de análises geoquímicas, última atualização em 2007, indica claramente a redução de teores de contaminantes em solo e no aquífero. A análise integrada de dados indica o avançado estado de degradação dos hidrocarbonetos, reconhecido por elevados valores de alta cargabilidade em relação ao padrão natural da área, concomitantemente a zonas de média resistividade. As áreas contaminadas e monitoradas por análise químicas foram caracterizadas por alta cargabilidade e média resistividade, com indícios de neoformação pretérita de sulfetos e condições próximas as do ambiente geológico natural, ou seja, indícios de processo avançado de atenuação natural e quase desaparecimento dos contaminantes.
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