O direito à literatura enquanto arte para uma educação libertadora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita Marta Mozetti. [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257360
http://lattes.cnpq.br/8480414473891917
Resumo: Este trabalho tem muito da trajetória profissional da pesquisadora enquanto professora da educação básica e que sempre teve a leitura literária como aliada nos processos de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa tem como objetivo conhecer a concepção dos professores sobre o trabalho com a leitura literária em contexto escolar e como é desenvolvido por eles junto aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, ciclo I, da rede municipal de ensino de Franca-SP a partir de uma práxis libertadora proposta pelos estudos do educador Paulo Freire. Diante do objetivo proposto, espera-se que a pesquisa contribua para a discussão e necessidade de valorizar momentos de leitura literária enquanto arte que humaniza, transforma e que se torne um hábito que ultrapasse os muros escolares, formando não apenas estudantes leitores, mas visando a formação de uma comunidade de leitores de literatura. Acredita-se que a Educação Literária escolar tenha papel fundamental no desenvolvimento de competências não somente cognitivas, mas principalmente socioemocionais, por despertar não somente o imaginário, mas traz à tona questões sociais, culturais e afetivas. Um trabalho significativo com a literatura propicia os desenvolvimentos culturais e sociais, além de trazer os estudantes para o centro do processo educativo, tornando-o ativo, dinâmico, crítico e criativo, ocupando lugar de fala em sociedade, assim sendo o protagonista na escola e na vida. A pesquisa apoia-se educação libertadora proposta pelo educador Paulo Freire, pautada na perspectiva crítica. O referencial teórico se fortalece com os estudos sobre a historicidade da literatura infantil ao longo dos tempos e os benefícios relacionados aos processos de ensino e aprendizagem. Para conhecer o trabalho realizado, foram realizadas entrevistas com os professores para entender como as ações de leitura literárias são planejadas e realizadas nas unidades escolares e contribuir para a cidadania e protagonismo das crianças e adolescentes em uma sociedade capitalista. Assim, acredita-se que a literatura em âmbito escolar contribua para a formação de leitores de literatura, uma literatura pautada para além de atividades escolarizadas com perguntas prontas e que não leve a reflexão. A relevância desta pesquisa pressupõe compreender a concepção dos professores mediante o trabalho com a literatura em contexto escolar, visando promover a reflexão sobre uma literatura enquanto arte que proporcione momentos de interação entre os estudantes e contribuir para que a leitura literária seja vista como prática essencial no desenvolvimento integral dos estudantes.
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Diante do objetivo proposto, espera-se que a pesquisa contribua para a discussão e necessidade de valorizar momentos de leitura literária enquanto arte que humaniza, transforma e que se torne um hábito que ultrapasse os muros escolares, formando não apenas estudantes leitores, mas visando a formação de uma comunidade de leitores de literatura. Acredita-se que a Educação Literária escolar tenha papel fundamental no desenvolvimento de competências não somente cognitivas, mas principalmente socioemocionais, por despertar não somente o imaginário, mas traz à tona questões sociais, culturais e afetivas. Um trabalho significativo com a literatura propicia os desenvolvimentos culturais e sociais, além de trazer os estudantes para o centro do processo educativo, tornando-o ativo, dinâmico, crítico e criativo, ocupando lugar de fala em sociedade, assim sendo o protagonista na escola e na vida. A pesquisa apoia-se educação libertadora proposta pelo educador Paulo Freire, pautada na perspectiva crítica. O referencial teórico se fortalece com os estudos sobre a historicidade da literatura infantil ao longo dos tempos e os benefícios relacionados aos processos de ensino e aprendizagem. Para conhecer o trabalho realizado, foram realizadas entrevistas com os professores para entender como as ações de leitura literárias são planejadas e realizadas nas unidades escolares e contribuir para a cidadania e protagonismo das crianças e adolescentes em uma sociedade capitalista. Assim, acredita-se que a literatura em âmbito escolar contribua para a formação de leitores de literatura, uma literatura pautada para além de atividades escolarizadas com perguntas prontas e que não leve a reflexão. A relevância desta pesquisa pressupõe compreender a concepção dos professores mediante o trabalho com a literatura em contexto escolar, visando promover a reflexão sobre uma literatura enquanto arte que proporcione momentos de interação entre os estudantes e contribuir para que a leitura literária seja vista como prática essencial no desenvolvimento integral dos estudantes.This work has a lot to do with the researcher's professional trajectory as a basic education teacher who has always had literary reading as an ally in the teaching and learning processes. The present research aims to understand the teachers' conception of working with literary reading in a school context and how it is developed by them with students in the 5th year of Elementary School, cycle I, in the municipal education network of Franca-SP to starting from a liberating praxis proposed by the studies of educator Paulo Freire. Given the proposed objective, it is expected that the research will contribute to the discussion and need to value moments of literary reading as an art that humanizes, transforms and becomes a habit that goes beyond school walls, forming not only student readers, but aiming to formation of a community of literature readers. It is believed that school Literary Education has a fundamental role in the development of skills that are not only cognitive, but mainly socio-emotional, as it awakens not only the imagination, but also brings to light social, cultural and affective issues. Significant work with literature promotes cultural and social developments, in addition to bringing students to the center of the educational process, making them active, dynamic, critical and creative, occupying a place of speech in society, thus being the protagonist in the school and in life. The research is based on liberating education proposed by educator Paulo Freire, based on a critical perspective. The theoretical framework is strengthened by studies on the historicity of children's literature over time and the benefits related to teaching and learning processes. To learn about the work carried out, interviews were carried out with teachers to understand how literary reading actions are planned and carried out in school units and contribute to the citizenship and protagonism of children and adolescents in a capitalist society. Thus, it is believed that literature at school contributes to the formation of literature readers, a literature that goes beyond school activities with ready-made questions and that does not lead to reflection. The relevance of this research presupposes understanding the teachers' conception through working with literature in a school context, aiming to promote reflection on literature as an art that provides moments of interaction between students and contributes to literary reading being seen as an essential practice in the integral development of students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Piana, Maria Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rita Marta Mozetti. [UNESP]2024-09-10T13:01:04Z2024-09-10T13:01:04Z2024-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Rita Marta Mozetti. O direito à literatura enquanto arte para uma educação libertadora. Orientadora: Maria Cristina Piana. 2024. 205 f. 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