A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dancosky, Andressa Kikuti
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Renó, Denis Porto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56%20ISSN%202318-857X
http://hdl.handle.net/11449/135765
Resumo: This article is part of the result of the Master's thesis of the author, guided by coauthor, and presents a theoretical and conceptual reflection on the representation of Technology in thematic sections Technology in four Brazilian newspaper sites. The fundamental hypothesis is that these editorials prioritize issues that meet market interests of companies in the sector and may be leaving out important social and cultural issues to the understanding of the relationship between technology and society. The study is itself oriented by prospects of journalistic theming and specialized journalism, from a quantitative analysis involving the websites from newspapers of Technology sections O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo and Correio Braziliense. The study confirms the hypothesis that representation of Technology in newspapers is primarily the marketing, have not corresponding to an expectation of social and cultural concept. In addition, it is noticed that the editorial in question do not have specialized journalism characteristics, despite of potential generated by thematic segmentation.
id UNSP_26c4f0ef375197cecd10a28dfb9ff31f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135765
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito socialJournalism on technologyThematizationSpecialized journalismJornalismo sobre tecnologiaTematizaçãoJornalismo especializadoThis article is part of the result of the Master's thesis of the author, guided by coauthor, and presents a theoretical and conceptual reflection on the representation of Technology in thematic sections Technology in four Brazilian newspaper sites. The fundamental hypothesis is that these editorials prioritize issues that meet market interests of companies in the sector and may be leaving out important social and cultural issues to the understanding of the relationship between technology and society. The study is itself oriented by prospects of journalistic theming and specialized journalism, from a quantitative analysis involving the websites from newspapers of Technology sections O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo and Correio Braziliense. The study confirms the hypothesis that representation of Technology in newspapers is primarily the marketing, have not corresponding to an expectation of social and cultural concept. In addition, it is noticed that the editorial in question do not have specialized journalism characteristics, despite of potential generated by thematic segmentation.Este artigo é fruto de parte da dissertação de Mestrado da autora, orientada pelo coautor, e apresenta uma reflexão teórico-conceitual sobre a representação da Tecnologia nas seções temáticas de Tecnologia nos sites de quatro jornais brasileiros. A hipótese fundamental é que essas editorias priorizam temas que atendem a interesses mercadológicos de empresas do setor, e podem estar deixando de lado questões sociais e culturais importantes para a compreensão da relação entre tecnologia e sociedade. O estudo se orienta em torno das perspectivas de tematização jornalística e do jornalismo especializado, a partir de uma análise quantitativa envolvendo os sites das seções de Tecnologia dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e Correio Braziliense. O estudo permite confirmar a hipótese de que a representação da Tecnologia nos jornais é predominantemente mercadológica, não correspondendo a uma expectativa de conceito social e cultural. Além disso, percebe-se que as editorias em questão não possuem características de jornalismo especializado, apesar do potencial gerado pela segmentação temática.Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dancosky, Andressa KikutiRenó, Denis Porto [UNESP]2016-03-02T13:04:19Z2016-03-02T13:04:19Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article38-56application/pdfhttp://dx.doi.org/10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56%20ISSN%202318-857XPauta Geral, v. 2, n. 1, p. 38-56, 2015.2318-857Xhttp://hdl.handle.net/11449/13576510.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56 ISSN 2318-857XISSN2318-857X-2015-02-01-38-56.pdf3280707979820725Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPauta Geralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T15:50:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135765Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:54:52.163411Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social
title A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social
spellingShingle A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social
Dancosky, Andressa Kikuti
Journalism on technology
Thematization
Specialized journalism
Jornalismo sobre tecnologia
Tematização
Jornalismo especializado
title_short A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social
title_full A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social
title_fullStr A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social
title_full_unstemmed A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social
title_sort A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social
author Dancosky, Andressa Kikuti
author_facet Dancosky, Andressa Kikuti
Renó, Denis Porto [UNESP]
author_role author
author2 Renó, Denis Porto [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dancosky, Andressa Kikuti
Renó, Denis Porto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Journalism on technology
Thematization
Specialized journalism
Jornalismo sobre tecnologia
Tematização
Jornalismo especializado
topic Journalism on technology
Thematization
Specialized journalism
Jornalismo sobre tecnologia
Tematização
Jornalismo especializado
description This article is part of the result of the Master's thesis of the author, guided by coauthor, and presents a theoretical and conceptual reflection on the representation of Technology in thematic sections Technology in four Brazilian newspaper sites. The fundamental hypothesis is that these editorials prioritize issues that meet market interests of companies in the sector and may be leaving out important social and cultural issues to the understanding of the relationship between technology and society. The study is itself oriented by prospects of journalistic theming and specialized journalism, from a quantitative analysis involving the websites from newspapers of Technology sections O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo and Correio Braziliense. The study confirms the hypothesis that representation of Technology in newspapers is primarily the marketing, have not corresponding to an expectation of social and cultural concept. In addition, it is noticed that the editorial in question do not have specialized journalism characteristics, despite of potential generated by thematic segmentation.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-02T13:04:19Z
2016-03-02T13:04:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56%20ISSN%202318-857X
Pauta Geral, v. 2, n. 1, p. 38-56, 2015.
2318-857X
http://hdl.handle.net/11449/135765
10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56 ISSN 2318-857X
ISSN2318-857X-2015-02-01-38-56.pdf
3280707979820725
url http://dx.doi.org/10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56%20ISSN%202318-857X
http://hdl.handle.net/11449/135765
identifier_str_mv Pauta Geral, v. 2, n. 1, p. 38-56, 2015.
2318-857X
10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56 ISSN 2318-857X
ISSN2318-857X-2015-02-01-38-56.pdf
3280707979820725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pauta Geral
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38-56
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128998703628288