A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56%20ISSN%202318-857X http://hdl.handle.net/11449/135765 |
Resumo: | This article is part of the result of the Master's thesis of the author, guided by coauthor, and presents a theoretical and conceptual reflection on the representation of Technology in thematic sections Technology in four Brazilian newspaper sites. The fundamental hypothesis is that these editorials prioritize issues that meet market interests of companies in the sector and may be leaving out important social and cultural issues to the understanding of the relationship between technology and society. The study is itself oriented by prospects of journalistic theming and specialized journalism, from a quantitative analysis involving the websites from newspapers of Technology sections O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo and Correio Braziliense. The study confirms the hypothesis that representation of Technology in newspapers is primarily the marketing, have not corresponding to an expectation of social and cultural concept. In addition, it is noticed that the editorial in question do not have specialized journalism characteristics, despite of potential generated by thematic segmentation. |
id |
UNSP_26c4f0ef375197cecd10a28dfb9ff31f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/135765 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito socialJournalism on technologyThematizationSpecialized journalismJornalismo sobre tecnologiaTematizaçãoJornalismo especializadoThis article is part of the result of the Master's thesis of the author, guided by coauthor, and presents a theoretical and conceptual reflection on the representation of Technology in thematic sections Technology in four Brazilian newspaper sites. The fundamental hypothesis is that these editorials prioritize issues that meet market interests of companies in the sector and may be leaving out important social and cultural issues to the understanding of the relationship between technology and society. The study is itself oriented by prospects of journalistic theming and specialized journalism, from a quantitative analysis involving the websites from newspapers of Technology sections O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo and Correio Braziliense. The study confirms the hypothesis that representation of Technology in newspapers is primarily the marketing, have not corresponding to an expectation of social and cultural concept. In addition, it is noticed that the editorial in question do not have specialized journalism characteristics, despite of potential generated by thematic segmentation.Este artigo é fruto de parte da dissertação de Mestrado da autora, orientada pelo coautor, e apresenta uma reflexão teórico-conceitual sobre a representação da Tecnologia nas seções temáticas de Tecnologia nos sites de quatro jornais brasileiros. A hipótese fundamental é que essas editorias priorizam temas que atendem a interesses mercadológicos de empresas do setor, e podem estar deixando de lado questões sociais e culturais importantes para a compreensão da relação entre tecnologia e sociedade. O estudo se orienta em torno das perspectivas de tematização jornalística e do jornalismo especializado, a partir de uma análise quantitativa envolvendo os sites das seções de Tecnologia dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e Correio Braziliense. O estudo permite confirmar a hipótese de que a representação da Tecnologia nos jornais é predominantemente mercadológica, não correspondendo a uma expectativa de conceito social e cultural. Além disso, percebe-se que as editorias em questão não possuem características de jornalismo especializado, apesar do potencial gerado pela segmentação temática.Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dancosky, Andressa KikutiRenó, Denis Porto [UNESP]2016-03-02T13:04:19Z2016-03-02T13:04:19Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article38-56application/pdfhttp://dx.doi.org/10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56%20ISSN%202318-857XPauta Geral, v. 2, n. 1, p. 38-56, 2015.2318-857Xhttp://hdl.handle.net/11449/13576510.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56 ISSN 2318-857XISSN2318-857X-2015-02-01-38-56.pdf3280707979820725Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPauta Geralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T15:50:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135765Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:54:52.163411Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
title |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
spellingShingle |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social Dancosky, Andressa Kikuti Journalism on technology Thematization Specialized journalism Jornalismo sobre tecnologia Tematização Jornalismo especializado |
title_short |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
title_full |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
title_fullStr |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
title_full_unstemmed |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
title_sort |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
author |
Dancosky, Andressa Kikuti |
author_facet |
Dancosky, Andressa Kikuti Renó, Denis Porto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Renó, Denis Porto [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dancosky, Andressa Kikuti Renó, Denis Porto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Journalism on technology Thematization Specialized journalism Jornalismo sobre tecnologia Tematização Jornalismo especializado |
topic |
Journalism on technology Thematization Specialized journalism Jornalismo sobre tecnologia Tematização Jornalismo especializado |
description |
This article is part of the result of the Master's thesis of the author, guided by coauthor, and presents a theoretical and conceptual reflection on the representation of Technology in thematic sections Technology in four Brazilian newspaper sites. The fundamental hypothesis is that these editorials prioritize issues that meet market interests of companies in the sector and may be leaving out important social and cultural issues to the understanding of the relationship between technology and society. The study is itself oriented by prospects of journalistic theming and specialized journalism, from a quantitative analysis involving the websites from newspapers of Technology sections O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo and Correio Braziliense. The study confirms the hypothesis that representation of Technology in newspapers is primarily the marketing, have not corresponding to an expectation of social and cultural concept. In addition, it is noticed that the editorial in question do not have specialized journalism characteristics, despite of potential generated by thematic segmentation. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-03-02T13:04:19Z 2016-03-02T13:04:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56%20ISSN%202318-857X Pauta Geral, v. 2, n. 1, p. 38-56, 2015. 2318-857X http://hdl.handle.net/11449/135765 10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56 ISSN 2318-857X ISSN2318-857X-2015-02-01-38-56.pdf 3280707979820725 |
url |
http://dx.doi.org/10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56%20ISSN%202318-857X http://hdl.handle.net/11449/135765 |
identifier_str_mv |
Pauta Geral, v. 2, n. 1, p. 38-56, 2015. 2318-857X 10.18661/2318-857X/pauta.geral.v2n1p38-56 ISSN 2318-857X ISSN2318-857X-2015-02-01-38-56.pdf 3280707979820725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pauta Geral |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
38-56 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128998703628288 |