Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Hudson Gabriel de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251894
Resumo: O assunto discutido neste trabalho refere-se às ocorrências de trânsito em Bauru, São Paulo, e as intervenções mais efetivas para mitigar este risco. O foco deste estudo é a análise da variação do número de ocorrências ao longo do tempo e a identificação de um perfil típico de uma pessoa envolvida em acidentes fatais de trânsito, além de propor soluções que sejam capazes de mitigar os riscos dessas ocorrências. As informações necessárias para a realização destas análises são de domínio público sendo os dados do município publicados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (EMDURB), que abrangem o período de janeiro de 2014 até outubro de 2023, e as propostas de intervenção reunidas em um pacote da Organização Mundial da Saúde (OMS). Constatou-se que para o município de Bauru o indivíduo mais vulnerável a sofrer um acidente fatal trata-se de um homem com idade entre 18 e 30 anos, condutor de uma motocicleta às sextas-feiras e, principalmente, aos sábados. Dessa forma, a partir de seis componentes presentes no pacote de medidas da OMS, foram citadas oito propostas, das vinte e duas existentes, que tem potencial de contribuir com a redução da mortalidade no trânsito.
id UNSP_27218a513939f6faffdc2557e68911d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251894
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de BauruAnalysis and mitigation of traffic accident risks in the city of BauruAcidente de trânsitoAnálise de dadosMitigação de riscosTraffic accidentsData analysisRisk mitigationO assunto discutido neste trabalho refere-se às ocorrências de trânsito em Bauru, São Paulo, e as intervenções mais efetivas para mitigar este risco. O foco deste estudo é a análise da variação do número de ocorrências ao longo do tempo e a identificação de um perfil típico de uma pessoa envolvida em acidentes fatais de trânsito, além de propor soluções que sejam capazes de mitigar os riscos dessas ocorrências. As informações necessárias para a realização destas análises são de domínio público sendo os dados do município publicados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (EMDURB), que abrangem o período de janeiro de 2014 até outubro de 2023, e as propostas de intervenção reunidas em um pacote da Organização Mundial da Saúde (OMS). Constatou-se que para o município de Bauru o indivíduo mais vulnerável a sofrer um acidente fatal trata-se de um homem com idade entre 18 e 30 anos, condutor de uma motocicleta às sextas-feiras e, principalmente, aos sábados. Dessa forma, a partir de seis componentes presentes no pacote de medidas da OMS, foram citadas oito propostas, das vinte e duas existentes, que tem potencial de contribuir com a redução da mortalidade no trânsito.The subject discussed in this work refers to traffic incidents in Bauru, São Paulo, and the most effective interventions to mitigate this risk. The focus of this study is the analysis of the variation in the number of occurrences over time and the identification of a typical profile of a person involved in fatal traffic accidents, in addition to proposing solutions that are capable of mitigating the risks of these occurrences. The information necessary to carry out these analyzes are in public domain, with municipal data published by Bauru Municipal Urban and Rural Development Company (EMDURB), ranging from January 2014 to October 2023, and the intervention proposals gathered in a package from the World Health Organization (WHO). It was found in the municipality of Bauru that the most vulnerable individual to suffer a fatal accident is a man aged between 18 and 30 years old, a motorcycle driver on Fridays and, mainly, on Saturdays. Thus, from six components present in the WHO package of measures, eight proposals were cited, out of the twenty-two existing ones, which have the potential to contribute to the reduction of traffic mortality.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brasileiro, Luzenira Alves [UNESP]Moraes, Hudson Gabriel de2023-12-12T20:27:26Z2023-12-12T20:27:26Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMORAES, hudson Gabriel de. Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru. Orientador: Luzenira Alves Brasileiro. 2023. 31f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2023. Disponível em: URL. Acesso em: dia,mês e anohttps://hdl.handle.net/11449/251894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:10:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251894Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:24:33.962526Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru
Analysis and mitigation of traffic accident risks in the city of Bauru
title Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru
spellingShingle Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru
Moraes, Hudson Gabriel de
Acidente de trânsito
Análise de dados
Mitigação de riscos
Traffic accidents
Data analysis
Risk mitigation
title_short Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru
title_full Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru
title_fullStr Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru
title_full_unstemmed Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru
title_sort Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru
author Moraes, Hudson Gabriel de
author_facet Moraes, Hudson Gabriel de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brasileiro, Luzenira Alves [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Hudson Gabriel de
dc.subject.por.fl_str_mv Acidente de trânsito
Análise de dados
Mitigação de riscos
Traffic accidents
Data analysis
Risk mitigation
topic Acidente de trânsito
Análise de dados
Mitigação de riscos
Traffic accidents
Data analysis
Risk mitigation
description O assunto discutido neste trabalho refere-se às ocorrências de trânsito em Bauru, São Paulo, e as intervenções mais efetivas para mitigar este risco. O foco deste estudo é a análise da variação do número de ocorrências ao longo do tempo e a identificação de um perfil típico de uma pessoa envolvida em acidentes fatais de trânsito, além de propor soluções que sejam capazes de mitigar os riscos dessas ocorrências. As informações necessárias para a realização destas análises são de domínio público sendo os dados do município publicados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (EMDURB), que abrangem o período de janeiro de 2014 até outubro de 2023, e as propostas de intervenção reunidas em um pacote da Organização Mundial da Saúde (OMS). Constatou-se que para o município de Bauru o indivíduo mais vulnerável a sofrer um acidente fatal trata-se de um homem com idade entre 18 e 30 anos, condutor de uma motocicleta às sextas-feiras e, principalmente, aos sábados. Dessa forma, a partir de seis componentes presentes no pacote de medidas da OMS, foram citadas oito propostas, das vinte e duas existentes, que tem potencial de contribuir com a redução da mortalidade no trânsito.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T20:27:26Z
2023-12-12T20:27:26Z
2023-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, hudson Gabriel de. Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru. Orientador: Luzenira Alves Brasileiro. 2023. 31f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2023. Disponível em: URL. Acesso em: dia,mês e ano
https://hdl.handle.net/11449/251894
identifier_str_mv MORAES, hudson Gabriel de. Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru. Orientador: Luzenira Alves Brasileiro. 2023. 31f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2023. Disponível em: URL. Acesso em: dia,mês e ano
url https://hdl.handle.net/11449/251894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128928828620800