O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borsani, Flávia Brassarola [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86836
Resumo: Esse estudo empírico é fruto de questionamentos relacionados aos processos de criação de dança surgidos ao longo de minha trajetória como bailarina, graduanda em Dança e professora, em que tive a oportunidade de participar e observar processos de criação em diferentes gêneros como coreógrafa e bailarina. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre um processo de criação em dança para compreender como o coreógrafo concebe sua obra e se relaciona com os bailarinos durante sua criação. Para tanto, foi necessário apresentar uma revisão de literatura acerca dos caminhos da história da dança ocidental organizada a partir dos seguintes autores: Bourcier (2001), Portinari (1989), Garaudy (1980), Garcia (2001), Faro (1986) e Fahlbusch (1990). revelando os papéis do bailarino e coreógrafo e as possibilidades de se criar em dança. Desta forma acompanhei o processo de criação e ensaios da obra Bachiana nº 1 do coreógrafo Rodrigo Pederneiras para a São Paulo Companhia de Dança. Como procedimentos, apliquei entrevistas semiestruturadas junto aos participantes da pesquisa (bailarinos e coreógrafo) para refletir sobre esta criação em particular, tendo em vista a relação entre coreógrafo, bailarinos e obra. Neste processo podemos observar que o coreógrafo necessitou organizar suas ideias e se relacionar com os bailarinos a fim de transmiti-las, compartilhando a criação com os mesmos e com sua assistente, para que traduzissem a sua paixão pela música e sensualidade do ato de amor que tanto almejava. Dar tempo foi necessário para que os bailarinos se familiarizassem com o estilo de Rodrigo Pederneiras, até então, só apreciado pelos mesmos e com a temática proposta por ele.
id UNSP_272e602b17baef0a754504b7ad1a9d81
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86836
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1DançaCriação (Literária, artística, etc.)CoreografosBailarinosDança modernaChoreographersEsse estudo empírico é fruto de questionamentos relacionados aos processos de criação de dança surgidos ao longo de minha trajetória como bailarina, graduanda em Dança e professora, em que tive a oportunidade de participar e observar processos de criação em diferentes gêneros como coreógrafa e bailarina. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre um processo de criação em dança para compreender como o coreógrafo concebe sua obra e se relaciona com os bailarinos durante sua criação. Para tanto, foi necessário apresentar uma revisão de literatura acerca dos caminhos da história da dança ocidental organizada a partir dos seguintes autores: Bourcier (2001), Portinari (1989), Garaudy (1980), Garcia (2001), Faro (1986) e Fahlbusch (1990). revelando os papéis do bailarino e coreógrafo e as possibilidades de se criar em dança. Desta forma acompanhei o processo de criação e ensaios da obra Bachiana nº 1 do coreógrafo Rodrigo Pederneiras para a São Paulo Companhia de Dança. Como procedimentos, apliquei entrevistas semiestruturadas junto aos participantes da pesquisa (bailarinos e coreógrafo) para refletir sobre esta criação em particular, tendo em vista a relação entre coreógrafo, bailarinos e obra. Neste processo podemos observar que o coreógrafo necessitou organizar suas ideias e se relacionar com os bailarinos a fim de transmiti-las, compartilhando a criação com os mesmos e com sua assistente, para que traduzissem a sua paixão pela música e sensualidade do ato de amor que tanto almejava. Dar tempo foi necessário para que os bailarinos se familiarizassem com o estilo de Rodrigo Pederneiras, até então, só apreciado pelos mesmos e com a temática proposta por ele.This empirical study is the result of questions related to the process of creating dance that emerged throughout my career as a dancer, teacher and graduate student in Dance, in which I had the opportunity to participate and observe the creation processes in different genres as a choreographer and dancer. This research aimed to meditate about a process of contemporary dance creation to understand how the choreographer conceives his work, transposes ideas and relates to the dancers during its creation. To do that, it was necessary to present a literature review of organized wetern dance ways of the following authors: Bourcier (2001), Portinari (1989), Garaudy (1980), Garcia (2001), Faro (1986) e Fahlbusch (1990). Revealing then the roles of the dancer and choreographer and the possibilities of dancing creation. So I followed the creation process and tests of choreographer Rodrigo Pederneiras’s nº1 performance Bachiana to São Paulo Dance Academy. As procedure, I applied semi-structured interviews with the research participants (dancers and choreographer) to think about this particular creation, by having in mind the relationship among choreographer, dancers and the performance itself. In this process we could observe that the choreographer had to organize his ideas and relate with the dancers in order to communicate them, by sharing the creation with them and his assistant, for them to translate his passion for music and sensuality of love act which he longed for. It was needed to give a break for the dancers to get used to with Rodrigo Pederneiras’s style, which was so far appreciated only by them and with the proposed thematic by him.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]Vieira, Alba Pedreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borsani, Flávia Brassarola [UNESP]2014-06-11T19:22:26Z2014-06-11T19:22:26Z2013-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis196 f.: il. + 3 DVDsapplication/pdfBORSANI, Flávia Brassarola. O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1. 2013. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.http://hdl.handle.net/11449/86836000731547borsani_fb_me_ia.pdf33004013063P43508130169268695Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T06:25:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86836Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-27T06:25:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1
title O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1
spellingShingle O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1
Borsani, Flávia Brassarola [UNESP]
Dança
Criação (Literária, artística, etc.)
Coreografos
Bailarinos
Dança moderna
Choreographers
title_short O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1
title_full O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1
title_fullStr O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1
title_full_unstemmed O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1
title_sort O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1
author Borsani, Flávia Brassarola [UNESP]
author_facet Borsani, Flávia Brassarola [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]
Vieira, Alba Pedreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Borsani, Flávia Brassarola [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Criação (Literária, artística, etc.)
Coreografos
Bailarinos
Dança moderna
Choreographers
topic Dança
Criação (Literária, artística, etc.)
Coreografos
Bailarinos
Dança moderna
Choreographers
description Esse estudo empírico é fruto de questionamentos relacionados aos processos de criação de dança surgidos ao longo de minha trajetória como bailarina, graduanda em Dança e professora, em que tive a oportunidade de participar e observar processos de criação em diferentes gêneros como coreógrafa e bailarina. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre um processo de criação em dança para compreender como o coreógrafo concebe sua obra e se relaciona com os bailarinos durante sua criação. Para tanto, foi necessário apresentar uma revisão de literatura acerca dos caminhos da história da dança ocidental organizada a partir dos seguintes autores: Bourcier (2001), Portinari (1989), Garaudy (1980), Garcia (2001), Faro (1986) e Fahlbusch (1990). revelando os papéis do bailarino e coreógrafo e as possibilidades de se criar em dança. Desta forma acompanhei o processo de criação e ensaios da obra Bachiana nº 1 do coreógrafo Rodrigo Pederneiras para a São Paulo Companhia de Dança. Como procedimentos, apliquei entrevistas semiestruturadas junto aos participantes da pesquisa (bailarinos e coreógrafo) para refletir sobre esta criação em particular, tendo em vista a relação entre coreógrafo, bailarinos e obra. Neste processo podemos observar que o coreógrafo necessitou organizar suas ideias e se relacionar com os bailarinos a fim de transmiti-las, compartilhando a criação com os mesmos e com sua assistente, para que traduzissem a sua paixão pela música e sensualidade do ato de amor que tanto almejava. Dar tempo foi necessário para que os bailarinos se familiarizassem com o estilo de Rodrigo Pederneiras, até então, só apreciado pelos mesmos e com a temática proposta por ele.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-27
2014-06-11T19:22:26Z
2014-06-11T19:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORSANI, Flávia Brassarola. O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1. 2013. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/86836
000731547
borsani_fb_me_ia.pdf
33004013063P4
3508130169268695
identifier_str_mv BORSANI, Flávia Brassarola. O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1. 2013. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.
000731547
borsani_fb_me_ia.pdf
33004013063P4
3508130169268695
url http://hdl.handle.net/11449/86836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 196 f.: il. + 3 DVDs
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965429318287360