A presença do teatro no romance Ressurreição de Machado de Assis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/94013 |
Resumo: | Em 1872, Machado de Assis inicia sua carreira de romancista com a publicação de Ressurreição. Nessa obra, ao desobedecer a deliberação romântica da escrita de romance de costumes, mas sem ter em mãos um outro paradigma de romance, Machado cria uma terceira via romanesca (e, consequentemente, um novo direcionamento para o romance nacional), pautada em sua experiência como dramaturgo e crítico teatral. No prólogo, em que apresenta as linhas norteadoras do livro, podemos identificar a presença dramática nos propósitos de “pôr em ação”, uma epígrafe do dramaturgo inglês Willian Shakespeare, e em seu propósito de tentar “o esboço de uma situação e o contraste de dous caracteres”. A presente dissertação de mestrado analisa o primeiro romance machadiano em função dos aspectos temáticos e estruturais do teatro. |
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A presença do teatro no romance Ressurreição de Machado de AssisAssis, Machado de, 1839-1908Literatura brasileiraTeatro brasileiroBrazilian literatureEm 1872, Machado de Assis inicia sua carreira de romancista com a publicação de Ressurreição. Nessa obra, ao desobedecer a deliberação romântica da escrita de romance de costumes, mas sem ter em mãos um outro paradigma de romance, Machado cria uma terceira via romanesca (e, consequentemente, um novo direcionamento para o romance nacional), pautada em sua experiência como dramaturgo e crítico teatral. No prólogo, em que apresenta as linhas norteadoras do livro, podemos identificar a presença dramática nos propósitos de “pôr em ação”, uma epígrafe do dramaturgo inglês Willian Shakespeare, e em seu propósito de tentar “o esboço de uma situação e o contraste de dous caracteres”. A presente dissertação de mestrado analisa o primeiro romance machadiano em função dos aspectos temáticos e estruturais do teatro.As Ressurreição was published in 1872, Machado de Assis started his career as a romantic novelist. In this book, the author created the third romantic way by disobeying the rules for writing a novel of manners and being devoid of another paradigm of novels. Therefore, the third romantic way became a new direction for the national Romanticism and it was present in his experience of being a playwright and a theatre critic. In this book, the author presents some guiding lines in the Prologue. They enable us to identify a dramatic presence represented by an epigraph of the English playwright William Shakespeare and Machado de Assis’ attempt to ‘outline a situation and contrast two characters’. The aim of this Master’s dissertation is to analyse Machado de Assis’ first novel according to the thematic and structural aspects of theatre.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Silvia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guirado, Bruno [UNESP]2014-06-11T19:26:51Z2014-06-11T19:26:51Z2009-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 f.application/pdfGUIRADO, Bruno. A presença do teatro no romance Ressurreição de Machado de Assis. 2009. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.http://hdl.handle.net/11449/94013000606055guirado_b_me_assis.pdf33004048019P17179920962384971Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:58:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94013Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:38.582172Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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