As Deusas dos Ramos e o Sagrado Feminino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182536 |
Resumo: | No conjunto de lendas galesas intitulado O Mabinogion (séc. XIV-XV) encontram-se histórias que remetem ao passado pagão das tribos celtas que habitavam a Grã-Bretanha, registradas e modificadas após o processo de cristianização e a influência da estética medieval. O presente trabalho analisa três de suas proeminentes personagens femininas que provavelmente um dia possuíram status divino, Rhiannon, Aranrhod e Blodeuwedd, a partir tanto do estudo da cultura celta quanto dos arquétipos sob a perspectiva junguiana. Através dessas análises, discute-se conceitos e interpretações do sagrado feminino, da construção da inferioridade social feminina e do papel do mito e das artes na revisão e reconstrução dessa identidade, dialogando com os estudos feministas. |
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As Deusas dos Ramos e o Sagrado FemininoThe godesses of the branches and the sacred feminineMabinogionarquétipossagrado femininofeminismomitologia celtaceltic mythologysacred femininefeminismarchetypesNo conjunto de lendas galesas intitulado O Mabinogion (séc. XIV-XV) encontram-se histórias que remetem ao passado pagão das tribos celtas que habitavam a Grã-Bretanha, registradas e modificadas após o processo de cristianização e a influência da estética medieval. O presente trabalho analisa três de suas proeminentes personagens femininas que provavelmente um dia possuíram status divino, Rhiannon, Aranrhod e Blodeuwedd, a partir tanto do estudo da cultura celta quanto dos arquétipos sob a perspectiva junguiana. Através dessas análises, discute-se conceitos e interpretações do sagrado feminino, da construção da inferioridade social feminina e do papel do mito e das artes na revisão e reconstrução dessa identidade, dialogando com os estudos feministas.In the group of Welsh legends called The Mabinogion (XIV-XV centuries) are found stories that relate to the pagan past of the Celtic tribes that inhabited Great Britain, registered and modified after the process of Christianisation and the influence of medieval aesthetics. This dissertation analyses three of its prominent female characters that probably once had divine status, Rhiannon, Aranrhod and Blodeuwedd, considering both the characteristics of Celtic culture and the study of the archetypes in Jungian perspective. Through these analyses, concepts and interpretations for the sacred feminine, the construction of female’s social inferiority and the part myhts and art can play at the revision and reconstruction of this identity are discussed, dialoguing with feminist studies.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Damm, Camila Goos [UNESP]2019-07-15T18:01:23Z2019-07-15T18:01:23Z2019-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18253600091847333004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:28:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:10:11.455735Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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