Estruturação de um manual geral de manutenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wendel Alves da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236325
Resumo: Este trabalho baseia-se no estudo da estrutura do Manual Geral de Manutenção (MGM), que é o manual empregado em ambiente de manutenção de operadores de transporte aéreo público. Tal estudo objetiva a aquisição do conhecimento necessário para a sugestão da disposição de capítulos de um MGM hipotético, condicionado às limitações de informações que são de fácil acesso, mediante a estrutura do hangar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de São João da Boa Vista, considerando-o como parte de uma empresa fictícia, denominada Táxi Aéreo Unesp. Para a obtenção dos conceitos acerca da elaboração do MGM hipotético, buscou-se o entendimento histórico das manutenções em aeronaves, bem como os diferentes tipos de manutenções existentes. Além disso, entendeu-se quais locais são destinados e permitidos de se realizar essas manutenções. Não obstante, identificou-se a existência de certificações pertinentes à prestação de serviços de manutenção, partindo-se da compreensão dos anexos criados e adotados pela ICAO e a exigência do cumprimento do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC), imposto pela ANAC, no Brasil. Diante dessas informações, analizou-se os regulamentos direcionados a empresas de transporte aéreo público nomeados RBAC n° 121 e RBAC n° 135, orientados para companhias aéreas (que fazem uso de aeronaves com certificação de capacidade máxima maior que 19 assentos para passageiros ou máxima carga paga acima de 3400 kg) e empresas de táxi aéreo (empresa de tranporte aéreo público que opera aeronaves com certificação de capacidade máxima de até 19 assentos para passageiros e capacidade máxima de até 3400 kg de carga paga), respectivamente. Ademais, verificou-se a disponibilidade de uma Instrução Suplementar, a IS n° 135.21-001, responsável por instruir quanto ao conteúdo necessário para a elaboração de um MGM destinado a empresa de taxi aéreo que opera exclusivamente aeronaves com configuração máxima para passageiros igual ou inferior a nove assentos. Com isso, foi possível o sugestionamento do conteúdo acerca dos capítulos de generalidade e de instalações e facilidades; capítulos estes considerados suficientes para exemplificar e demonstrar, na prática, os conhecimentos obtidos, diante das informações disponíveis. Conclui-se que o estudo dos regulamentos que permeiam a certificação para operadores de transporte público aéreo são primordiais e significativos para a compreensão do conteúdo em torno da estrutura de um MGM, bem como a análise da Instrução Suplementar recomendada pela agência reguladora da aviação civil brasileira.
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Não obstante, identificou-se a existência de certificações pertinentes à prestação de serviços de manutenção, partindo-se da compreensão dos anexos criados e adotados pela ICAO e a exigência do cumprimento do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC), imposto pela ANAC, no Brasil. Diante dessas informações, analizou-se os regulamentos direcionados a empresas de transporte aéreo público nomeados RBAC n° 121 e RBAC n° 135, orientados para companhias aéreas (que fazem uso de aeronaves com certificação de capacidade máxima maior que 19 assentos para passageiros ou máxima carga paga acima de 3400 kg) e empresas de táxi aéreo (empresa de tranporte aéreo público que opera aeronaves com certificação de capacidade máxima de até 19 assentos para passageiros e capacidade máxima de até 3400 kg de carga paga), respectivamente. Ademais, verificou-se a disponibilidade de uma Instrução Suplementar, a IS n° 135.21-001, responsável por instruir quanto ao conteúdo necessário para a elaboração de um MGM destinado a empresa de taxi aéreo que opera exclusivamente aeronaves com configuração máxima para passageiros igual ou inferior a nove assentos. Com isso, foi possível o sugestionamento do conteúdo acerca dos capítulos de generalidade e de instalações e facilidades; capítulos estes considerados suficientes para exemplificar e demonstrar, na prática, os conhecimentos obtidos, diante das informações disponíveis. Conclui-se que o estudo dos regulamentos que permeiam a certificação para operadores de transporte público aéreo são primordiais e significativos para a compreensão do conteúdo em torno da estrutura de um MGM, bem como a análise da Instrução Suplementar recomendada pela agência reguladora da aviação civil brasileira.This work is based on the study of the structure of the General Maintenance Manual (MGM), a manual used in the maintenance environment of public air transport operators. This study aims to acquire the necessary knowledge to suggest the arrangement of chapters of a hypothetical MGM, conditioned to the limitations of information that are easily accessible, through the hangar structure of the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus of São João da Boa Vista, considering it as part of a fictitious company, called Táxi Aéreo Unesp. In order to obtain the concepts about the elaboration of the hypothetical MGM, the historical understanding of aircraft maintenance was sought, as well as the different types of existing maintenance. In addition, it was understood which places are intended and allowed to carry out these maintenance. Nevertheless, the existence of certifications relevant to the provision of maintenance services was identified, based on the understanding of the annexes created and adopted by ICAO and the requirement to comply with the Brazilian Civil Aviation Regulation (RBAC), imposed by ANAC, in Brazil. In view of this information, the regulations aimed at public air transport companies named RBAC n° 121 and RBAC n° 135, aimed at airlines (which make use of aircraft with a maximum capacity certification greater than 19 seats for passengers or maximum payload above 3400 kg) and air taxi companies (a public air transport company that operates aircraft with a maximum capacity certification of up to 19 seats for passengers and a maximum capacity of up to 3400 kg payload), respectively. Furthermore, it was verified the availability of a Supplementary Instruction, IS n° 135.21-001, responsible for instructing as to the content necessary for the elaboration of an MGM for the air taxi company that exclusively operates aircraft with a maximum configuration for passengers equal to or less than nine seats. With this, it was possible to suggest the content about the generality and facilities chapters; these chapters are considered sufficient to exemplify and demonstrate, in practice, the knowledge obtained, given the available information. It is concluded that the study of the regulations that permeate the certification for public air transport operators are essential and significant for the understanding of the content around the structure of an MGM, as well as the analysis of the Supplementary Instruction recommended by the Brazilian civil aviation regulatory agency.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Leandra Isabel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Wendel Alves da2022-08-26T14:45:41Z2022-08-26T14:45:41Z2022-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:23:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236325Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-17T06:23:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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