Física moderna e contemporânea na formação inicial de professores de Física: sentidos produzidos e saberes mobilizados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193133 |
Resumo: | Tendo em vista as inúmeras lacunas em aberto no atual cenário do Ensino de Física, sobretudo no que tange aos aspectos ligados a Formação Inicial e Continuada de Professores e, ainda, a atual e iminente necessidade de trabalhar a Física Moderna e Contemporânea na educação básica, motivada pelo crescente desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade atual, assumimos o desafio de pesquisar como se dá a formação de licenciandos em Física em situação de estágio supervisionado, quando são submetidos ao desafio de organizar, planejar e executar um curso de Física Moderna e Contemporânea (FMC) para alunos do Ensino Médio de escolas públicas. Com o intuito de verificar os saberes docentes mobilizados e os sentidos produzidos nos discursos dos licenciandos, optamos por estabelecer como referencial teórico-metodológico a Análise de Discurso de vertente francesa de Michael Pêcheux. Essa escolha se deu por entendermos que os discursos mobilizados pelos discentes são carregados de vozes ideológicas oriundas dos discursos das disciplinas do curso e, ainda, podem trazer marcas discursivas das pesquisas em ensino de Física. Acompanhamos uma turma de licenciatura em Física durante o período equivalente aos quatro semestres, que correspondem a quatro disciplinas de estágio supervisionado, quando pudemos sintetizar suas produções para analisá- las sob o olhar de três grandes campos, a saber, o campo da pesquisa em educação em ciência, da formação de professores e da Análise de Discurso. Nossos resultados mostraram que, em grande parte, os licenciandos se filiam a alguns dos interdiscursos que circularam durante as disciplinas didáticopedagógicas em sua formação inicial, aliados aos discursos presentes na divulgação científica. Além disso, notamos a necessidade de que os cursos de formação de professores de Física distribuam de maneira mais uniforme durante a formação básica as disciplinas ligadas ao conhecimento de FMC, para que desta forma os licenciandos possam ter contato com estes conteúdos o mais breve possível. Portanto, apresentamos evidências de que o curso de licenciatura em Física afeta a construção dos saberes docentes e, sobretudo, a produção de sentidos dos licenciandos quando submetidos ao desafio da regência. Notamos, ainda, que os licenciandos estão abertos a experimentar, na prática, o que se produz de conhecimento científico na área de Educação para a Ciência, porém, necessitam de estímulos das disciplinas durante a formação inicial. |
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Física moderna e contemporânea na formação inicial de professores de Física: sentidos produzidos e saberes mobilizadosModern and contemporary physics in the initial training of Physics teachers: senses produced and knowledge mobilizedFísica moderna y contemporánea en la formación inicial de profesores de física: sentidos producidos y conocimiento movilizadoFísica moderna e contemporâneaFormação inicial de professoresEstagio supervisionadoAnálise de DiscursoModern and contemporary PhysicsTeacher trainingSupervised internshipDiscourse analysisTendo em vista as inúmeras lacunas em aberto no atual cenário do Ensino de Física, sobretudo no que tange aos aspectos ligados a Formação Inicial e Continuada de Professores e, ainda, a atual e iminente necessidade de trabalhar a Física Moderna e Contemporânea na educação básica, motivada pelo crescente desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade atual, assumimos o desafio de pesquisar como se dá a formação de licenciandos em Física em situação de estágio supervisionado, quando são submetidos ao desafio de organizar, planejar e executar um curso de Física Moderna e Contemporânea (FMC) para alunos do Ensino Médio de escolas públicas. Com o intuito de verificar os saberes docentes mobilizados e os sentidos produzidos nos discursos dos licenciandos, optamos por estabelecer como referencial teórico-metodológico a Análise de Discurso de vertente francesa de Michael Pêcheux. Essa escolha se deu por entendermos que os discursos mobilizados pelos discentes são carregados de vozes ideológicas oriundas dos discursos das disciplinas do curso e, ainda, podem trazer marcas discursivas das pesquisas em ensino de Física. Acompanhamos uma turma de licenciatura em Física durante o período equivalente aos quatro semestres, que correspondem a quatro disciplinas de estágio supervisionado, quando pudemos sintetizar suas produções para analisá- las sob o olhar de três grandes campos, a saber, o campo da pesquisa em educação em ciência, da formação de professores e da Análise de Discurso. Nossos resultados mostraram que, em grande parte, os licenciandos se filiam a alguns dos interdiscursos que circularam durante as disciplinas didáticopedagógicas em sua formação inicial, aliados aos discursos presentes na divulgação científica. Além disso, notamos a necessidade de que os cursos de formação de professores de Física distribuam de maneira mais uniforme durante a formação básica as disciplinas ligadas ao conhecimento de FMC, para que desta forma os licenciandos possam ter contato com estes conteúdos o mais breve possível. Portanto, apresentamos evidências de que o curso de licenciatura em Física afeta a construção dos saberes docentes e, sobretudo, a produção de sentidos dos licenciandos quando submetidos ao desafio da regência. Notamos, ainda, que os licenciandos estão abertos a experimentar, na prática, o que se produz de conhecimento científico na área de Educação para a Ciência, porém, necessitam de estímulos das disciplinas durante a formação inicial.In view of the open gaps in the current scenario of physics teaching, especially in relation to the aspects related to initial and continuing teacher education and still, the current and imminent need to work modern and contemporary physics in basic education, motivated by the growing scientific and technological development of the current society, we embark on the challenge of researching how the training of undergraduate students in a supervised internship situation is given, when they are subjected to the challenge of Organize, plan and execute a course of modern and contemporary physics (FMC) for high school students from public schools. In order to verify the mobilized teaching knowledge and the meanings produced in the speeches of the undergraduate students, we chose to establish as methodological theoretical framework The discourse analysis of the French aspect of Michael Pêcheux, this choice was made Because we understand that the discourses mobilized by the students are loaded with ideological voices originating from the discourses of the course disciplines. We followed a bachelor's degree in physics during the period equivalent to four years, which correspond to four disciplines of supervised internship, where we were able to synthesize their productions to analyze them under the gaze of three large fields, namely the field of research in science education, teacher training and discourse analysis. Our results showed that, in large part, the undergraduate students joined some of the interdiscourses that circulated during the didactic-pedagogical disciplines in their initial formation, allied to the discourses present in the scientific dissemination. In addition, we note the need for teacher training courses to distribute in a more uniform manner during basic training the disciplines related to the knowledge of FMC. Therefore, we present evidences that the undergraduate course in physics affects the construction of teaching knowledge and, especially in the production of meanings of the undergraduate students when submitted to regency. We also note that the undergraduate students are open to experiencing, in practice, what is produced from scientific knowledge in the area of education for science.En vista de las numerosas brechas abiertas en el escenario de enseñanza actual, Física, especialmente con respecto a aspectos relacionados con el entrenamiento inicial y Educación continua y, aún, la necesidad actual e inminente de trabajar Física moderna y contemporánea en educación básica, motivada por el crecimiento desarrollo científico y tecnológico de la sociedad actual, asumimos el desafío de investigar la formación de estudiantes de pregrado en física en situación de pasantía supervisada, cuando se someten al desafío de organizar, planificar y ejecutar un curso de física moderna y contemporánea (FMC) para estudiantes de secundaria de escuelas públicas. Para verificar el conocimiento docente movilizado y los significados producidos en los discursos de la graduados, elegimos establecer como marco teórico-metodológico el Análisis del discurso del capítulo francés por Michael Pêcheux. Esta eleccion entendimos que los discursos movilizados por los estudiantes son cargado de voces ideológicas de los discursos de las asignaturas y, sin embargo, pueden aportar marcas discursivas de investigación en la enseñanza de la física. Acompañamos a una clase de estudiantes de pregrado en Física durante el período. equivalente a los cuatro semestres, que corresponden a cuatro disciplinas de pasantía supervisada, cuando podríamos sintetizar sus producciones para el análisis bajo la mirada de tres campos principales, a saber, el campo de investigación en educación científica, formación del profesorado y análisis del discurso. Nuestros resultados mostraron que, en gran medida, los graduados se unen Algunos de los interdiscursos que circularon durante las disciplinas didáctico-pedagógicas en su formación inicial, aliados a los discursos presentes en el divulgación científica Además, observamos la necesidad de cursos de capacitación. formación de profesores de física para distribuir de manera más uniforme en todo entrenamiento básico las disciplinas relacionadas con el conocimiento de FMC, para que esto para que los licenciatarios puedan tener contacto con estos contenidos lo antes posible posible. Por lo tanto, presentamos evidencia de que el curso de pregrado en La física afecta la construcción del conocimiento docente y, sobre todo, la producción de los sentidos de los estudiantes de pregrado cuando se someten al desafío de la regencia. Nosotros notamos, también, que los licenciantes están abiertos a experimentar, en la práctica, qué produce conocimiento científico en el área de Educación para la Ciencia, sin embargo, necesitan estímulo de las disciplinas durante el entrenamiento inicial.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bicalho, Frederico da Silva2020-08-06T18:01:55Z2020-08-06T18:01:55Z2020-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19313333004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:28:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193133Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:13:21.474311Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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