Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hummel, Eromi Izabel [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Deliberato, Débora [UNESP], Manzini, Eduardo José [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139768
Resumo: As políticas públicas educacionais, especificamente as voltadas para Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, propõem a instalação de Salas de Recursos Multifuncionais nos espaços escolares que apresentam alunos com deficiências, disponibilizando diversos recursos tecnológicos. O trabalho tem por objetivos identificar as Salas de Recursos Multifuncionais implantadas em uma rede municipal de educação no estado do Paraná, e o conhecimento dos professores que atuam nestas salas a respeito da Comunicação Suplementar e Alternativa. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário de Tecnologia Assistiva para Educação, roteiro de entrevista semiestruturada e registro fotográfico. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais de diferentes escolas geograficamente localizadas. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas e as entrevistas forma analisadas com nos estudos de Bardin (2004).
id UNSP_289fcfdb7407292ae7673e44412f3cac
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139768
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionaisAs políticas públicas educacionais, especificamente as voltadas para Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, propõem a instalação de Salas de Recursos Multifuncionais nos espaços escolares que apresentam alunos com deficiências, disponibilizando diversos recursos tecnológicos. O trabalho tem por objetivos identificar as Salas de Recursos Multifuncionais implantadas em uma rede municipal de educação no estado do Paraná, e o conhecimento dos professores que atuam nestas salas a respeito da Comunicação Suplementar e Alternativa. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário de Tecnologia Assistiva para Educação, roteiro de entrevista semiestruturada e registro fotográfico. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais de diferentes escolas geograficamente localizadas. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas e as entrevistas forma analisadas com nos estudos de Bardin (2004).Secretaria Municipal de Educação de LondrinaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educacao Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Secretaria Municipal de Educação de LondrinaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hummel, Eromi Izabel [UNESP]Deliberato, Débora [UNESP]Manzini, Eduardo José [UNESP]2016-06-28T17:31:38Z2016-06-28T17:31:38Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4800-4812application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4800-48129708-2011http://hdl.handle.net/11449/139768ISSN2236-9708-2011-4800-4812.pdf51540633753335369155295594995876porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139768Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais
title Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais
spellingShingle Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais
Hummel, Eromi Izabel [UNESP]
title_short Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais
title_full Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais
title_fullStr Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais
title_full_unstemmed Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais
title_sort Comunicação suplementar e alternativa: o saber dos professores das salas de recursos multifuncionais
author Hummel, Eromi Izabel [UNESP]
author_facet Hummel, Eromi Izabel [UNESP]
Deliberato, Débora [UNESP]
Manzini, Eduardo José [UNESP]
author_role author
author2 Deliberato, Débora [UNESP]
Manzini, Eduardo José [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Secretaria Municipal de Educação de Londrina
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Hummel, Eromi Izabel [UNESP]
Deliberato, Débora [UNESP]
Manzini, Eduardo José [UNESP]
description As políticas públicas educacionais, especificamente as voltadas para Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, propõem a instalação de Salas de Recursos Multifuncionais nos espaços escolares que apresentam alunos com deficiências, disponibilizando diversos recursos tecnológicos. O trabalho tem por objetivos identificar as Salas de Recursos Multifuncionais implantadas em uma rede municipal de educação no estado do Paraná, e o conhecimento dos professores que atuam nestas salas a respeito da Comunicação Suplementar e Alternativa. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário de Tecnologia Assistiva para Educação, roteiro de entrevista semiestruturada e registro fotográfico. Participaram da pesquisa cinco professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais de diferentes escolas geograficamente localizadas. Os resultados foram apresentados por meio de tabelas e as entrevistas forma analisadas com nos estudos de Bardin (2004).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:38Z
2016-06-28T17:31:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4800-4812
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139768
ISSN2236-9708-2011-4800-4812.pdf
5154063375333536
9155295594995876
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139768
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4800-4812
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-4800-4812.pdf
5154063375333536
9155295594995876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4800-4812
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128121394692096