Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182304 |
Resumo: | Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca de conceitos como teatralidade, performatividade, espaço performático, e o lugar do ritual para pensar processos artístico-pedagógicos na interface com uma metodologia de natureza cartográfica, onde o pesquisador se insere no contexto da pesquisa. Para tanto, utilizo-me de minha experiência na educação, do trabalho de campo realizado com educadores de contextos diversos, bem como da experiência no Laboratório Dramaturgias Contemporâneo em Educação, por mim desenvolvido ao longo da pesquisa. Problematizo assim, a experiência do jogo teatral enquanto repertório e as (re)escrituras da experiência vivida como práticas de arquivo. Proponho pensar práticas corporificadas na educação a partir dos conceitos de arquivo e repertório, de modo a propor uma dramaturgia (roteiro) da sala de aula que revele relações e tensões entre ética, estética e política. Busco demonstrar o potencial de se ler a escola, de projetá-la como entre-lugar, espaço liminar ou performático prenhe de imagens por meio da utilização da ferramenta de análise conceitual “como se fosse performance”. Para tanto, apresento e desenvolvo o conceito de microimagens, uma técnica de montagem tecida pelo olhar, que pode ser uma forma de registro a serviço do professor que deseja poetizar a escola, e como uma forma poética de transformação de si. |
id |
UNSP_28f4be8fcf5e053abac8db6112111428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/182304 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolarDramaturgias en educación: poéticas performativas en el cotidiano escolarTeatroEducaçãoPerformanceArquivoPoéticaTeatroEducaciónPerformanceArchivoPoéticaEsta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca de conceitos como teatralidade, performatividade, espaço performático, e o lugar do ritual para pensar processos artístico-pedagógicos na interface com uma metodologia de natureza cartográfica, onde o pesquisador se insere no contexto da pesquisa. Para tanto, utilizo-me de minha experiência na educação, do trabalho de campo realizado com educadores de contextos diversos, bem como da experiência no Laboratório Dramaturgias Contemporâneo em Educação, por mim desenvolvido ao longo da pesquisa. Problematizo assim, a experiência do jogo teatral enquanto repertório e as (re)escrituras da experiência vivida como práticas de arquivo. Proponho pensar práticas corporificadas na educação a partir dos conceitos de arquivo e repertório, de modo a propor uma dramaturgia (roteiro) da sala de aula que revele relações e tensões entre ética, estética e política. Busco demonstrar o potencial de se ler a escola, de projetá-la como entre-lugar, espaço liminar ou performático prenhe de imagens por meio da utilização da ferramenta de análise conceitual “como se fosse performance”. Para tanto, apresento e desenvolvo o conceito de microimagens, uma técnica de montagem tecida pelo olhar, que pode ser uma forma de registro a serviço do professor que deseja poetizar a escola, e como uma forma poética de transformação de si.Esta tesis realiza una investigación bibliográfica sobre los conceptos teatralidad, performatividad, espacio performativo y discute también el lugar del ritual con la intención de pensar procesos artístico-pedagógicos en interfaz con una metodología de naturaleza cartográfica en la que el investigador se insertaen el contexto de la investigación. Para la realización del trabajo de campo con educadores de diferentes contextos fue fundamental mi propia experiencia en el ámbitode la educación, sobre todo para la creación del Laboratorio Dramaturgias Contemporáneas en Educación, por mí desarrollado a lo largo de la investigación y donde se dieron las experiencias analizadas. Para repensar la experiencia del juego teatral como repertorio, propongo las (re) escrituras de la experiencia vivida como prácticas de archivo, recurso para pensar prácticas encarnadasen el cotidiano escolara partir de los conceptos de archivo y repertorio. Com ellose proponela construcción deuna dramaturgia (guión) de aula que revele lasrelaciones y tensiones entre ética, estética y política. Busco demostrar el potencial de leer la escuela tomándola como un espacio liminar o performativo, fértil de imágenes que se pueden capturar a travésde la herramienta de análisis conceptual "como si fuera performance".Para ello, presento y desarrollo el concepto de ―microimágenes‖, que consiste en una técnica de montaje tejida por la mirada, una forma de registro que permite al profesor poetizar la escuela, si así lo desea, como también puede ser una forma poética de transformación de sí.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Marianna Francisca Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vianna, Letícia Leonardi [UNESP]2019-06-13T18:06:09Z2019-06-13T18:06:09Z2019-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18230400091766133004013063P43115864632538520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar Dramaturgias en educación: poéticas performativas en el cotidiano escolar |
title |
Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar |
spellingShingle |
Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar Vianna, Letícia Leonardi [UNESP] Teatro Educação Performance Arquivo Poética Teatro Educación Performance Archivo Poética |
title_short |
Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar |
title_full |
Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar |
title_fullStr |
Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar |
title_sort |
Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar |
author |
Vianna, Letícia Leonardi [UNESP] |
author_facet |
Vianna, Letícia Leonardi [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Marianna Francisca Martins [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Letícia Leonardi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Educação Performance Arquivo Poética Teatro Educación Performance Archivo Poética |
topic |
Teatro Educação Performance Arquivo Poética Teatro Educación Performance Archivo Poética |
description |
Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca de conceitos como teatralidade, performatividade, espaço performático, e o lugar do ritual para pensar processos artístico-pedagógicos na interface com uma metodologia de natureza cartográfica, onde o pesquisador se insere no contexto da pesquisa. Para tanto, utilizo-me de minha experiência na educação, do trabalho de campo realizado com educadores de contextos diversos, bem como da experiência no Laboratório Dramaturgias Contemporâneo em Educação, por mim desenvolvido ao longo da pesquisa. Problematizo assim, a experiência do jogo teatral enquanto repertório e as (re)escrituras da experiência vivida como práticas de arquivo. Proponho pensar práticas corporificadas na educação a partir dos conceitos de arquivo e repertório, de modo a propor uma dramaturgia (roteiro) da sala de aula que revele relações e tensões entre ética, estética e política. Busco demonstrar o potencial de se ler a escola, de projetá-la como entre-lugar, espaço liminar ou performático prenhe de imagens por meio da utilização da ferramenta de análise conceitual “como se fosse performance”. Para tanto, apresento e desenvolvo o conceito de microimagens, uma técnica de montagem tecida pelo olhar, que pode ser uma forma de registro a serviço do professor que deseja poetizar a escola, e como uma forma poética de transformação de si. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13T18:06:09Z 2019-06-13T18:06:09Z 2019-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/182304 000917661 33004013063P4 3115864632538520 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/182304 |
identifier_str_mv |
000917661 33004013063P4 3115864632538520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546437951094784 |