Investigação das relações entre voz, produção e percepção da fala de crianças e adolescentes deficientes auditivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flávia Rodrigues dos [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191862
Resumo: Introdução: A compreensão das relações entre voz, produção e percepção da fala, de forma concomitante, de crianças e adolescentes que utilizam aparelho de amplificação sonora individual (AASI) ou implante coclear (IC), assim como a investigação de quais aspectos vocais e da fala estão envolvidos nestas relações, poderá subsidiar condutas relacionadas ao processo de reabilitação auditiva e aprofundar os conhecimentos existentes, relativos ao impacto da percepção da fala na voz e na produção da fala deste grupo. Objetivo: Investigar as relações entre a voz, a produção e a percepção da fala de crianças e adolescentes com perda auditiva, que utilizam aparelho de amplificação sonora individual ou implante coclear. Método: Participaram do estudo 15 crianças e adolescentes que utilizavam AASI ou IC. Foi realizada a avaliação vocal, por meio do Protocolo de Avaliação de Voz do Deficiente Auditivo – PAV-DA e da análise acústica, utilizando o software Multi-Dimensional Voice Program – MDVP. A produção da fala foi avaliada pela prova de fonologia do Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática – ABFW, analisando-se o índice de Porcentagem de Consoantes Corretas Revisado – PCC-r e pela inteligibilidade da fala espontânea, com o uso de uma escala likert. A percepção da fala foi avaliada com a Lista de palavras como procedimento de avaliação da percepção dos sons da fala para crianças deficientes auditivas, Lista de sentenças em português para avaliação da percepção da fala em crianças e Lista de sentenças construídas na língua portuguesa. Os dados obtidos foram analisados descritivamente e por meio do Teste de Mann-Whitney e de Correlação de Spearman. Resultados: A maioria dos aspectos vocais encontraram-se dentro dos padrões de normalidade, com exceção dos parâmetros ressonância hipernasal, tensão, rugosidade e grau geral da vogal /a/, soprosidade e grau geral da fala encadeada e ressonância hiponasal, soprosidade e grau geral da fala espontânea, os quais apresentaram médias que corresponderam a um desvio discreto. O PCC-r da imitação e da nomeação de todo o grupo foi de 88,94% e 88,22%, respectivamente, sendo que 11 participantes apresentaram inteligibilidade boa e quatro obtiveram grau regular/insuficiente. Foram encontrados escores médios de reconhecimento de fonemas, palavras e sentenças de respectivamente 88,86%, 77,33%, 76,93%. A percepção da fala se correlacionou com aspectos como, grau geral, soprosidade, pitch, instabilidade, ressonância hipernasal, anterior e posterior, frequência fundamental, shimmer e relação harmônico-ruído da voz do grupo de participantes e com os índices de PCC-r das provas de imitação e nomeação, assim como com o grau de inteligibilidade da fala. Além disso, houve correlações entre parâmetros vocais, como grau geral, soprosidade, instabilidade, loudness, ressonância laríngea, hiponasal e anterior e o PCC-r das provas de imitação e nomeação e ainda, o grau de inteligibilidade da fala. Conclusão: Observaram-se relações entre a voz, a produção e a percepção da fala do grupo estudado de crianças e adolescentes que utilizam AASI ou IC.
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Objetivo: Investigar as relações entre a voz, a produção e a percepção da fala de crianças e adolescentes com perda auditiva, que utilizam aparelho de amplificação sonora individual ou implante coclear. Método: Participaram do estudo 15 crianças e adolescentes que utilizavam AASI ou IC. Foi realizada a avaliação vocal, por meio do Protocolo de Avaliação de Voz do Deficiente Auditivo – PAV-DA e da análise acústica, utilizando o software Multi-Dimensional Voice Program – MDVP. A produção da fala foi avaliada pela prova de fonologia do Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática – ABFW, analisando-se o índice de Porcentagem de Consoantes Corretas Revisado – PCC-r e pela inteligibilidade da fala espontânea, com o uso de uma escala likert. A percepção da fala foi avaliada com a Lista de palavras como procedimento de avaliação da percepção dos sons da fala para crianças deficientes auditivas, Lista de sentenças em português para avaliação da percepção da fala em crianças e Lista de sentenças construídas na língua portuguesa. Os dados obtidos foram analisados descritivamente e por meio do Teste de Mann-Whitney e de Correlação de Spearman. Resultados: A maioria dos aspectos vocais encontraram-se dentro dos padrões de normalidade, com exceção dos parâmetros ressonância hipernasal, tensão, rugosidade e grau geral da vogal /a/, soprosidade e grau geral da fala encadeada e ressonância hiponasal, soprosidade e grau geral da fala espontânea, os quais apresentaram médias que corresponderam a um desvio discreto. O PCC-r da imitação e da nomeação de todo o grupo foi de 88,94% e 88,22%, respectivamente, sendo que 11 participantes apresentaram inteligibilidade boa e quatro obtiveram grau regular/insuficiente. Foram encontrados escores médios de reconhecimento de fonemas, palavras e sentenças de respectivamente 88,86%, 77,33%, 76,93%. A percepção da fala se correlacionou com aspectos como, grau geral, soprosidade, pitch, instabilidade, ressonância hipernasal, anterior e posterior, frequência fundamental, shimmer e relação harmônico-ruído da voz do grupo de participantes e com os índices de PCC-r das provas de imitação e nomeação, assim como com o grau de inteligibilidade da fala. Além disso, houve correlações entre parâmetros vocais, como grau geral, soprosidade, instabilidade, loudness, ressonância laríngea, hiponasal e anterior e o PCC-r das provas de imitação e nomeação e ainda, o grau de inteligibilidade da fala. Conclusão: Observaram-se relações entre a voz, a produção e a percepção da fala do grupo estudado de crianças e adolescentes que utilizam AASI ou IC.Introduction: The concomitant comprehension of the relations among voice, speech production and speech perception of children and adolescents who underwent to hearing aids (HA) or cochlear implants (CI), as well as the investigation of which vocal and speech aspects are involved in these relationships, may subsidize conducts related to the auditory rehabilitation process and intensify the existing knowledge regarding the impact of speech perception on voice and speech production of this group. Objective: To investigate the relationship among the voice, speech production and speech perception of children and adolescents with hearing loss, who use a hearing aid or cochlear implant. Methods: Fifteen children and adolescents who have used HA or CI participated in the study. The vocal assessment was performed, using the Protocol for the Evaluation of Voice in Subjects with Hearing Impairment – PEV–SHI, and acoustic analysis, using Multi-Dimensional Voice Program – MDVP software. Speech production was assessed by the phonology test “Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática” – ABFW, analyzing the Percentage of Consonants Correct–Revised index – PCC-r and through the intelligibility of spontaneous speech, using a Likert scale. Speech perception was assessed using the “Lista de palavras como procedimento de avaliação da percepção dos sons da fala para crianças deficientes auditivas”, “Lista de sentenças em português para avaliação da percepção da fala em crianças”, and “Lista de sentenças construídas na língua portuguesa”. The data collected were analyzed descriptively, and using the Mann-Whitney test and Spearman's correlation test. Results: Most of the vocal parameters were within the normal range, except for the parameters: hypernasal resonance, strain, roughness and general grade of the vowel /a/, breathiness and general grade of the sequential speech, and e hyponasal resonance, breathiness and general grade of the spontaneous speech, which are the media that correspond to a slight deviation. The PCC-r for the imitation and nomination of the entire group was 88.94% and 88.22%, respectively, 11 participants had good intelligibility and four had a regular/insufficient degree. Recognition of phoneme, word and sentence scores were found respectively, 88.86%, 77.33%, 76.93%. Speech perception correlated with aspects such as general grade, breathiness, pitch, instability, hypernasal, anterior and posterior resonance, fundamental frequency, shimmer and NHR of the voice of the group of participants and the PCC-r index of the imitation and nomination tests, as well as the degree of speech intelligibility. Also, there were correlations between vocal parameters, such as general grade, breathiness, instability, loudness, laryngeal, hyponasal and anterior resonance and the PCC-r index concerning the imitation and nomination tests and the degree of speech intelligibility. Conclusion: Relationships were observed among the voice, speech production and speech perception of the studies group of children and adolescents who use HA or CI.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fabbron, Eliana Maria Gradim [UNESP]Delgado-Pinheiro, Eliane Maria Carrit [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Flávia Rodrigues dos [UNESP]2020-03-16T12:48:01Z2020-03-16T12:48:01Z2020-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19186200092966633004110045P759988332402675270000-0001-5197-0347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-30T06:14:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191862Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-30T06:14:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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