A aprendizagem cooperativa no trabalho com os conteúdos curriculares em um primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunatti, Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244377
Resumo: Esta pesquisa está fundamentada na perspectiva cognitivo-evolutiva e em teóricos da Aprendizagem Cooperativa, que apresentam seu conceito, benefícios e aplicabilidade de seus procedimentos, no contexto escolar, em diferentes níveis de ensino. Teve como objetivo geral compreender como a Aprendizagem Cooperativa pode favorecer o desenvolvimento de competências cooperativas e o trabalho com os conteúdos curriculares, em crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. E, como objetivos específicos, teve a intenção de elaborar e desenvolver uma intervenção com procedimentos da Aprendizagem Cooperativa, com foco no material didático oficial adotado pela escola participante; analisar a eficácia dessa proposta para o trabalho dos diferentes conteúdos curriculares e o desenvolvimento de habilidades cooperativas. A investigação consistiu em um estudo de natureza interventiva, e foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo, na qual a pesquisadora atuava como professora titular da sala. Tratou-se de um delineamento quase experimental, em série temporal, no qual se procurou verificar o efeito da variável independente (uma intervenção com procedimentos da Aprendizagem Cooperativa) sobre as variáveis dependentes (habilidades cooperativas). Os participantes da intervenção foram 18 alunos de cinco a sete anos, sendo sete meninas e 11 meninos. Para avaliação, esta pesquisa considerou o resultado de pré- e pós-testes dos estudantes participantes, assim como as produções realizadas em sala e observações decorrentes, as quais foram analisadas processualmente. Foram desenvolvidas atividades com procedimentos da AC, nos três bimestres, passando pelas etapas de formação do grupo, identidade grupal e aplicação de técnicas cooperativas para o trabalho com os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História. Após a intervenção e analisados os dados coletados nas testagens pré-teste (Tempo 1) e pós-teste (Tempo final), evidenciou-se que os resultados foram estatisticamente significantes em relação aos avanços das crianças, tanto nas habilidades de formação quanto nas de funcionamento. Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento do trabalho cooperativo em sala de aula, pois oferecem a oportunidade de práticas de diálogo e trocas de experiências. Além disso, proporcionam situações de resolução de conflitos do cotidiano escolar, as quais resultam em processos democráticos de discussão e respeito mútuo, por meio das interações, o que contribuiu para a qualidade as relações interpessoais entre as crianças, na sala de aula. Quanto ao trabalho com os conteúdos evidenciou-se que é possível desenvolvê-los com os procedimentos da AC, e que as crianças, demonstraram interesse e satisfação ao término das tarefas propostas, ou seja, sentiram-se motivadas a estudarem os assuntos abordados. Outro avanço considerado importante foi em relação à autopercepção e à responsabilidade individual dos estudantes, diante dos seus companheiros de sala de aula, pelas quais contribuíram para o bom funcionamento dos grupos e melhoria na qualidade de interações cotidianas entre as crianças.
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spelling A aprendizagem cooperativa no trabalho com os conteúdos curriculares em um primeiro ano do ensino fundamental de uma escola públicaCooperative learning in the enforcement with curricular contents in a first degree of a public elementary schoolEnsino fundamentalConteúdos curricularesAprendizagem cooperativaHabilidades cooperativasElementary schoolCurriculum contentCooperative learningCooperative skillsEsta pesquisa está fundamentada na perspectiva cognitivo-evolutiva e em teóricos da Aprendizagem Cooperativa, que apresentam seu conceito, benefícios e aplicabilidade de seus procedimentos, no contexto escolar, em diferentes níveis de ensino. Teve como objetivo geral compreender como a Aprendizagem Cooperativa pode favorecer o desenvolvimento de competências cooperativas e o trabalho com os conteúdos curriculares, em crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. E, como objetivos específicos, teve a intenção de elaborar e desenvolver uma intervenção com procedimentos da Aprendizagem Cooperativa, com foco no material didático oficial adotado pela escola participante; analisar a eficácia dessa proposta para o trabalho dos diferentes conteúdos curriculares e o desenvolvimento de habilidades cooperativas. A investigação consistiu em um estudo de natureza interventiva, e foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo, na qual a pesquisadora atuava como professora titular da sala. Tratou-se de um delineamento quase experimental, em série temporal, no qual se procurou verificar o efeito da variável independente (uma intervenção com procedimentos da Aprendizagem Cooperativa) sobre as variáveis dependentes (habilidades cooperativas). Os participantes da intervenção foram 18 alunos de cinco a sete anos, sendo sete meninas e 11 meninos. Para avaliação, esta pesquisa considerou o resultado de pré- e pós-testes dos estudantes participantes, assim como as produções realizadas em sala e observações decorrentes, as quais foram analisadas processualmente. Foram desenvolvidas atividades com procedimentos da AC, nos três bimestres, passando pelas etapas de formação do grupo, identidade grupal e aplicação de técnicas cooperativas para o trabalho com os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História. Após a intervenção e analisados os dados coletados nas testagens pré-teste (Tempo 1) e pós-teste (Tempo final), evidenciou-se que os resultados foram estatisticamente significantes em relação aos avanços das crianças, tanto nas habilidades de formação quanto nas de funcionamento. Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento do trabalho cooperativo em sala de aula, pois oferecem a oportunidade de práticas de diálogo e trocas de experiências. Além disso, proporcionam situações de resolução de conflitos do cotidiano escolar, as quais resultam em processos democráticos de discussão e respeito mútuo, por meio das interações, o que contribuiu para a qualidade as relações interpessoais entre as crianças, na sala de aula. Quanto ao trabalho com os conteúdos evidenciou-se que é possível desenvolvê-los com os procedimentos da AC, e que as crianças, demonstraram interesse e satisfação ao término das tarefas propostas, ou seja, sentiram-se motivadas a estudarem os assuntos abordados. Outro avanço considerado importante foi em relação à autopercepção e à responsabilidade individual dos estudantes, diante dos seus companheiros de sala de aula, pelas quais contribuíram para o bom funcionamento dos grupos e melhoria na qualidade de interações cotidianas entre as crianças.This research is based on the cognitive-evolutionary perspective and on Cooperative Learning (CL) theorists, who present its concept, benefits, and applicability of its procedures on educational environment, at different levels of education. The main objective was to comprehend how Cooperative Learning can support the development of cooperative skills and the enforcement with the curricular contents in children of the first year of Elementary School. As specific objectives, the intention was to elaborate and develop an intervention about Cooperative Learning procedures, focusing on the official teaching material applied by the participating school; to analyze the effectiveness of this proposal for the work of the different curricular contents and the development of cooperative skills. The research consisted of an interventional study and was applied to a first grade Elementary School class in a local school in a countryside city of São Paulo State, in which the researcher acts as headteacher of the room. This was a quasi-experimental design, in time series, in which it was pursued to verify the effectiveness of the independent variable (an intervention with Cooperative Learning procedures) on the dependent variables (cooperative skills). The participants in the intervention was consisted by 18 primary students between five and seven years old, seven girls and 11 boys. For evaluation, this research considered the results of pre and post-tests of the participating students, thereby the productions accomplished in the classroom and the resulting observations, which were analyzed procedurally. Activities were developed with CL procedures, during three bimesters, trespassing through the stages of group formation, group identity, and application of cooperative techniques to assignment with the contents of Portuguese Language, Mathematics, Science and History. Afterwards the intervention and analyzing the data collected from the pre-test (Time 1) and post-test (Time 2), it was evidenced that the results were statistically significant in relation to the children's advances in both training and functioning skills. These skills are essential for the development of cooperative work in the classroom scholar conflicts, as they enable the opportunity for dialogue and exchange of experiences. In addition, they provide situations of conflict resolution in everyday school life conflicts, which result in democratic processes of discussion and mutual respect, through interactions, which contributed to the quality of interpersonal relationships among children in the classroom. As for the work with the contents, it was evidenced the possibility of developing them with the CL procedures, and children demonstrated interest and enjoyment at the closing of the proposed tasks, i.e., they felt motivated to study the subjects. Another important advancement was in regarding to the students' self-perception and individual responsibility towards their classmates, which contributed to the groups well-functioning and improvement in the quality of children daily interactions.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Alessandra de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brunatti, Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral2023-07-04T20:11:30Z2023-07-04T20:11:30Z2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBRUNATTI, Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral. A aprendizagem cooperativa no trabalho com os conteúdos curriculares em um primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública. 2023. 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