O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244449 |
Resumo: | Este trabalho estudou o impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de Pedagogia Afetiva e em como as emoções contagiaram as crianças. Essa pesquisa teve como objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre a relação professor- aluno e sua interferência no desenvolvimento das emoções. Fazendo uso da abordagem qualitativa baseada no aprofundamento da compreensão e a visão do teórico, a metodologia foi baseada em levantamentos bibliográficos sobre a vida e obras de Henri Wallon com ênfase em sua Teoria das emoções. Traz uma breve análise sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua função de valorizar a dimensão afetiva da criança no ambiente escolar. Diante da pesquisa é concluído que a parte cognitiva e a parte afetiva são interligadas, e as emoções impactam o desenvolvimento pleno da criança, a mesma precisa estar em um ambiente acolhedor e amável onde a relação professor-aluno é a base fundamental. |
id |
UNSP_293d05d0031a5128a64c3c78b3682f76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244449 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetivaThe impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of affective pedagogyHenri WallonRelação professor-alunoEmoçãoAfetividadeTeacher-student relationshipEmotionAffectivityEste trabalho estudou o impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de Pedagogia Afetiva e em como as emoções contagiaram as crianças. Essa pesquisa teve como objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre a relação professor- aluno e sua interferência no desenvolvimento das emoções. Fazendo uso da abordagem qualitativa baseada no aprofundamento da compreensão e a visão do teórico, a metodologia foi baseada em levantamentos bibliográficos sobre a vida e obras de Henri Wallon com ênfase em sua Teoria das emoções. Traz uma breve análise sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua função de valorizar a dimensão afetiva da criança no ambiente escolar. Diante da pesquisa é concluído que a parte cognitiva e a parte afetiva são interligadas, e as emoções impactam o desenvolvimento pleno da criança, a mesma precisa estar em um ambiente acolhedor e amável onde a relação professor-aluno é a base fundamental.This study examined the impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of Affective Pedagogy and how emotions affect children. The objective was to conduct a bibliographic analysis of the teacher-student relationship and its interference with emotional development. Using a qualitative approach, the methodology focused on bibliographic surveys of Henri Wallon's life and works, with an emphasis on his theory of emotions. The study includes a brief analysis of the National Common Curricular Base and its role in valuing the affective dimension of the child in the school environment. Based on the research, it is concluded that the cognitive and affective parts are interconnected, and emotions impact the full development of the child. The child needs to be in a warm and cozy environment where the teacher-student relationship is the fundamental basis.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Luana Priscila de [UNESP]Aiascida, Tais Harume2023-07-07T13:38:22Z2023-07-07T13:38:22Z2023-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-29T06:12:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244449Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:00:35.497895Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva The impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of affective pedagogy |
title |
O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva |
spellingShingle |
O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva Aiascida, Tais Harume Henri Wallon Relação professor-aluno Emoção Afetividade Teacher-student relationship Emotion Affectivity |
title_short |
O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva |
title_full |
O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva |
title_fullStr |
O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva |
title_full_unstemmed |
O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva |
title_sort |
O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva |
author |
Aiascida, Tais Harume |
author_facet |
Aiascida, Tais Harume |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, César Donizetti Pereira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) Oliveira, Luana Priscila de [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aiascida, Tais Harume |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Henri Wallon Relação professor-aluno Emoção Afetividade Teacher-student relationship Emotion Affectivity |
topic |
Henri Wallon Relação professor-aluno Emoção Afetividade Teacher-student relationship Emotion Affectivity |
description |
Este trabalho estudou o impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de Pedagogia Afetiva e em como as emoções contagiaram as crianças. Essa pesquisa teve como objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre a relação professor- aluno e sua interferência no desenvolvimento das emoções. Fazendo uso da abordagem qualitativa baseada no aprofundamento da compreensão e a visão do teórico, a metodologia foi baseada em levantamentos bibliográficos sobre a vida e obras de Henri Wallon com ênfase em sua Teoria das emoções. Traz uma breve análise sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua função de valorizar a dimensão afetiva da criança no ambiente escolar. Diante da pesquisa é concluído que a parte cognitiva e a parte afetiva são interligadas, e as emoções impactam o desenvolvimento pleno da criança, a mesma precisa estar em um ambiente acolhedor e amável onde a relação professor-aluno é a base fundamental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-07T13:38:22Z 2023-07-07T13:38:22Z 2023-06-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244449 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129011612647424 |