O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aiascida, Tais Harume
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244449
Resumo: Este trabalho estudou o impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de Pedagogia Afetiva e em como as emoções contagiaram as crianças. Essa pesquisa teve como objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre a relação professor- aluno e sua interferência no desenvolvimento das emoções. Fazendo uso da abordagem qualitativa baseada no aprofundamento da compreensão e a visão do teórico, a metodologia foi baseada em levantamentos bibliográficos sobre a vida e obras de Henri Wallon com ênfase em sua Teoria das emoções. Traz uma breve análise sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua função de valorizar a dimensão afetiva da criança no ambiente escolar. Diante da pesquisa é concluído que a parte cognitiva e a parte afetiva são interligadas, e as emoções impactam o desenvolvimento pleno da criança, a mesma precisa estar em um ambiente acolhedor e amável onde a relação professor-aluno é a base fundamental.
id UNSP_293d05d0031a5128a64c3c78b3682f76
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244449
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetivaThe impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of affective pedagogyHenri WallonRelação professor-alunoEmoçãoAfetividadeTeacher-student relationshipEmotionAffectivityEste trabalho estudou o impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de Pedagogia Afetiva e em como as emoções contagiaram as crianças. Essa pesquisa teve como objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre a relação professor- aluno e sua interferência no desenvolvimento das emoções. Fazendo uso da abordagem qualitativa baseada no aprofundamento da compreensão e a visão do teórico, a metodologia foi baseada em levantamentos bibliográficos sobre a vida e obras de Henri Wallon com ênfase em sua Teoria das emoções. Traz uma breve análise sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua função de valorizar a dimensão afetiva da criança no ambiente escolar. Diante da pesquisa é concluído que a parte cognitiva e a parte afetiva são interligadas, e as emoções impactam o desenvolvimento pleno da criança, a mesma precisa estar em um ambiente acolhedor e amável onde a relação professor-aluno é a base fundamental.This study examined the impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of Affective Pedagogy and how emotions affect children. The objective was to conduct a bibliographic analysis of the teacher-student relationship and its interference with emotional development. Using a qualitative approach, the methodology focused on bibliographic surveys of Henri Wallon's life and works, with an emphasis on his theory of emotions. The study includes a brief analysis of the National Common Curricular Base and its role in valuing the affective dimension of the child in the school environment. Based on the research, it is concluded that the cognitive and affective parts are interconnected, and emotions impact the full development of the child. The child needs to be in a warm and cozy environment where the teacher-student relationship is the fundamental basis.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Luana Priscila de [UNESP]Aiascida, Tais Harume2023-07-07T13:38:22Z2023-07-07T13:38:22Z2023-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-29T06:12:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244449Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:00:35.497895Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva
The impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of affective pedagogy
title O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva
spellingShingle O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva
Aiascida, Tais Harume
Henri Wallon
Relação professor-aluno
Emoção
Afetividade
Teacher-student relationship
Emotion
Affectivity
title_short O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva
title_full O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva
title_fullStr O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva
title_full_unstemmed O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva
title_sort O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva
author Aiascida, Tais Harume
author_facet Aiascida, Tais Harume
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Oliveira, Luana Priscila de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Aiascida, Tais Harume
dc.subject.por.fl_str_mv Henri Wallon
Relação professor-aluno
Emoção
Afetividade
Teacher-student relationship
Emotion
Affectivity
topic Henri Wallon
Relação professor-aluno
Emoção
Afetividade
Teacher-student relationship
Emotion
Affectivity
description Este trabalho estudou o impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de Pedagogia Afetiva e em como as emoções contagiaram as crianças. Essa pesquisa teve como objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre a relação professor- aluno e sua interferência no desenvolvimento das emoções. Fazendo uso da abordagem qualitativa baseada no aprofundamento da compreensão e a visão do teórico, a metodologia foi baseada em levantamentos bibliográficos sobre a vida e obras de Henri Wallon com ênfase em sua Teoria das emoções. Traz uma breve análise sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua função de valorizar a dimensão afetiva da criança no ambiente escolar. Diante da pesquisa é concluído que a parte cognitiva e a parte afetiva são interligadas, e as emoções impactam o desenvolvimento pleno da criança, a mesma precisa estar em um ambiente acolhedor e amável onde a relação professor-aluno é a base fundamental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-07T13:38:22Z
2023-07-07T13:38:22Z
2023-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244449
url http://hdl.handle.net/11449/244449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129011612647424