Cia. Éxciton: um projeto de criação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ52.htm http://hdl.handle.net/11449/148324 |
Resumo: | Introdução: Em 2001 a Cia. Éxciton, grupo institucionalizado junto à Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX) da UNESP, recebeu o convite para uma parceria com a Concessionária de Rodovias do Interior Paulista S/A - Intervias - prestadora de serviços rodoviários que, desde 1999, atende o Governo do Estado de São Paulo. O convite para a parceria decorreu da realização de algumas apresentações interativas em colégios da rede de ensino do Município de Araras. O sucesso destas interações chamou a atenção da pedagoga Profa. Maria José Finardi que convidou formalmente a Cia para atuar no "Projeto Escola Intervias", que busca esclarecer e difundir informações sobre o trânsito sem perder de vista questões de cidadania. A Profa. Maria José Finardi trabalhou na concepção e implementação de materiais pedagógicos como cartilhas e reprodução de situações do cotidiano, visando despertar o interesse das crianças do ensino básico através do lúdico para a importância do assunto. Objetivos: elaborar um espetáculo abordando temas sobre o trânsito e a cidadania voltado para a clientela escolar, de no máximo 30 minutos, no período de dois meses utilizando o recurso da luz negra. Método: Participaram da criação e elaboração dos materiais os 13 integrantes da Cia Éxciton. Para iniciar seus trabalhos os integrantes receberam todo o material do Projeto Escola e pesquisaram, também em outras fontes, o tema proposto. De maneira generalizada os seguintes sub-temas foram trabalhados pela Cia Éxciton, no sentido de contextualizar, na composição cênica, uma situação do cotidiano: Educação Ambiental, Infrações, Direitos e Deveres no Trânsito. Tomou-se ainda por meta desenvolver os sub-temas em situações diversas que envolvessem automóvel, bicicleta e pedestre. Resultados: um bloco com nove coreografias foi concebido e o espetáculo recebeu o nome de Arte para Humanizar o Trânsito contendo as seguintes coreografias: Zé pergunta, Intervias responde; Pare! Olhe o farol!; Show das placas; Faixa de pedestres; Atenção, trânsito não é brincadeira!; Confusão sobre duas rodas; Infrações: porque não te quero; Direito à educação e Certo ou errado?. A estréia deu-se na abertura oficial do Projeto Escola no Teatro Municipal da cidade sede da Intervias - Araras e firmou-se o compromisso de duas apresentações por mês para as escolas dos municípios atendidos pela concessionária. Em 2002 este projeto recebeu o Prêmio Top Social ADVB. Um plano de atuação como este requer dedicação, adequação de objetivos, aprofundamento de todos envolvidos nos conteúdos gerais e específicos e responsabilidade. |
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