Estudo do efeito springback em aços DP 600, DP 780 e DP 800 para aplicações na indústria automobilística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191699 |
Resumo: | Neste trabalho estudou-se o efeito do springback voltado para as indústrias metal-mecânica, principalmente para a fabricação de automóveis, que por meio da utilização de chapas de aço de alta resistência, diminui o peso do veículo e consequentemente a emissão de gases poluentes, especialmente com ganhos de resistência e ductilidade em relação ao seu estado convencional (IF, Mild, BH, CMn, HSLA, FB, IF-HS), além da grande facilidade na conformação a frio e melhor absorção de energia ao impacto. Após o ensaio de dobramento em chapas de aço de alta resistência (HSS), o efeito springback foi observado, quantificado e investigado se existe interferência devido à resistência dos aços dual phase (600 MPa, 780 MPa e 800 MPa), de dois ângulos internos de dobra (30° e 90°), da direção de laminação (seção transversal ou longitudinal), da velocidade de puncionamento (4, 8 e 12 mm/minuto) e, por fim, da observação na variação do springback com o tempo. No ensaio de tração, variou-se a direção de laminação (0°, 45° e 90°) para avaliar as propriedades mecânicas do material nas diferentes direções de laminação e se alteram conforme as resistências dos aços dual phase (DP 600, DP 780 e DP 800). De maneira geral, pode-se concluir principalmente que o springback aumentou com o aumento da resistência do material, pois permanecendo constantes a velocidade de puncionamento (4 mm/min), o ângulo interno de dobra inicial (30 graus) e a direção de laminação (seção longitudinal), os valores de Springback resultaram em 7,24 graus para o aço DP 600, 8,17 graus para o aço DP 780 e 16,70 graus para o aço DP 800. Permanecendo constantes a resistência do material (DP 800), o ângulo interno de dobra inicial (30 graus) e a direção de laminação (seção longitudinal), verifica-se que os valores de springback aumentaram com o aumento da velocidade de puncionamento, 16,7 graus (4 mm/min), 17,2 graus (8 mm/min) e 16,9 graus (12 mm/min). Para o aço DP 600, velocidade de puncionamento de 12 mm/min, seção longitudinal, o valor de springback aumentou com a diminuição do ângulo interno de dobra inicial, para 90 graus (7,95 graus de springback) e para 30 graus (4,81 de springback). As propriedades mecânicas dos aços dual phase, bem como o springback alteram com a direção de laminação, por exemplo, a tensão limite de escoamento na seção longitudinal resultou em 440 MPa, na seção transversal resultou em 470 MPa e em 45 graus em relação a direção de laminação resultou em 430 MPa. |
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Estudo do efeito springback em aços DP 600, DP 780 e DP 800 para aplicações na indústria automobilísticaStudy of the springback effect in DP 600, DP 780 and DP 800 steels for applications in the automotive industrySpringbackAços dual phaseAços avançados de alta resistênciaDP 600DP 780DP 800.Aço de alta resistênciaMolas (Mecanismo)Laminação (metalurgia)Neste trabalho estudou-se o efeito do springback voltado para as indústrias metal-mecânica, principalmente para a fabricação de automóveis, que por meio da utilização de chapas de aço de alta resistência, diminui o peso do veículo e consequentemente a emissão de gases poluentes, especialmente com ganhos de resistência e ductilidade em relação ao seu estado convencional (IF, Mild, BH, CMn, HSLA, FB, IF-HS), além da grande facilidade na conformação a frio e melhor absorção de energia ao impacto. Após o ensaio de dobramento em chapas de aço de alta resistência (HSS), o efeito springback foi observado, quantificado e investigado se existe interferência devido à resistência dos aços dual phase (600 MPa, 780 MPa e 800 MPa), de dois ângulos internos de dobra (30° e 90°), da direção de laminação (seção transversal ou longitudinal), da velocidade de puncionamento (4, 8 e 12 mm/minuto) e, por fim, da observação na variação do springback com o tempo. No ensaio de tração, variou-se a direção de laminação (0°, 45° e 90°) para avaliar as propriedades mecânicas do material nas diferentes direções de laminação e se alteram conforme as resistências dos aços dual phase (DP 600, DP 780 e DP 800). De maneira geral, pode-se concluir principalmente que o springback aumentou com o aumento da resistência do material, pois permanecendo constantes a velocidade de puncionamento (4 mm/min), o ângulo interno de dobra inicial (30 graus) e a direção de laminação (seção longitudinal), os valores de Springback resultaram em 7,24 graus para o aço DP 600, 8,17 graus para o aço DP 780 e 16,70 graus para o aço DP 800. Permanecendo constantes a resistência do material (DP 800), o ângulo interno de dobra inicial (30 graus) e a direção de laminação (seção longitudinal), verifica-se que os valores de springback aumentaram com o aumento da velocidade de puncionamento, 16,7 graus (4 mm/min), 17,2 graus (8 mm/min) e 16,9 graus (12 mm/min). Para o aço DP 600, velocidade de puncionamento de 12 mm/min, seção longitudinal, o valor de springback aumentou com a diminuição do ângulo interno de dobra inicial, para 90 graus (7,95 graus de springback) e para 30 graus (4,81 de springback). As propriedades mecânicas dos aços dual phase, bem como o springback alteram com a direção de laminação, por exemplo, a tensão limite de escoamento na seção longitudinal resultou em 440 MPa, na seção transversal resultou em 470 MPa e em 45 graus em relação a direção de laminação resultou em 430 MPa.In this work, we studied the effect of elastic return aimed at the metal-mechanic industries, mainly for car manufacturing, which through the use of high-strength steel sheets, reduces the vehicle weight and consequently the emission of polluting gases, especially with strength and ductility gains compared to its conventional state (IF, Mild, BH, CMn, HSLA, FB, IF-HS), as well as its easy cold forming and better energy absorption on impact. After the high strength steel sheet (HSS) bending test, the springback effect was observed, quantified and investigated if there is interference due to the variation of the two types of biphasics steels (600 MPa, 780 MPa and 800 MPa), internal bending angles (30 ° and 90 °), rolling direction (30 ° and 90 °), punching speed (4, 8 and 12 mm / minute) and, finally, observation of the elastic return variation with time. In the tensile test, the rolling direction (0 °, 45 ° and 90 °) was varied to evaluate the mechanical properties of the material in the different rolling directions and change according to the strength of biphasic steel (DP 600, DP 780 and DP 800). In general, it can be concluded mainly that the elastic return increased with increasing material strength, since the punching speed (4mm / min), the initial bending internal angle (30 degrees) and the rolling direction remained constant (longitudinal section), Springback values resulted in 7,24 degrees for DP 600 steel, 8,17 degrees for DP 780 steel and 16,70 degrees for DP 800 steel. Remaining material strength constant (DP 800), the initial bending internal angle (30 degrees) and the rolling direction (longitudinal section), springback values increased with increasing punching speed, 16,7 degrees (4 mm/min), 17,2 degrees (8 mm/min) and 16,9 degrees (12 mm/min). For DP 600 steel, punching speed 12 mm/min and longitudinal section, the springback value increased with decreasing internal bending angle from 90 degrees (7,95 degrees elastic return) to 30 degrees (4,81 elastic return). The mechanical properties of biphasic steel as well as the elastic return change with the rolling direction, for example, the yield stress in the longitudinal section resulted in 440 MPa, in the cross section resulted in 470 MPa and 45 degrees relative to the direction of lamination resulted in 430 MPa.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.433452/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Marcelos dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Christyane Oliveira Leão [UNESP]2020-02-28T18:15:02Z2020-02-28T18:15:02Z2020-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19169900092925833004080027P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T13:18:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191699Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:28:53.032915Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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