A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Paulo Sérgio Camillo de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118477
Resumo: O ensino médio e a universidade fazem parte do sistema educacional brasileiro, estando intimamente interligados. Portanto, um desenvolvimento mútuo entre essas instâncias deve ser visto como necessário para a melhoria do nível do ensino no país. Neste sentido, busca-se averiguar se o curso de Licenciatura em Física da UNESP, campus de Presidente Prudente, é condizente com as necessidades atuais de formação de professores, de forma a beneficiar o ensino de física no ensino médio. Esta investigação visa, unicamente, levantar dados que permitem uma melhoria do curso em si, tendo por base as percepções dos alunos que o frequenta. Para tanto, fora organizado com base em pesquisa qualitativa, e para a coleta de dados fez-se uso de um questionário, que contou com questões abertas. Tal questionário fora aplicado ao contingente discente dos quatro anos da graduação do curso de física. A pesquisa contou com uma amostra de 65 alunos e os dados obtidos em cada questão foram organizados, desmembrados, agrupados por semelhanças e organizados em gráficos. Após as analises dos dados, percebe-se, pela visão dos alunos, que estes se preocupam e têm compromisso com a educação, mostrando-se, também, dispostos a colaborar com a melhoria do ensino de física quanto ao próprio curso que frequentam
id UNSP_296e9e9e108889d068805ccabfaed619
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118477
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docênciaFisicaProfessores - FormaçãoO ensino médio e a universidade fazem parte do sistema educacional brasileiro, estando intimamente interligados. Portanto, um desenvolvimento mútuo entre essas instâncias deve ser visto como necessário para a melhoria do nível do ensino no país. Neste sentido, busca-se averiguar se o curso de Licenciatura em Física da UNESP, campus de Presidente Prudente, é condizente com as necessidades atuais de formação de professores, de forma a beneficiar o ensino de física no ensino médio. Esta investigação visa, unicamente, levantar dados que permitem uma melhoria do curso em si, tendo por base as percepções dos alunos que o frequenta. Para tanto, fora organizado com base em pesquisa qualitativa, e para a coleta de dados fez-se uso de um questionário, que contou com questões abertas. Tal questionário fora aplicado ao contingente discente dos quatro anos da graduação do curso de física. A pesquisa contou com uma amostra de 65 alunos e os dados obtidos em cada questão foram organizados, desmembrados, agrupados por semelhanças e organizados em gráficos. Após as analises dos dados, percebe-se, pela visão dos alunos, que estes se preocupam e têm compromisso com a educação, mostrando-se, também, dispostos a colaborar com a melhoria do ensino de física quanto ao próprio curso que frequentamUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Paulo Sérgio Camillo de [UNESP]2015-03-23T15:10:42Z2015-03-23T15:10:42Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAMARGO, Paulo Sérgio Camillo de. A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118477000634139camargo_psc_tcc_prud.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T18:28:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118477Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:05:58.721405Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência
title A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência
spellingShingle A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência
Camargo, Paulo Sérgio Camillo de [UNESP]
Fisica
Professores - Formação
title_short A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência
title_full A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência
title_fullStr A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência
title_full_unstemmed A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência
title_sort A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência
author Camargo, Paulo Sérgio Camillo de [UNESP]
author_facet Camargo, Paulo Sérgio Camillo de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Paulo Sérgio Camillo de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fisica
Professores - Formação
topic Fisica
Professores - Formação
description O ensino médio e a universidade fazem parte do sistema educacional brasileiro, estando intimamente interligados. Portanto, um desenvolvimento mútuo entre essas instâncias deve ser visto como necessário para a melhoria do nível do ensino no país. Neste sentido, busca-se averiguar se o curso de Licenciatura em Física da UNESP, campus de Presidente Prudente, é condizente com as necessidades atuais de formação de professores, de forma a beneficiar o ensino de física no ensino médio. Esta investigação visa, unicamente, levantar dados que permitem uma melhoria do curso em si, tendo por base as percepções dos alunos que o frequenta. Para tanto, fora organizado com base em pesquisa qualitativa, e para a coleta de dados fez-se uso de um questionário, que contou com questões abertas. Tal questionário fora aplicado ao contingente discente dos quatro anos da graduação do curso de física. A pesquisa contou com uma amostra de 65 alunos e os dados obtidos em cada questão foram organizados, desmembrados, agrupados por semelhanças e organizados em gráficos. Após as analises dos dados, percebe-se, pela visão dos alunos, que estes se preocupam e têm compromisso com a educação, mostrando-se, também, dispostos a colaborar com a melhoria do ensino de física quanto ao próprio curso que frequentam
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:10:42Z
2015-03-23T15:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARGO, Paulo Sérgio Camillo de. A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/118477
000634139
camargo_psc_tcc_prud.pdf
identifier_str_mv CAMARGO, Paulo Sérgio Camillo de. A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
000634139
camargo_psc_tcc_prud.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/118477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128315254374400