A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118477 |
Resumo: | O ensino médio e a universidade fazem parte do sistema educacional brasileiro, estando intimamente interligados. Portanto, um desenvolvimento mútuo entre essas instâncias deve ser visto como necessário para a melhoria do nível do ensino no país. Neste sentido, busca-se averiguar se o curso de Licenciatura em Física da UNESP, campus de Presidente Prudente, é condizente com as necessidades atuais de formação de professores, de forma a beneficiar o ensino de física no ensino médio. Esta investigação visa, unicamente, levantar dados que permitem uma melhoria do curso em si, tendo por base as percepções dos alunos que o frequenta. Para tanto, fora organizado com base em pesquisa qualitativa, e para a coleta de dados fez-se uso de um questionário, que contou com questões abertas. Tal questionário fora aplicado ao contingente discente dos quatro anos da graduação do curso de física. A pesquisa contou com uma amostra de 65 alunos e os dados obtidos em cada questão foram organizados, desmembrados, agrupados por semelhanças e organizados em gráficos. Após as analises dos dados, percebe-se, pela visão dos alunos, que estes se preocupam e têm compromisso com a educação, mostrando-se, também, dispostos a colaborar com a melhoria do ensino de física quanto ao próprio curso que frequentam |
id |
UNSP_296e9e9e108889d068805ccabfaed619 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118477 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docênciaFisicaProfessores - FormaçãoO ensino médio e a universidade fazem parte do sistema educacional brasileiro, estando intimamente interligados. Portanto, um desenvolvimento mútuo entre essas instâncias deve ser visto como necessário para a melhoria do nível do ensino no país. Neste sentido, busca-se averiguar se o curso de Licenciatura em Física da UNESP, campus de Presidente Prudente, é condizente com as necessidades atuais de formação de professores, de forma a beneficiar o ensino de física no ensino médio. Esta investigação visa, unicamente, levantar dados que permitem uma melhoria do curso em si, tendo por base as percepções dos alunos que o frequenta. Para tanto, fora organizado com base em pesquisa qualitativa, e para a coleta de dados fez-se uso de um questionário, que contou com questões abertas. Tal questionário fora aplicado ao contingente discente dos quatro anos da graduação do curso de física. A pesquisa contou com uma amostra de 65 alunos e os dados obtidos em cada questão foram organizados, desmembrados, agrupados por semelhanças e organizados em gráficos. Após as analises dos dados, percebe-se, pela visão dos alunos, que estes se preocupam e têm compromisso com a educação, mostrando-se, também, dispostos a colaborar com a melhoria do ensino de física quanto ao próprio curso que frequentamUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Paulo Sérgio Camillo de [UNESP]2015-03-23T15:10:42Z2015-03-23T15:10:42Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAMARGO, Paulo Sérgio Camillo de. A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118477000634139camargo_psc_tcc_prud.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T18:28:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118477Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:05:58.721405Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência |
title |
A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência |
spellingShingle |
A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência Camargo, Paulo Sérgio Camillo de [UNESP] Fisica Professores - Formação |
title_short |
A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência |
title_full |
A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência |
title_fullStr |
A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência |
title_full_unstemmed |
A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência |
title_sort |
A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência |
author |
Camargo, Paulo Sérgio Camillo de [UNESP] |
author_facet |
Camargo, Paulo Sérgio Camillo de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Paulo Sérgio Camillo de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisica Professores - Formação |
topic |
Fisica Professores - Formação |
description |
O ensino médio e a universidade fazem parte do sistema educacional brasileiro, estando intimamente interligados. Portanto, um desenvolvimento mútuo entre essas instâncias deve ser visto como necessário para a melhoria do nível do ensino no país. Neste sentido, busca-se averiguar se o curso de Licenciatura em Física da UNESP, campus de Presidente Prudente, é condizente com as necessidades atuais de formação de professores, de forma a beneficiar o ensino de física no ensino médio. Esta investigação visa, unicamente, levantar dados que permitem uma melhoria do curso em si, tendo por base as percepções dos alunos que o frequenta. Para tanto, fora organizado com base em pesquisa qualitativa, e para a coleta de dados fez-se uso de um questionário, que contou com questões abertas. Tal questionário fora aplicado ao contingente discente dos quatro anos da graduação do curso de física. A pesquisa contou com uma amostra de 65 alunos e os dados obtidos em cada questão foram organizados, desmembrados, agrupados por semelhanças e organizados em gráficos. Após as analises dos dados, percebe-se, pela visão dos alunos, que estes se preocupam e têm compromisso com a educação, mostrando-se, também, dispostos a colaborar com a melhoria do ensino de física quanto ao próprio curso que frequentam |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:10:42Z 2015-03-23T15:10:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMARGO, Paulo Sérgio Camillo de. A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/11449/118477 000634139 camargo_psc_tcc_prud.pdf |
identifier_str_mv |
CAMARGO, Paulo Sérgio Camillo de. A concepção dos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente sobre a sua formação para a docência. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. 000634139 camargo_psc_tcc_prud.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128315254374400 |