Processos criativos e a colagem como forma de perceber o mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Thiago Bueno [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234881
Resumo: O trabalho busca entender do que são compostos o processo criativo e a criatividade. Ele propõe uma construção/introdução teórica partindo de conceitos sobre criatividade e processos criativos pela visão de Fayga Ostrower no livro Criatividade e processos de criação para pensar os modos como a criatividade é constituída, desenvolvida, e como ela é expressada. São abordados tópicos a respeito do que compõe os processos criativos e o ato de criar, de como é natural do ser humano dar significado às coisas do mundo e como estas configurações e significados são resultados de movimentos internos e externos deste ser humano. O trabalho é concluído com ideias de Cecília Almeida Sales em O gesto inacabado sobre o que acontece durante e depois da criação, como ela pode continuar sendo um processo contínuo que se abre para outras possibilidades de criação. Ao final, a pesquisa apresenta um plano de atividades de uma oficina de criatividade onde a colagem é utilizada como ferramenta para colocar o participante em contato com o ambiente ao seu redor e com os demais participantes, encaminhar seu olhar em busca de novas visualidades estéticas e desafiá-los a encontrar soluções para desafios técnicos e estéticos que a colagem resolver como ferramenta. A base teórica para os objetivos e métodos da oficina é baseada nos trabalhos Teoria e prática de Educação Artística e A imagem na no ensino da arte de Ana Mae Barbosa.
id UNSP_29770352ee676d45dea83abcf6a458fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234881
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Processos criativos e a colagem como forma de perceber o mundoCreative processes and collage as a form to perceive the realityColagemProcessos criativosCriatividadeAbordagem triangularFayga OstrowerAna Mae BarbosaCollageCreative processesCreativityTriangular approachFayga OstrowerAna Mae BarbosaO trabalho busca entender do que são compostos o processo criativo e a criatividade. Ele propõe uma construção/introdução teórica partindo de conceitos sobre criatividade e processos criativos pela visão de Fayga Ostrower no livro Criatividade e processos de criação para pensar os modos como a criatividade é constituída, desenvolvida, e como ela é expressada. São abordados tópicos a respeito do que compõe os processos criativos e o ato de criar, de como é natural do ser humano dar significado às coisas do mundo e como estas configurações e significados são resultados de movimentos internos e externos deste ser humano. O trabalho é concluído com ideias de Cecília Almeida Sales em O gesto inacabado sobre o que acontece durante e depois da criação, como ela pode continuar sendo um processo contínuo que se abre para outras possibilidades de criação. Ao final, a pesquisa apresenta um plano de atividades de uma oficina de criatividade onde a colagem é utilizada como ferramenta para colocar o participante em contato com o ambiente ao seu redor e com os demais participantes, encaminhar seu olhar em busca de novas visualidades estéticas e desafiá-los a encontrar soluções para desafios técnicos e estéticos que a colagem resolver como ferramenta. A base teórica para os objetivos e métodos da oficina é baseada nos trabalhos Teoria e prática de Educação Artística e A imagem na no ensino da arte de Ana Mae Barbosa.The work seeks to understand what the creative process and creativity are composed of. It proposes a theoretical construction/introduction starting from concepts about creativity and creative processes through the vision of Fayga Ostrower in the book Criatividade e processos de criação to think about the ways in which creativity is constituted, developed, and how it is expressed. Topics are discussed about what makes up the creative processes and the act of creating, how it is natural for human beings to give meaning to things in the world and how these configurations and meanings are the result of internal and external movements of this human being. The work concludes with ideas from Cecília Almeida Sales in O gesto inacabado about what happens during and after creation, how it can continue to be a continuous process that opens up to other possibilities of creation. At the end, the research presents an activity plan of a creativity workshop where collage is used as a tool to put the participant in contact with the environment around him and with the other participants, direct his gaze in search of new aesthetic visualities and challenge them to find solutions to technical and aesthetic challenges that collage solves as a tool The theoretical basis for the objectives and methods of the workshop is based on the works Teoria e prática da educação artística and A imagem no ensino da arte by Ana Mae Barbosa.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Diniz, AuanaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Thiago Bueno [UNESP]2022-05-25T14:27:03Z2022-05-25T14:27:03Z2022-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/234881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:12:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234881Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-01T06:12:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos criativos e a colagem como forma de perceber o mundo
Creative processes and collage as a form to perceive the reality
title Processos criativos e a colagem como forma de perceber o mundo
spellingShingle Processos criativos e a colagem como forma de perceber o mundo
Gomes, Thiago Bueno [UNESP]
Colagem
Processos criativos
Criatividade
Abordagem triangular
Fayga Ostrower
Ana Mae Barbosa
Collage
Creative processes
Creativity
Triangular approach
Fayga Ostrower
Ana Mae Barbosa
title_short Processos criativos e a colagem como forma de perceber o mundo
title_full Processos criativos e a colagem como forma de perceber o mundo
title_fullStr Processos criativos e a colagem como forma de perceber o mundo
title_full_unstemmed Processos criativos e a colagem como forma de perceber o mundo
title_sort Processos criativos e a colagem como forma de perceber o mundo
author Gomes, Thiago Bueno [UNESP]
author_facet Gomes, Thiago Bueno [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
Diniz, Auana
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Thiago Bueno [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Colagem
Processos criativos
Criatividade
Abordagem triangular
Fayga Ostrower
Ana Mae Barbosa
Collage
Creative processes
Creativity
Triangular approach
Fayga Ostrower
Ana Mae Barbosa
topic Colagem
Processos criativos
Criatividade
Abordagem triangular
Fayga Ostrower
Ana Mae Barbosa
Collage
Creative processes
Creativity
Triangular approach
Fayga Ostrower
Ana Mae Barbosa
description O trabalho busca entender do que são compostos o processo criativo e a criatividade. Ele propõe uma construção/introdução teórica partindo de conceitos sobre criatividade e processos criativos pela visão de Fayga Ostrower no livro Criatividade e processos de criação para pensar os modos como a criatividade é constituída, desenvolvida, e como ela é expressada. São abordados tópicos a respeito do que compõe os processos criativos e o ato de criar, de como é natural do ser humano dar significado às coisas do mundo e como estas configurações e significados são resultados de movimentos internos e externos deste ser humano. O trabalho é concluído com ideias de Cecília Almeida Sales em O gesto inacabado sobre o que acontece durante e depois da criação, como ela pode continuar sendo um processo contínuo que se abre para outras possibilidades de criação. Ao final, a pesquisa apresenta um plano de atividades de uma oficina de criatividade onde a colagem é utilizada como ferramenta para colocar o participante em contato com o ambiente ao seu redor e com os demais participantes, encaminhar seu olhar em busca de novas visualidades estéticas e desafiá-los a encontrar soluções para desafios técnicos e estéticos que a colagem resolver como ferramenta. A base teórica para os objetivos e métodos da oficina é baseada nos trabalhos Teoria e prática de Educação Artística e A imagem na no ensino da arte de Ana Mae Barbosa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25T14:27:03Z
2022-05-25T14:27:03Z
2022-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234881
url http://hdl.handle.net/11449/234881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649864819539968