Cultura digital e a experiência estética na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossato, Camila Josefa Nunes [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154457
Resumo: Esta pesquisa trata das possibilidades de experiência estética no ensino de artes por meio da aproximação da linguagem audiovisual e as formas de criação, produção e compartilhamento dos dispositivos digitais. O contexto que recorto como privilegiado para a minha análise é a escola municipal em que leciono aulas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II, EMEF Profª Marina Melander Coutinho, localizada na zona sul de São Paulo. É a partir da prática com os estudantes de 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, inicialmente envolvendo fotografia e cinema, seguida da ampliação das formas de criação de narrativas visuais vivenciadas na rede cibernética, que se consolida um fazer artístico em arte-educação que considere as tramas simbólicas e a transitoriedade de ambientes característicos da vida contemporânea e a ressignificação de uma educação voltada para o sujeito e os sentidos de suas experiências. Dessa forma, o trabalho articula diferentes procedimentos para a coleta de dados: levantamento teórico para problematizar a experiência docente, registros dos estudantes durantes e no pós-aula e registro docente acerca do processo. Ao longo da análise pretendeu-se destacar a função do professor como protagonista de sua jornada e mediador da inteligência coletiva, a apropriação dos elementos do ciberespaço e a importância da imagem-som, representadas na fotografia, cinema, televisão e a internet combinadas para propor novos roteiros pedagógicos baseados na incorporação da cultura multimídia.
id UNSP_299aae4831607680c9f9c2ebc5b97524
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154457
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cultura digital e a experiência estética na educação básicaDigital culture and aesthetic experience in basic educationEnsino de artesExperiência estéticaAudiovisualCiberculturaTeaching of artsAesthetic experienceAudiovisualCyberculturalEsta pesquisa trata das possibilidades de experiência estética no ensino de artes por meio da aproximação da linguagem audiovisual e as formas de criação, produção e compartilhamento dos dispositivos digitais. O contexto que recorto como privilegiado para a minha análise é a escola municipal em que leciono aulas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II, EMEF Profª Marina Melander Coutinho, localizada na zona sul de São Paulo. É a partir da prática com os estudantes de 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, inicialmente envolvendo fotografia e cinema, seguida da ampliação das formas de criação de narrativas visuais vivenciadas na rede cibernética, que se consolida um fazer artístico em arte-educação que considere as tramas simbólicas e a transitoriedade de ambientes característicos da vida contemporânea e a ressignificação de uma educação voltada para o sujeito e os sentidos de suas experiências. Dessa forma, o trabalho articula diferentes procedimentos para a coleta de dados: levantamento teórico para problematizar a experiência docente, registros dos estudantes durantes e no pós-aula e registro docente acerca do processo. Ao longo da análise pretendeu-se destacar a função do professor como protagonista de sua jornada e mediador da inteligência coletiva, a apropriação dos elementos do ciberespaço e a importância da imagem-som, representadas na fotografia, cinema, televisão e a internet combinadas para propor novos roteiros pedagógicos baseados na incorporação da cultura multimídia.This research deals with the possibilities of the a esthetic experience of the aproximation of audiovisual language and the formation of criativity production and sharing of digital devices. The context that I outline as priviligied for my analysis is the Municipal school where I teach children and teenagers of Elementary School I and II at EMEF Profª Marina Melander Coutinho, located in the southern region of the city of São Paulo. Starting with the experience of dealing with 7 th to 9 th grade students of Elementary School II, initially involving photography and cinema, followed by enlargement of the creative models of visual narratives that exist in the cybernetic network, and consolidates an artistic criativity in art education consedering the symbolic plots and the transition of surroundings which are characteristics of contemporay and the reinterpretation in education which is directed to the subject and meaning of those experiences. Therefore this project articulates different procedures for the obtaining of facts: theoretical survey, to question the teaching experience, comments of students during and after classes and teacher notes regarding this event. All during the analisies there was an intetion to detail the role of the teacher as a character and mediator of collective intelligence appropriation of cyberspace elements and the importance of the image - sound which are represented in photography, cinema, televison and the internet together to propose new pedagogical scripts based on the incorporation of the multimedia culture.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossato, Camila Josefa Nunes [UNESP]2018-07-05T14:21:26Z2018-07-05T14:21:26Z2018-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15445700090574033004013063P40881287710938442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:22:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154457Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:00:55.590852Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura digital e a experiência estética na educação básica
Digital culture and aesthetic experience in basic education
title Cultura digital e a experiência estética na educação básica
spellingShingle Cultura digital e a experiência estética na educação básica
Rossato, Camila Josefa Nunes [UNESP]
Ensino de artes
Experiência estética
Audiovisual
Cibercultura
Teaching of arts
Aesthetic experience
Audiovisual
Cybercultural
title_short Cultura digital e a experiência estética na educação básica
title_full Cultura digital e a experiência estética na educação básica
title_fullStr Cultura digital e a experiência estética na educação básica
title_full_unstemmed Cultura digital e a experiência estética na educação básica
title_sort Cultura digital e a experiência estética na educação básica
author Rossato, Camila Josefa Nunes [UNESP]
author_facet Rossato, Camila Josefa Nunes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossato, Camila Josefa Nunes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de artes
Experiência estética
Audiovisual
Cibercultura
Teaching of arts
Aesthetic experience
Audiovisual
Cybercultural
topic Ensino de artes
Experiência estética
Audiovisual
Cibercultura
Teaching of arts
Aesthetic experience
Audiovisual
Cybercultural
description Esta pesquisa trata das possibilidades de experiência estética no ensino de artes por meio da aproximação da linguagem audiovisual e as formas de criação, produção e compartilhamento dos dispositivos digitais. O contexto que recorto como privilegiado para a minha análise é a escola municipal em que leciono aulas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II, EMEF Profª Marina Melander Coutinho, localizada na zona sul de São Paulo. É a partir da prática com os estudantes de 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, inicialmente envolvendo fotografia e cinema, seguida da ampliação das formas de criação de narrativas visuais vivenciadas na rede cibernética, que se consolida um fazer artístico em arte-educação que considere as tramas simbólicas e a transitoriedade de ambientes característicos da vida contemporânea e a ressignificação de uma educação voltada para o sujeito e os sentidos de suas experiências. Dessa forma, o trabalho articula diferentes procedimentos para a coleta de dados: levantamento teórico para problematizar a experiência docente, registros dos estudantes durantes e no pós-aula e registro docente acerca do processo. Ao longo da análise pretendeu-se destacar a função do professor como protagonista de sua jornada e mediador da inteligência coletiva, a apropriação dos elementos do ciberespaço e a importância da imagem-som, representadas na fotografia, cinema, televisão e a internet combinadas para propor novos roteiros pedagógicos baseados na incorporação da cultura multimídia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05T14:21:26Z
2018-07-05T14:21:26Z
2018-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154457
000905740
33004013063P4
0881287710938442
url http://hdl.handle.net/11449/154457
identifier_str_mv 000905740
33004013063P4
0881287710938442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129384065794048