Nas franjas do rural-urbano: meninas entre a tradição e a modernidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622002000100002 http://hdl.handle.net/11449/28253 |
Resumo: | Este artigo gira em torno da possibilidade de reinterpretar dados de pesquisa do passado, à luz das Teorias da Complexidade, conectando-os a dados atuais para conseguir explicações mais compreensivas. São tomados então alguns dados de minhas pesquisas sobre o rural-urbano, a saber: dados quantitativos do Censo de Assentamentos Rurais do Estado de São Paulo sobre as expectativas dos pais em relação à escolarização de meninos e meninas (anos 90); dados qualitativos de uma pesquisa com redações escolares realizada na região de Araraquara no início dos anos 80. Construindo-se uma ponte entre as duas situações, o argumento central é o de que questão das meninas na zona rural deve ser discutida levando-se em conta a relação rural-urbano e superando-se essa dicotomia sob a ótica da história recente do país. Observa-se então que as transformações pelas quais passa a sociedade nacional se refeletem no campo e a conexão entre os dois momentos enfocados (anos 90 versus início dos anos 80) é reveladora de que os germens dessas mudanças já se anunciavam nas relações de algumas meninas que criticavam a sobrecarga do trabalho doméstico sobre os próprios ombros, principalmente sobre os de suas mães. |
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Nas franjas do rural-urbano: meninas entre a tradição e a modernidadeOn the fringe of urban rurality: girls between tradition and modernityCriançaTrabalho domésticoAspirações à escolarizaçãoRural-urbanoMudança social no campoGirlsHouseworkAspirations to be schooledRural-urban environmentsSocial changes in the countrysideEste artigo gira em torno da possibilidade de reinterpretar dados de pesquisa do passado, à luz das Teorias da Complexidade, conectando-os a dados atuais para conseguir explicações mais compreensivas. São tomados então alguns dados de minhas pesquisas sobre o rural-urbano, a saber: dados quantitativos do Censo de Assentamentos Rurais do Estado de São Paulo sobre as expectativas dos pais em relação à escolarização de meninos e meninas (anos 90); dados qualitativos de uma pesquisa com redações escolares realizada na região de Araraquara no início dos anos 80. Construindo-se uma ponte entre as duas situações, o argumento central é o de que questão das meninas na zona rural deve ser discutida levando-se em conta a relação rural-urbano e superando-se essa dicotomia sob a ótica da história recente do país. Observa-se então que as transformações pelas quais passa a sociedade nacional se refeletem no campo e a conexão entre os dois momentos enfocados (anos 90 versus início dos anos 80) é reveladora de que os germens dessas mudanças já se anunciavam nas relações de algumas meninas que criticavam a sobrecarga do trabalho doméstico sobre os próprios ombros, principalmente sobre os de suas mães.This paper centers on the possibility of re-interpreting past research data in the light of Complexity Theories, connecting them to present data to yield more understandable explanations. From such data of my research about rural-urban environments as: quantitative data from the Census in rural settlements in the State of São Paulo as for parents' expectancies about boys and girls schooling (in the 90s); qualitative data of a research on school writings conducted in the region of Araraquara in the early 80s. Linking both situations, the central argument is that the issue of girls in the rural environment should be discussed taking into account the rural-urban relationship and exceeding this dichotomy under the prism of the recent History of Brazil. It is then observed that the transformations the national society has been through reflect in the countryside. Besides, the connection between the two moments in focus (90s vs early 80s) reveals that the germs of such changes can already be found in the essays of some girls who criticized the overload of housework on their shoulders and especially on their mothers' shoulders.UNESP Programa de Pós-Graduação em SociologiaUNESP Programa de Pós-Graduação em SociologiaCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)WHITAKER, DULCE C. A. [UNESP]2014-05-20T15:12:03Z2014-05-20T15:12:03Z2002-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article7-22application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622002000100002Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 22, n. 56, p. 7-22, 2002.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2825310.1590/S0101-32622002000100002S0101-32622002000100002S0101-32622002000100002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-19T06:30:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:24:03.104730Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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