Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100013 http://hdl.handle.net/11449/28925 |
Resumo: | Esse artigo aborda a violência na sociedade capitalista e na escola, permitindo uma discussão sobre como ela é veiculada pelos meios de comunicação e pela maneira como os professores a enfrentam. Enfoca a necessidade da comunicação e aponta as dificuldades vivenciadas na construção do indivíduo, do aluno em particular, quando a escola e o professor não possuem clareza da importância da comunicação como forma de simbolização e representação que, em muitos casos, permitem que os atos violentos possam ser substituídos pela palavra. A escola é um lugar privilegiado para a palavra e denúncia de um problema social. Ao se desejar eliminar a violência, acaba-se por naturalizá-la, através das banalizações sofridas pelos meios de comunicação e de um Estado que legitima e violenta seus cidadãos em seus direitos básicos. |
id |
UNSP_2a0ed11372b2dc399fe51fd244f54aa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28925 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavraViolence, society and school: from refusing to dialogue to the failure of wordsviolênciaagressãosociedadeescolameios de comunicaçãoviolenceaggressionsocietyschoolmediaEsse artigo aborda a violência na sociedade capitalista e na escola, permitindo uma discussão sobre como ela é veiculada pelos meios de comunicação e pela maneira como os professores a enfrentam. Enfoca a necessidade da comunicação e aponta as dificuldades vivenciadas na construção do indivíduo, do aluno em particular, quando a escola e o professor não possuem clareza da importância da comunicação como forma de simbolização e representação que, em muitos casos, permitem que os atos violentos possam ser substituídos pela palavra. A escola é um lugar privilegiado para a palavra e denúncia de um problema social. Ao se desejar eliminar a violência, acaba-se por naturalizá-la, através das banalizações sofridas pelos meios de comunicação e de um Estado que legitima e violenta seus cidadãos em seus direitos básicos.This article addresses violence in capitalist society and in school, discussing on how it's published on the media and how teachers deal with it. Considering the students at matter, this paper focuses on the need of communication and the difficulties lived by these developing individuals, in a situation where the school and the teacher don't possess clarity of the importance of communication as a form of symbolization and representation. In many cases, they allow violent actions to be substituted by words. School environment is a privileged place for words and revealing social problems. With the desire to eliminate violence, the media and the State end up naturalizing it, by impinging violence as something trivial and legitimizing violence while violating its citizen's basic rights, respectively.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaAssociação Brasileira de Psicologia SocialUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Érika Cecília Soares [UNESP]Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]2014-05-20T15:13:46Z2014-05-20T15:13:46Z2007-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article90-98application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100013Psicologia & Sociedade. Associação Brasileira de Psicologia Social, v. 19, n. 1, p. 90-98, 2007.0102-7182http://hdl.handle.net/11449/2892510.1590/S0102-71822007000100013S0102-71822007000100013S0102-71822007000100013.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia & Sociedade0,204info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:16:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28925Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-15T06:16:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra Violence, society and school: from refusing to dialogue to the failure of words |
title |
Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra |
spellingShingle |
Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra Oliveira, Érika Cecília Soares [UNESP] violência agressão sociedade escola meios de comunicação violence aggression society school media |
title_short |
Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra |
title_full |
Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra |
title_fullStr |
Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra |
title_full_unstemmed |
Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra |
title_sort |
Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra |
author |
Oliveira, Érika Cecília Soares [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Érika Cecília Soares [UNESP] Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Érika Cecília Soares [UNESP] Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
violência agressão sociedade escola meios de comunicação violence aggression society school media |
topic |
violência agressão sociedade escola meios de comunicação violence aggression society school media |
description |
Esse artigo aborda a violência na sociedade capitalista e na escola, permitindo uma discussão sobre como ela é veiculada pelos meios de comunicação e pela maneira como os professores a enfrentam. Enfoca a necessidade da comunicação e aponta as dificuldades vivenciadas na construção do indivíduo, do aluno em particular, quando a escola e o professor não possuem clareza da importância da comunicação como forma de simbolização e representação que, em muitos casos, permitem que os atos violentos possam ser substituídos pela palavra. A escola é um lugar privilegiado para a palavra e denúncia de um problema social. Ao se desejar eliminar a violência, acaba-se por naturalizá-la, através das banalizações sofridas pelos meios de comunicação e de um Estado que legitima e violenta seus cidadãos em seus direitos básicos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01 2014-05-20T15:13:46Z 2014-05-20T15:13:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100013 Psicologia & Sociedade. Associação Brasileira de Psicologia Social, v. 19, n. 1, p. 90-98, 2007. 0102-7182 http://hdl.handle.net/11449/28925 10.1590/S0102-71822007000100013 S0102-71822007000100013 S0102-71822007000100013.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100013 http://hdl.handle.net/11449/28925 |
identifier_str_mv |
Psicologia & Sociedade. Associação Brasileira de Psicologia Social, v. 19, n. 1, p. 90-98, 2007. 0102-7182 10.1590/S0102-71822007000100013 S0102-71822007000100013 S0102-71822007000100013.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade 0,204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
90-98 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799964947658047488 |