Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Érika Cecília Soares [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100013
http://hdl.handle.net/11449/28925
Resumo: Esse artigo aborda a violência na sociedade capitalista e na escola, permitindo uma discussão sobre como ela é veiculada pelos meios de comunicação e pela maneira como os professores a enfrentam. Enfoca a necessidade da comunicação e aponta as dificuldades vivenciadas na construção do indivíduo, do aluno em particular, quando a escola e o professor não possuem clareza da importância da comunicação como forma de simbolização e representação que, em muitos casos, permitem que os atos violentos possam ser substituídos pela palavra. A escola é um lugar privilegiado para a palavra e denúncia de um problema social. Ao se desejar eliminar a violência, acaba-se por naturalizá-la, através das banalizações sofridas pelos meios de comunicação e de um Estado que legitima e violenta seus cidadãos em seus direitos básicos.
id UNSP_2a0ed11372b2dc399fe51fd244f54aa4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28925
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavraViolence, society and school: from refusing to dialogue to the failure of wordsviolênciaagressãosociedadeescolameios de comunicaçãoviolenceaggressionsocietyschoolmediaEsse artigo aborda a violência na sociedade capitalista e na escola, permitindo uma discussão sobre como ela é veiculada pelos meios de comunicação e pela maneira como os professores a enfrentam. Enfoca a necessidade da comunicação e aponta as dificuldades vivenciadas na construção do indivíduo, do aluno em particular, quando a escola e o professor não possuem clareza da importância da comunicação como forma de simbolização e representação que, em muitos casos, permitem que os atos violentos possam ser substituídos pela palavra. A escola é um lugar privilegiado para a palavra e denúncia de um problema social. Ao se desejar eliminar a violência, acaba-se por naturalizá-la, através das banalizações sofridas pelos meios de comunicação e de um Estado que legitima e violenta seus cidadãos em seus direitos básicos.This article addresses violence in capitalist society and in school, discussing on how it's published on the media and how teachers deal with it. Considering the students at matter, this paper focuses on the need of communication and the difficulties lived by these developing individuals, in a situation where the school and the teacher don't possess clarity of the importance of communication as a form of symbolization and representation. In many cases, they allow violent actions to be substituted by words. School environment is a privileged place for words and revealing social problems. With the desire to eliminate violence, the media and the State end up naturalizing it, by impinging violence as something trivial and legitimizing violence while violating its citizen's basic rights, respectively.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaAssociação Brasileira de Psicologia SocialUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Érika Cecília Soares [UNESP]Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]2014-05-20T15:13:46Z2014-05-20T15:13:46Z2007-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article90-98application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100013Psicologia & Sociedade. Associação Brasileira de Psicologia Social, v. 19, n. 1, p. 90-98, 2007.0102-7182http://hdl.handle.net/11449/2892510.1590/S0102-71822007000100013S0102-71822007000100013S0102-71822007000100013.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia & Sociedade0,204info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:16:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28925Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-15T06:16:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra
Violence, society and school: from refusing to dialogue to the failure of words
title Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra
spellingShingle Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra
Oliveira, Érika Cecília Soares [UNESP]
violência
agressão
sociedade
escola
meios de comunicação
violence
aggression
society
school
media
title_short Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra
title_full Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra
title_fullStr Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra
title_full_unstemmed Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra
title_sort Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra
author Oliveira, Érika Cecília Soares [UNESP]
author_facet Oliveira, Érika Cecília Soares [UNESP]
Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
author_role author
author2 Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Érika Cecília Soares [UNESP]
Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv violência
agressão
sociedade
escola
meios de comunicação
violence
aggression
society
school
media
topic violência
agressão
sociedade
escola
meios de comunicação
violence
aggression
society
school
media
description Esse artigo aborda a violência na sociedade capitalista e na escola, permitindo uma discussão sobre como ela é veiculada pelos meios de comunicação e pela maneira como os professores a enfrentam. Enfoca a necessidade da comunicação e aponta as dificuldades vivenciadas na construção do indivíduo, do aluno em particular, quando a escola e o professor não possuem clareza da importância da comunicação como forma de simbolização e representação que, em muitos casos, permitem que os atos violentos possam ser substituídos pela palavra. A escola é um lugar privilegiado para a palavra e denúncia de um problema social. Ao se desejar eliminar a violência, acaba-se por naturalizá-la, através das banalizações sofridas pelos meios de comunicação e de um Estado que legitima e violenta seus cidadãos em seus direitos básicos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
2014-05-20T15:13:46Z
2014-05-20T15:13:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100013
Psicologia & Sociedade. Associação Brasileira de Psicologia Social, v. 19, n. 1, p. 90-98, 2007.
0102-7182
http://hdl.handle.net/11449/28925
10.1590/S0102-71822007000100013
S0102-71822007000100013
S0102-71822007000100013.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100013
http://hdl.handle.net/11449/28925
identifier_str_mv Psicologia & Sociedade. Associação Brasileira de Psicologia Social, v. 19, n. 1, p. 90-98, 2007.
0102-7182
10.1590/S0102-71822007000100013
S0102-71822007000100013
S0102-71822007000100013.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade
0,204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90-98
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964947658047488