Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Isabel de Lourdes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217503
Resumo: Este trabalho analisa discursivamente as possíveis contribuições do componente curricular Projeto de Vida, em especial no Programa de Ensino Integral (PEI) considerando em que medida as culturas diversas, a sexualidade e a educação para o cuidado de si são contempladas na escola e na formação integral dos estudantes. Esta pesquisa configura-se como: qualitativa, exploratória e descritiva, com delineamento bibliográfico, procurando explorar a parte documental. O corpus compõe-se dos documentos institucionais do governo estadual, sites de apoio, qualificação e formação de profissionais da educação estadual, considerando que eles são uma produção histórica, política; em que as palavras são também construções; em que a linguagem também é constitutiva de práticas. Pauta-se nas problematizações, tem por base os estudos foucaultianos e a Análise de Discurso de matriz francesa, assentadas no papel da escola para a formação do sujeito ético, para a diversidade, a plenitude da vida e o exercício da cidadania. Neste horizonte, o componente curricular Projeto de Vida se acena como perspectiva para que o estudante expresse seus sonhos, elabore e documente as metas, os prazos, com vistas à realização do desenvolvimento do seu Projeto de Vida. Os resultados obtidos constataram a relevância social e científica do componente curricular Projeto de Vida como um instrumento, uma experiência que poderá provocar nos estudantes o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o desejo de sonhar para procederem em suas escolhas de vida de forma ativa e crítica.
id UNSP_2b03f9a1863488afa4fbaed39e0a4c99
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217503
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolarLife project: in search of modes of existence for ethics and diversity in school educationProyecto de vida: en busca de modos de existencia por la ética y la diversidad en la educación escolarProjeto de vidaDiversidadeValoresCidadaniaLife projectDiversityValuesCitizenshipEste trabalho analisa discursivamente as possíveis contribuições do componente curricular Projeto de Vida, em especial no Programa de Ensino Integral (PEI) considerando em que medida as culturas diversas, a sexualidade e a educação para o cuidado de si são contempladas na escola e na formação integral dos estudantes. Esta pesquisa configura-se como: qualitativa, exploratória e descritiva, com delineamento bibliográfico, procurando explorar a parte documental. O corpus compõe-se dos documentos institucionais do governo estadual, sites de apoio, qualificação e formação de profissionais da educação estadual, considerando que eles são uma produção histórica, política; em que as palavras são também construções; em que a linguagem também é constitutiva de práticas. Pauta-se nas problematizações, tem por base os estudos foucaultianos e a Análise de Discurso de matriz francesa, assentadas no papel da escola para a formação do sujeito ético, para a diversidade, a plenitude da vida e o exercício da cidadania. Neste horizonte, o componente curricular Projeto de Vida se acena como perspectiva para que o estudante expresse seus sonhos, elabore e documente as metas, os prazos, com vistas à realização do desenvolvimento do seu Projeto de Vida. Os resultados obtidos constataram a relevância social e científica do componente curricular Projeto de Vida como um instrumento, uma experiência que poderá provocar nos estudantes o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o desejo de sonhar para procederem em suas escolhas de vida de forma ativa e crítica.This work discursively analyzes the possible contributions of the Life Project curricular component, especially in the Integral Education Program (PEI) considering the extent to which diverse cultures, sexuality and education for self-care are contemplated in school and in integral formation of students. This research is configured as: qualitative, exploratory and descriptive, with bibliographic design, seeking to explore the documentary part. The corpus is composed of institutional documents from the state government, support sites, qualification and training of state education professionals, considering that they are a historical, political production; where words are also constructions; in which language is also constitutive of practices. It is based on problematizations, based on Foucauldian studies and French Discourse Analysis, based on the role of the school for the formation of the ethical subject, for diversity, the fullness of life and the exercise of citizenship. In this horizon, the Life Project curricular component appears as a perspective for the student to express his dreams, elaborate and document goals, deadlines, with a view to carrying out the development of his Life Project. The results obtained showed the social and scientific relevance of the Life Project curricular component as an instrument, an experience that can provoke in students the development of socio-emotional skills and the desire to dream to proceed in their life choices in an active and critical way.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Momesso, Maria Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Macedo, Isabel de Lourdes2022-03-30T13:19:53Z2022-03-30T13:19:53Z2022-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21750333004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217503Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:21:39.435836Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolar
Life project: in search of modes of existence for ethics and diversity in school education
Proyecto de vida: en busca de modos de existencia por la ética y la diversidad en la educación escolar
title Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolar
spellingShingle Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolar
Macedo, Isabel de Lourdes
Projeto de vida
Diversidade
Valores
Cidadania
Life project
Diversity
Values
Citizenship
title_short Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolar
title_full Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolar
title_fullStr Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolar
title_full_unstemmed Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolar
title_sort Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolar
author Macedo, Isabel de Lourdes
author_facet Macedo, Isabel de Lourdes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Momesso, Maria Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Isabel de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de vida
Diversidade
Valores
Cidadania
Life project
Diversity
Values
Citizenship
topic Projeto de vida
Diversidade
Valores
Cidadania
Life project
Diversity
Values
Citizenship
description Este trabalho analisa discursivamente as possíveis contribuições do componente curricular Projeto de Vida, em especial no Programa de Ensino Integral (PEI) considerando em que medida as culturas diversas, a sexualidade e a educação para o cuidado de si são contempladas na escola e na formação integral dos estudantes. Esta pesquisa configura-se como: qualitativa, exploratória e descritiva, com delineamento bibliográfico, procurando explorar a parte documental. O corpus compõe-se dos documentos institucionais do governo estadual, sites de apoio, qualificação e formação de profissionais da educação estadual, considerando que eles são uma produção histórica, política; em que as palavras são também construções; em que a linguagem também é constitutiva de práticas. Pauta-se nas problematizações, tem por base os estudos foucaultianos e a Análise de Discurso de matriz francesa, assentadas no papel da escola para a formação do sujeito ético, para a diversidade, a plenitude da vida e o exercício da cidadania. Neste horizonte, o componente curricular Projeto de Vida se acena como perspectiva para que o estudante expresse seus sonhos, elabore e documente as metas, os prazos, com vistas à realização do desenvolvimento do seu Projeto de Vida. Os resultados obtidos constataram a relevância social e científica do componente curricular Projeto de Vida como um instrumento, uma experiência que poderá provocar nos estudantes o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o desejo de sonhar para procederem em suas escolhas de vida de forma ativa e crítica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30T13:19:53Z
2022-03-30T13:19:53Z
2022-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217503
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/217503
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128925160701952