Violência doméstica contra a mulher: seu impacto no desempenho escolar da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ediane da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194193
Resumo: A presente pesquisa se debruçou sobre a temática da violência doméstica contra a mulher, fazendo um recorte sobre sua interferência ou não no desempenho escolar da criança que habita esse lar. As características pessoais e os demais ambientes em que estas crianças/adolescentes estão inseridas, família, escola e comunidade interagem entre si e podem influenciar seu desempenho escolar. Por ser a escola o segundo espaço de maior convívio da criança, é nela que serão exteriorizados o que se vivencia no ambiente familiar. O objetivo principal deste estudo buscou analisar se e como a violência doméstica presenciada pela criança afeta seu desempenho escolar. O método adotado foi a pesquisa documental, analisando-se as informações cadastradas nos arquivos do Centro de Referência e Atendimento à Mulher-CRAM e Secretaria Municipal de Educação-SME, na qual foram selecionados os dados de 20 crianças do Ensino Fundamental de escolas municipais, cujas mães procuraram os serviços do CRAM. Essas crianças foram comparadas com elas mesmas em dois momentos distintos de sua vida escolar: durante as ocorrências dos episódios de violência doméstica e após cessados tais episódios. Os dados analisados foram notas e frequência escolar. Os resultados mostraram que os alunos apresentaram desempenho escolar inferior após cessado os episódios de violência quando comparados aos resultados obtidos durante a ocorrência dos episódios de violência doméstica.
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