Conversor CC-CC Boost 3SSC-A aplicado na recarga de baterias veiculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tahara, Gustavo Henrique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235889
Resumo: Este trabalho propõe a aplicação de um conversor CC-CC Boost incorporando a Célula de Comutação de Três Estados tipo A (3SSC-A), para a recarga rápida de uma bateria de íons de lítio de veículos elétricos. A topologia Boost 3SSC-A possui vantagens inerentes à 3SSC, como melhor rendimento e menor ripple de corrente em relação à topologia clássica. O conversor Boost 3SSC-A mostra-se adequado para o processamento das altas correntes necessárias para o carregamento rápido das baterias, devido à divisão dos esforços de corrente nos semicondutores. Utilizou-se a técnica de recarga constant current/constant voltage (CC/CV), que realiza a recarga em corrente constante até que a tensão nos terminais da bateria atinja um valor predefinido e então o controlador mantém a tensão constante enquanto a corrente decai gradualmente. Implementaram-se os controles em modo cascata e em modo chaveado. A modelagem matemática do comportamento dinâmico do conversor foi feita a partir da aproximação a pequenos sinais. Através de simulações, validou-se o projeto do conversor, obtendo-se as principais formas de onda dos componentes, aplicando-se testes de variação de carga e emulando o carregamento de um modelo de bateria. O resultados obtidos demonstram que o conversor realiza a recarga completa do modelo de bateria de íons de lítio implementado, validando também as técnicas de controle aplicadas.
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