Estabilizações e mudanças na composição semiótica da imagem de Cristo: o cruzamento entre sagrado e profano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/115817 |
Resumo: | Esta tese analisa as imagens de Cristo, selecionadas ao longo da história, para mostrar, por meio da semiótica francesa, como os esquemas narrativos, os temas e as figuras que compõem essa imagem modificam-se de acordo com a cultura que a produz. Nas representações contemporâneas de Cristo, a oposição entre os conceitos de sagrado e profano atenua-se enquanto evolui uma estética da imagem de Cristo em que sagrado e profano estão integrados. Entende-se que a figura de Cristo, no decorrer da história, recobre diversas axiologias não relacionadas apenas ao discurso religioso. A fundamentação teórica da tese é a chamada semiótica greimasiana, principalmente os trabalhos desenvolvidos por semioticistas como J. Fontanille, C. Zilberberg e J. M. Floch. A sintaxe discursiva que estrutura as representações da figura de Cristo constitui um encadeamento de atos que conjuga a dimensão da intensidade (o sensível, o afetivo) e a dimensão da extensidade (o inteligível, o compreensível). Os textos selecionados são mosaicos romanos, pinturas, ilustrações, propagandas publicitárias e fotografias artísticas que apresentam rupturas plásticas e conceituais na representação de Cristo no decorrer da história. A semiótica discursiva, neste trabalho, aprofunda-se nos conceitos fenomenológicos de corpo e percepção para analisar as transformações culturais em discursos produzidos em períodos históricos diferentes e em culturas distintas |
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Estabilizações e mudanças na composição semiótica da imagem de Cristo: o cruzamento entre sagrado e profanoJesus CristoSemióticaLinguísticaLinguisticsEsta tese analisa as imagens de Cristo, selecionadas ao longo da história, para mostrar, por meio da semiótica francesa, como os esquemas narrativos, os temas e as figuras que compõem essa imagem modificam-se de acordo com a cultura que a produz. Nas representações contemporâneas de Cristo, a oposição entre os conceitos de sagrado e profano atenua-se enquanto evolui uma estética da imagem de Cristo em que sagrado e profano estão integrados. Entende-se que a figura de Cristo, no decorrer da história, recobre diversas axiologias não relacionadas apenas ao discurso religioso. A fundamentação teórica da tese é a chamada semiótica greimasiana, principalmente os trabalhos desenvolvidos por semioticistas como J. Fontanille, C. Zilberberg e J. M. Floch. A sintaxe discursiva que estrutura as representações da figura de Cristo constitui um encadeamento de atos que conjuga a dimensão da intensidade (o sensível, o afetivo) e a dimensão da extensidade (o inteligível, o compreensível). Os textos selecionados são mosaicos romanos, pinturas, ilustrações, propagandas publicitárias e fotografias artísticas que apresentam rupturas plásticas e conceituais na representação de Cristo no decorrer da história. A semiótica discursiva, neste trabalho, aprofunda-se nos conceitos fenomenológicos de corpo e percepção para analisar as transformações culturais em discursos produzidos em períodos históricos diferentes e em culturas distintasThis thesis aims to analyze images of Christ, selected from several different times, to demonstrate, through the use of french semiotics, how the concepts of sacred and profane in this image are modified, according to the culture that produces the discourse. In the contemporary representations of Christ, the opposition between the concepts of sacred and profane is attenuated. There’s an esthetic evolution of the christian image with the mixture between sacred and profane. We understand that the figure of Christ, in the course of history, involves differents axiologies and this figure is not only in relationship with the religious discourse. The theoretical basis of the thesis is the greimasian semiotics, especially the work by semioticians as J. Fontanille, C. Zilberberg and J. M. Floch. The discoursive syntax that organizes the representations of Christ is an assemblage of acts that conjugates the dimension of intensity (the sensibility, the affectivity) and the dimension of extensity (the intelligible, the comprehensible). The texts selected are roman mosaics, paintings, illustrations, photos and publicitary texts that presents plastic and conceptual ruptures in the representation of Christ throughout history. The discoursive semiotic investigates the phenomenologic concepts of body and perception to analizes the cultural transformations in discourses produced in different historical periods and in distinct culturesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchezan, Renata Coelho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baquião, Rubens César [UNESP]2015-03-03T11:52:35Z2015-03-03T11:52:35Z2014-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis158 f. : il. color.application/pdfBAQUIÃO, Rubens César. Estabilizações e mudanças na composição semiótica da imagem de Cristo: o cruzamento entre sagrado e profano. 2014. 158 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115817000809491000809491.pdf33004030009P488276984773732120000-0001-7453-1734Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115817Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:04.172937Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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