Escala de identificação precoce dos problemas de aprendizagem matemática em crianças pré-escolares: construção e investigação psicométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Sabrina Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254843
http://lattes.cnpq.br/0314519442135282
https://orcid.org/0000-0002-0830-344X
Resumo: As habilidades e os conceitos matemáticos são de suma importância para a autonomia do indivíduo, bem como para a compreensão da realidade. Porém, as dificuldades de aprendizagem na matemática atingem grande parte dos estudantes brasileiros. Apesar deste cenário, há carência de instrumentos avaliativos das habilidades matemáticas para identificar crianças pré-escolares com dificuldades em matemática. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo construir e conduzir os primeiros estudos de validade da Escala de Identificação Precoce dos Problemas de Aprendizagem Matemática (EIPPAM). Para tanto, a pesquisa dividiu-se em dois estudos. Inicialmente, no Estudo 1, foi feito levantamento das habilidades matemáticas requeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para crianças de 4 e 5 anos para construção dos itens da escala. A escala então foi submetida à avaliação de juízes da área para a investigação da validade de conteúdo. Num primeiro momento, foi encaminhada para uma especialista com pós-graduação stricto sensu. Após análise semântica e realização de algumas correções, a versão da EIPPAM foi encaminhada para cinco professoras experientes da Educação Infantil para verificar o grau de concordância sobre a faixa etária e dificuldade dos itens. A partir do coeficiente de Kappa foi verificado que não houve concordância nas respostas das docentes. Na análise qualitativa foi evidenciado que 76% dos itens da escala destoaram entre si. O Estudo 2, de corte transversal, teve como finalidade a investigação da validade de construto e de critério concorrente da escala. Por meio de amostragem de conveniência, foram selecionadas 12 docentes de escolas com turmas de níveis 1 e 2 da Educação Infantil da rede municipal na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo. Com a versão final da escala, foram obtidas 188 escalas preenchidas nesta etapa. Uma subamostra de 100 crianças realizou individualmente as tarefas elencadas no Estudo 1 para investigar a validade de critério do instrumento. A validade de construto da escala foi investigada por meio de análises fatoriais confirmatórias, as quais evidenciaram o modelo bidimensional como superior entre os demais modelos testados. A consistência interna e a confiabilidade da escala apresentaram índices excelentes. Na comparação entre os grupos, observou-se que a maioria dos itens obtiveram diferença significativa, com maiores médias para o nível 2 em relação ao nível 1. Para a investigação da validade de critério foram realizadas análises por meio de correlações de Pearson, sendo encontrado uma correlação significativa entre a escala e as tarefas. Na análise de regressão o fator Números da escala e idade obtiveram maior proporção de variância explicada para o escore total da tarefa. Portanto, a escala obteve bons indicadores psicométricos para identificar crianças com risco de apresentar problemas de aprendizagem matemática na pré-escola.
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Inicialmente, no Estudo 1, foi feito levantamento das habilidades matemáticas requeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para crianças de 4 e 5 anos para construção dos itens da escala. A escala então foi submetida à avaliação de juízes da área para a investigação da validade de conteúdo. Num primeiro momento, foi encaminhada para uma especialista com pós-graduação stricto sensu. Após análise semântica e realização de algumas correções, a versão da EIPPAM foi encaminhada para cinco professoras experientes da Educação Infantil para verificar o grau de concordância sobre a faixa etária e dificuldade dos itens. A partir do coeficiente de Kappa foi verificado que não houve concordância nas respostas das docentes. Na análise qualitativa foi evidenciado que 76% dos itens da escala destoaram entre si. O Estudo 2, de corte transversal, teve como finalidade a investigação da validade de construto e de critério concorrente da escala. Por meio de amostragem de conveniência, foram selecionadas 12 docentes de escolas com turmas de níveis 1 e 2 da Educação Infantil da rede municipal na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo. Com a versão final da escala, foram obtidas 188 escalas preenchidas nesta etapa. Uma subamostra de 100 crianças realizou individualmente as tarefas elencadas no Estudo 1 para investigar a validade de critério do instrumento. A validade de construto da escala foi investigada por meio de análises fatoriais confirmatórias, as quais evidenciaram o modelo bidimensional como superior entre os demais modelos testados. A consistência interna e a confiabilidade da escala apresentaram índices excelentes. Na comparação entre os grupos, observou-se que a maioria dos itens obtiveram diferença significativa, com maiores médias para o nível 2 em relação ao nível 1. Para a investigação da validade de critério foram realizadas análises por meio de correlações de Pearson, sendo encontrado uma correlação significativa entre a escala e as tarefas. Na análise de regressão o fator Números da escala e idade obtiveram maior proporção de variância explicada para o escore total da tarefa. Portanto, a escala obteve bons indicadores psicométricos para identificar crianças com risco de apresentar problemas de aprendizagem matemática na pré-escola.Mathematical skills and concepts are of paramount importance for the individual's autonomy, as well as for understanding reality. However, learning difficulties in mathematics affect most Brazilian students. Despite this scenario, there is a lack of mathematical skills assessment instruments to identify preschool children with difficulties in mathematics. Thus, the present research aimed to build and conduct the first validity studies of the Scale for Early Identification of Mathematical Learning Problems (EIPPAM). Therefore, the research was divided into two studies. Initially, in Study 1, a survey was carried out of the mathematical skills required by the National Common Curricular Base (BNCC) for children aged 4 and 5 years to construct the scale items. The scale was then submitted for evaluation by judges in the area to investigate content validity. At first, he was referred to a specialist with a stricto sensu postgraduate degree. After semantic analysis and some corrections, the EIPPAM version was sent to five experienced Early Childhood teachers to checck the degree of agreement on the age range and difficulty of the items. Based on the Kappa coefficient, it was verified that there was no agreement in the teachers' responses. In the qualitative analysis, it was evidenced that 76% of the scale items disagreed with each other. Study 2, with a cross-sectional design, investigated the construct validity and concurrent criterion validity of the scale. Through convenience sampling, 12 teachers were selected from schools with levels 1 and 2 classes of Early Childhood Education of the municipal network in the city of Santa Cruz do Rio Pardo, in the interior of São Paulo. With the final version of the scale, 188 scales were obtained at this stage. A subsample of 100 children individually performed the tasks listed in Study 1 to investigate the criterion validity of the instrument. The construct validity of the scale was investigated through confirmatory factor analyses, which showed the two-dimensional model to be superior among the other models tested. The internal consistency and reliability of the scale showed excellent levels. When comparing the groups, it was observed that most items had a significant difference, with higher means for level 2 in relation to Level 1. To investigate concurrent validity, analyzes were carried out using Pearson correlations, and a significant correlation between scale and tasks. In the regression analysis, the factor Scale numbers and age obtained the highest proportion of variance explained for the total score of the task. In this way, the scale obtained good psychometric indicators to identify children at risk of presenting mathematical learning problems in preschool.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lúcio, Patrícia Silva [UNESP]Tavares, Sabrina Cardoso2024-04-01T12:23:09Z2024-04-01T12:23:09Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVARES, S. C. Escala de identificação precoce dos problemas de aprendizagem matemática em crianças pré-escolares: construção e investigação psicométrica. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/254843http://lattes.cnpq.br/0314519442135282https://orcid.org/0000-0002-0830-344Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-07T12:13:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254843Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-07T12:13:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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