Educação ambiental: Escola Estadual Maria Luiza Formozinho Ribeiro (Presidente Prudente-SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alamino, André Luiz Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Rocha, Renata Ribeiro de Araújo [UNESP], Lima, Ely Yasuda Alves de [UNESP], Faccio, Neide Barrocá [UNESP], Alamino, Nívea Martins [UNESP], Pereira, David Lugli Turtera [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143622
Resumo: A compreensão fundamental sobre o meio ambiente pode representar os primeiros passos para ampla e consistente Educação Ambiental (Dias, 2000), tornando o aluno um multiplicador dos conhecimentos adquiridos. Este projeto possui caráter interinstitucional sendo realizado por alunos da FCT/UNESP aplicado à Escola Estadual Maria Luiza Formozinho Ribeiro, na cidade de Presidente Prudente. Consistem em valorizar e conscientizar, as crianças de quinta série do ensino fundamental, sobre a importância da qualidade da água, reconhecer a importância dos recursos hídricos, diagnosticar e classificar as condições básicas do recurso hídrico de sua comunidade, estudar as medidas de conservação e preservação dos recursos hídricos, propor, desenvolver e aplicar a Educação Ambiental demonstrando problemas cotidianos relacionados à água, incentivar o corpo docente a desenvolver o tema em sala de aula e produzir material didático pedagógico para contribuir no desenvolvimento da Educação Ambiental nos vários níveis de ensino professores e crianças da escola. Os alunos da FCT/UNESP realizam visitas bimestrais à escola. Baseado em conceitos principais, como recursos hídricos, qualidade, conservação e preservação da água, estão sendo elaborados, pelos alunos, sob orientação dos coordenadores, textos, atividades práticas, jogos lúdicos e quadrinhos que ficam disponíveis a professores e crianças para trabalhos em sala de aula. Os conceitos desenvolvidos são abordados de forma específica, respeitando o nível de entendimento intelectual da série. Em relação às atividades práticas e quadrinhos, os alunos dão sugestões no sentido de colaborar na dinâmica em sala de aula, envolvendo professores e crianças, como por exemplo, a apresentação de aulas práticas, construção de maquetes e apresentações áudio-visuais. Para a dinamização os alunos apresentam alguns equipamentos utilizados na análise de qualidade da água, como: condutivímetros, oxímetros, pHmetros e turbidímetros. Os textos estão fornecendo suporte de discussão quanto aos assuntos explorados em sala de aula, seja através de debates ou estudos mais aprofundados. Esta atividade está proporcionando às crianças da escola expressar seus conceitos, valores e concepções brincando, por meio de experiências direta e pessoal, por intermédio dos sentidos, em vez de formas maçantes e teóricas, permitindo à criança maior possibilidade de entendimento. Este projeto está sendo um processo de aprendizagem satisfatório onde as crianças aprendem como funciona o ambiente e como dependemos dele, pois somos parte deste meio, principalmente no que se refere aos recursos hídricos. E ainda, que elas interferem em seu equilíbrio e que, conscientizados, interferem de forma positiva.
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