Entre a adaptação e a emancipação: uma análise dos ideais e práticas da Pedagogia da Alternância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lollato, Sarah de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213942
Resumo: Esta pesquisa investiga a Pedagogia da Alternância, uma prática pedagógica originária do meio rural, iniciada no Brasil na década de 1960, que atualmente constitui-se em um movimento pedagógico, caracterizado pela ampla participação de educadores, educandos, pesquisadores e apoiadores, que congrega experiências diferenciadas pelo território nacional, com cerca de 230 Centros Familiares de Formação por Alternância. Discorremos sobre o histórico, os princípios, os instrumentos metodológicos e os fundamentos teóricos. Demonstramos que existe uma diversidade de fundamentações nos trabalhos científicos sobre o tema, caracterizando um ecletismo epistemológico nos fundamentos teóricos, que se reflete em uma diversidade de concepções sobre os fins e meios da educação. A Teoria Crítica da Sociedade subsidiou uma análise teórica, por meio do aprofundamento das discussões sobre conceitos como: racionalidade instrumental, semiformação, indústria cultural, tecnologia, autoridade, temporalidade, educação e emancipação e práxis. Utilizamos o estudo de caso e a análise de conteúdo como recursos metodológicos, através da análise do item Objetivos de um projeto político pedagógico de um CEFFA e entrevistas semi-estruturadas com quatro monitores e quatro alunos do quarto ano do curso de educação técnica profissionalizante em agropecuária integrado ao ensino médio. Partimos da hipótese de que a consecução dos ideais emancipatórios da Pedagogia da Alternância é dificultada em função de uma base material e cultural que sustenta a práxis social capitalista alienada, que produz e reproduz concepções pedagógicas ideológicas e idealistas. Constatamos elementos de adaptação e de resistência, por meio dos dados obtidos, demonstrando aspectos dialéticos da Pedagogia da Alternância. Verificamos que os textos citados como fontes teóricas dessa vertente pedagógica, o Projeto Político Pedagógico do CEFFA analisado e as narrativas dos sujeitos entrevistados demonstram paradoxos que corroboram concepções que naturalizam a estrutura social e eventualmente procuram produzir sujeitos adaptados às necessidades da produção agrícola ligada à lógica do agronegócio, sob um viés neoliberal. Os dados também evidenciam a idealização à emancipação, vivências democráticas na auto-organização dos estudantes, organização de associações, participação familiar no cotidiano escolar, produção agroecológica, escuta a aspectos emocionais, relações interpessoais reflexivas e experiências dos estudantes em sindicatos rurais e movimentos sociais do campo, apontando a possibilidade de politização. Enfatizamos a importância da autorreflexão, da educação política e o aprofundamento em teorias críticas para a análise da práxis capitalista alienada, que possibilitem o diagnóstico sobre os obstáculos à emancipação.
id UNSP_2b7865900d4aac359b3378d024b8638a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213942
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre a adaptação e a emancipação: uma análise dos ideais e práticas da Pedagogia da AlternânciaBetween adaptation and emancipation: an analysis of the ideals and practices of the Pedagogy of AlternationPedagogia da AlternânciaTeoria crítica da sociedadePráxisEsta pesquisa investiga a Pedagogia da Alternância, uma prática pedagógica originária do meio rural, iniciada no Brasil na década de 1960, que atualmente constitui-se em um movimento pedagógico, caracterizado pela ampla participação de educadores, educandos, pesquisadores e apoiadores, que congrega experiências diferenciadas pelo território nacional, com cerca de 230 Centros Familiares de Formação por Alternância. Discorremos sobre o histórico, os princípios, os instrumentos metodológicos e os fundamentos teóricos. Demonstramos que existe uma diversidade de fundamentações nos trabalhos científicos sobre o tema, caracterizando um ecletismo epistemológico nos fundamentos teóricos, que se reflete em uma diversidade de concepções sobre os fins e meios da educação. A Teoria Crítica da Sociedade subsidiou uma análise teórica, por meio do aprofundamento das discussões sobre conceitos como: racionalidade instrumental, semiformação, indústria cultural, tecnologia, autoridade, temporalidade, educação e emancipação e práxis. Utilizamos o estudo de caso e a análise de conteúdo como recursos metodológicos, através da análise do item Objetivos de um projeto político pedagógico de um CEFFA e entrevistas semi-estruturadas com quatro monitores e quatro alunos do quarto ano do curso de educação técnica profissionalizante em agropecuária integrado ao ensino médio. Partimos da hipótese de que a consecução dos ideais emancipatórios da Pedagogia da Alternância é dificultada em função de uma base material e cultural que sustenta a práxis social capitalista alienada, que produz e reproduz concepções pedagógicas ideológicas e idealistas. Constatamos elementos de adaptação e de resistência, por meio dos dados obtidos, demonstrando aspectos dialéticos da Pedagogia da Alternância. Verificamos que os textos citados como fontes teóricas dessa vertente pedagógica, o Projeto Político Pedagógico do CEFFA analisado e as narrativas dos sujeitos entrevistados demonstram paradoxos que corroboram concepções que naturalizam a estrutura social e eventualmente procuram produzir sujeitos adaptados às necessidades da produção agrícola ligada à lógica do agronegócio, sob um viés neoliberal. Os dados também evidenciam a idealização à emancipação, vivências democráticas na auto-organização dos estudantes, organização de associações, participação familiar no cotidiano escolar, produção agroecológica, escuta a aspectos emocionais, relações interpessoais reflexivas e experiências dos estudantes em sindicatos rurais e movimentos sociais do campo, apontando a possibilidade de politização. Enfatizamos a importância da autorreflexão, da educação política e o aprofundamento em teorias críticas para a análise da práxis capitalista alienada, que possibilitem o diagnóstico sobre os obstáculos à emancipação.This research investigates the Pedagogy of Alternation, a pedagogical practice originating in rural areas, started in Brazil in the 1960s, which currently constitutes a pedagogical movement, characterized by the wide participation of educators, students, researchers, and supporters. It brings together experiences differentiated by the national territory, with about 230 Family Centers for Alternation Training. We discuss the history, the principles, the methodological instruments, and the theoretical foundations. We demonstrate that there is a diversity of foundations in the scientific works on the theme, characterizing an epistemological eclecticism in the theoretical foundations, which can be reflected in a diversity of conceptions about the ends and means of education. The Critical Theory of Society supported a theoretical analysis, by deepening discussions on concepts, such as instrumental rationality, halfeducation, Culture industry, technology, authority, temporality, education and emancipation, and also praxis. We used the case study and content analysis as methodological resources, through the analysis of the item Objectives of a political pedagogical project of a CEFFA and semistructured interviews with four monitors and four students of the fourth year of the vocational-technical education course in agriculture integrated inhigh school. We start from the hypothesis that the achievement of the emancipatory ideals of the Pedagogy of Alternation is hampered due to a material and cultural base that supports the alienated capitalist social praxis, which produces and reproduces ideological and idealistic pedagogical conceptions. We verified elements of adaptation and resistance, through the obtained data, demonstrating dialectical aspects of the Pedagogy of Alternation. We found that the texts cited as theoretical sources of this pedagogical approach, the political pedagogical project of CEFFA analyzed and the narratives of the interviewed subjects demonstrate paradoxes that corroborate conceptions that naturalize the social structure and eventually seek to produce subjects adapted to the needs of agricultural production linked to the logic of agribusiness, under a neoliberal bias. The data also show the idealization of emancipation, democratic experiences in the self-organization of students, organization of associations, family participation in daily school life, agroecological production, listening to emotional aspects, reflective interpersonal relationships and students' experiences in rural unions and social movements of the field, pointing to the possibility of politicization. We emphasize the importance of self-reflection, political education and the deepening of critical theories for the analysis of alienated capitalist praxis, which enable the diagnosis of obstacles to emancipation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Ari Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lollato, Sarah de Oliveira [UNESP]2021-08-10T17:51:14Z2021-08-10T17:51:14Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21394233004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213942Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-06-12T14:10:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a adaptação e a emancipação: uma análise dos ideais e práticas da Pedagogia da Alternância
Between adaptation and emancipation: an analysis of the ideals and practices of the Pedagogy of Alternation
title Entre a adaptação e a emancipação: uma análise dos ideais e práticas da Pedagogia da Alternância
spellingShingle Entre a adaptação e a emancipação: uma análise dos ideais e práticas da Pedagogia da Alternância
Lollato, Sarah de Oliveira [UNESP]
Pedagogia da Alternância
Teoria crítica da sociedade
Práxis
title_short Entre a adaptação e a emancipação: uma análise dos ideais e práticas da Pedagogia da Alternância
title_full Entre a adaptação e a emancipação: uma análise dos ideais e práticas da Pedagogia da Alternância
title_fullStr Entre a adaptação e a emancipação: uma análise dos ideais e práticas da Pedagogia da Alternância
title_full_unstemmed Entre a adaptação e a emancipação: uma análise dos ideais e práticas da Pedagogia da Alternância
title_sort Entre a adaptação e a emancipação: uma análise dos ideais e práticas da Pedagogia da Alternância
author Lollato, Sarah de Oliveira [UNESP]
author_facet Lollato, Sarah de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Ari Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lollato, Sarah de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da Alternância
Teoria crítica da sociedade
Práxis
topic Pedagogia da Alternância
Teoria crítica da sociedade
Práxis
description Esta pesquisa investiga a Pedagogia da Alternância, uma prática pedagógica originária do meio rural, iniciada no Brasil na década de 1960, que atualmente constitui-se em um movimento pedagógico, caracterizado pela ampla participação de educadores, educandos, pesquisadores e apoiadores, que congrega experiências diferenciadas pelo território nacional, com cerca de 230 Centros Familiares de Formação por Alternância. Discorremos sobre o histórico, os princípios, os instrumentos metodológicos e os fundamentos teóricos. Demonstramos que existe uma diversidade de fundamentações nos trabalhos científicos sobre o tema, caracterizando um ecletismo epistemológico nos fundamentos teóricos, que se reflete em uma diversidade de concepções sobre os fins e meios da educação. A Teoria Crítica da Sociedade subsidiou uma análise teórica, por meio do aprofundamento das discussões sobre conceitos como: racionalidade instrumental, semiformação, indústria cultural, tecnologia, autoridade, temporalidade, educação e emancipação e práxis. Utilizamos o estudo de caso e a análise de conteúdo como recursos metodológicos, através da análise do item Objetivos de um projeto político pedagógico de um CEFFA e entrevistas semi-estruturadas com quatro monitores e quatro alunos do quarto ano do curso de educação técnica profissionalizante em agropecuária integrado ao ensino médio. Partimos da hipótese de que a consecução dos ideais emancipatórios da Pedagogia da Alternância é dificultada em função de uma base material e cultural que sustenta a práxis social capitalista alienada, que produz e reproduz concepções pedagógicas ideológicas e idealistas. Constatamos elementos de adaptação e de resistência, por meio dos dados obtidos, demonstrando aspectos dialéticos da Pedagogia da Alternância. Verificamos que os textos citados como fontes teóricas dessa vertente pedagógica, o Projeto Político Pedagógico do CEFFA analisado e as narrativas dos sujeitos entrevistados demonstram paradoxos que corroboram concepções que naturalizam a estrutura social e eventualmente procuram produzir sujeitos adaptados às necessidades da produção agrícola ligada à lógica do agronegócio, sob um viés neoliberal. Os dados também evidenciam a idealização à emancipação, vivências democráticas na auto-organização dos estudantes, organização de associações, participação familiar no cotidiano escolar, produção agroecológica, escuta a aspectos emocionais, relações interpessoais reflexivas e experiências dos estudantes em sindicatos rurais e movimentos sociais do campo, apontando a possibilidade de politização. Enfatizamos a importância da autorreflexão, da educação política e o aprofundamento em teorias críticas para a análise da práxis capitalista alienada, que possibilitem o diagnóstico sobre os obstáculos à emancipação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10T17:51:14Z
2021-08-10T17:51:14Z
2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213942
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/213942
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826304183364485120