Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Attilio, Vitória Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256478
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os significados atribuídos ao corpo negro na escola, por crianças e professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, identificar e analisar as percepções das crianças a respeito de seus corpos, as concepções de professores(as) sobre o corpo negro e as práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais. O referencial teórico pautou-se em estudos que compreendem o corpo como fonte de significados culturais e sociais e que sinalizam para as implicações das práticas pedagógicas antirracistas em busca de uma formação humana e social, democrática e plural. Os procedimentos metodológicos incluíram a abordagem qualitativa, com pesquisa de campo com alunos(as) e professores(as) de uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do interior paulista. As técnicas de coleta de dados foram a observação de campo e entrevistas semiestruturadas. Verificou-se, por meio de revisão sistemática da literatura, que apesar da temática étnico-racial ter apresentado crescimento com o passar dos anos, em nível de graduação e pós-graduação, os currículos escolares ainda não a priorizam. Constatam-se marcas evidentes do mito da democracia racial e do colorismo nos discursos das crianças e professoras, com a disseminação recorrente da premissa de que todas as pessoas são iguais, anulando a existência de práticas racistas e discriminatórias, concepção que nada resolve os problemas de discriminação racial no ambiente escolar. E apesar das professoras terem reconhecido a presença da temática no currículo, relataram que ainda falta conhecimento para elaborar práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais, o que faz com que ações sejam desenvolvidas de forma isolada e, geralmente, quando há algum conflito. Por isso, para romper com os valores eurocêntricos e promover a valorização do corpo negro é necessário que a temática seja priorizada a longo prazo, durante todo o ano letivo, fator que fará com que a escola seja vista como um ambiente acolhedor, que pertence a todas as crianças e jovens.
id UNSP_2bda5fd41318763ba3bd010cd25f8bed
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256478
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professorasBlack corpority at school: meanings attibuted by children and teachersCorporeidade negraEnsino fundamentalRelações étnico-raciaisBlack corporeityElementary educationEthnic-racial relationsEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar os significados atribuídos ao corpo negro na escola, por crianças e professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, identificar e analisar as percepções das crianças a respeito de seus corpos, as concepções de professores(as) sobre o corpo negro e as práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais. O referencial teórico pautou-se em estudos que compreendem o corpo como fonte de significados culturais e sociais e que sinalizam para as implicações das práticas pedagógicas antirracistas em busca de uma formação humana e social, democrática e plural. Os procedimentos metodológicos incluíram a abordagem qualitativa, com pesquisa de campo com alunos(as) e professores(as) de uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do interior paulista. As técnicas de coleta de dados foram a observação de campo e entrevistas semiestruturadas. Verificou-se, por meio de revisão sistemática da literatura, que apesar da temática étnico-racial ter apresentado crescimento com o passar dos anos, em nível de graduação e pós-graduação, os currículos escolares ainda não a priorizam. Constatam-se marcas evidentes do mito da democracia racial e do colorismo nos discursos das crianças e professoras, com a disseminação recorrente da premissa de que todas as pessoas são iguais, anulando a existência de práticas racistas e discriminatórias, concepção que nada resolve os problemas de discriminação racial no ambiente escolar. E apesar das professoras terem reconhecido a presença da temática no currículo, relataram que ainda falta conhecimento para elaborar práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais, o que faz com que ações sejam desenvolvidas de forma isolada e, geralmente, quando há algum conflito. Por isso, para romper com os valores eurocêntricos e promover a valorização do corpo negro é necessário que a temática seja priorizada a longo prazo, durante todo o ano letivo, fator que fará com que a escola seja vista como um ambiente acolhedor, que pertence a todas as crianças e jovens.The general objective of this research was to analyze the meanings attributed to the black body at school by children and teachers in the early years of elementary school. As specific objectives, identify and analyze: children's perceptions about their bodies; teachers' conceptions about the black body and pedagogical practices for the education of ethnic-racial relations. The theoretical framework was based on studies that understand the body as a source of cultural and social meanings and that point to the implications of anti-racist pedagogical practices in search of a human and social, democratic and plural formation. The methodological procedures included a qualitative approach, with field research with students and teachers from a class in the early years of elementary school at a public school in the interior of São Paulo. Data collection techniques were field observation and semi-structured interviews. It was verified, through a systematic review of the literature, that despite the ethnic-racial theme having grown over the years, at the undergraduate and graduate levels, school curricula still do not prioritize it. There are evident marks of the myth of racial democracy and colorism in the speeches of children and teachers, with the recurrent dissemination of the premise that all people are equal, nullifying the existence of racist and discriminatory practices, a conception that nothing solves the problems of racial discrimination in the school environment. And although the teachers recognized the prescription of the theme in the curriculum, they reported that there is still a lack of knowledge to develop pedagogical practices for the education of ethnic-racial relations, which means that they are usually developed in isolation when there is a conflict. Therefore, in order to break with Eurocentric values and promote the appreciation of the black body, it is necessary that the theme be prioritized in the long term, throughout the school year, a factor that will make the school be seen as a welcoming environment, which belongs to all children and young people.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Fernanda [UNESP]Attilio, Vitória Fernandes2024-07-11T11:51:25Z2024-07-11T11:51:25Z2023-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfATTILIO, V. F. Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras. 2023. 162 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/256478porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-12T06:02:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256478Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:23:48.351643Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras
Black corpority at school: meanings attibuted by children and teachers
title Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras
spellingShingle Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras
Attilio, Vitória Fernandes
Corporeidade negra
Ensino fundamental
Relações étnico-raciais
Black corporeity
Elementary education
Ethnic-racial relations
title_short Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras
title_full Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras
title_fullStr Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras
title_full_unstemmed Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras
title_sort Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras
author Attilio, Vitória Fernandes
author_facet Attilio, Vitória Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Fernanda [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Attilio, Vitória Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Corporeidade negra
Ensino fundamental
Relações étnico-raciais
Black corporeity
Elementary education
Ethnic-racial relations
topic Corporeidade negra
Ensino fundamental
Relações étnico-raciais
Black corporeity
Elementary education
Ethnic-racial relations
description Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os significados atribuídos ao corpo negro na escola, por crianças e professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, identificar e analisar as percepções das crianças a respeito de seus corpos, as concepções de professores(as) sobre o corpo negro e as práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais. O referencial teórico pautou-se em estudos que compreendem o corpo como fonte de significados culturais e sociais e que sinalizam para as implicações das práticas pedagógicas antirracistas em busca de uma formação humana e social, democrática e plural. Os procedimentos metodológicos incluíram a abordagem qualitativa, com pesquisa de campo com alunos(as) e professores(as) de uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do interior paulista. As técnicas de coleta de dados foram a observação de campo e entrevistas semiestruturadas. Verificou-se, por meio de revisão sistemática da literatura, que apesar da temática étnico-racial ter apresentado crescimento com o passar dos anos, em nível de graduação e pós-graduação, os currículos escolares ainda não a priorizam. Constatam-se marcas evidentes do mito da democracia racial e do colorismo nos discursos das crianças e professoras, com a disseminação recorrente da premissa de que todas as pessoas são iguais, anulando a existência de práticas racistas e discriminatórias, concepção que nada resolve os problemas de discriminação racial no ambiente escolar. E apesar das professoras terem reconhecido a presença da temática no currículo, relataram que ainda falta conhecimento para elaborar práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais, o que faz com que ações sejam desenvolvidas de forma isolada e, geralmente, quando há algum conflito. Por isso, para romper com os valores eurocêntricos e promover a valorização do corpo negro é necessário que a temática seja priorizada a longo prazo, durante todo o ano letivo, fator que fará com que a escola seja vista como um ambiente acolhedor, que pertence a todas as crianças e jovens.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-31
2024-07-11T11:51:25Z
2024-07-11T11:51:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ATTILIO, V. F. Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras. 2023. 162 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/256478
identifier_str_mv ATTILIO, V. F. Corporeidade negra na escola: significados atribuídos por crianças e professoras. 2023. 162 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/256478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128355148496896