A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Maria Adelaide do Nascimento [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86952
Resumo: Esse trabalho tem como objeto de estudo a documentação artística dos grupos Arte/Ação e 3nós3 produzida em razão de suas poéticas, levando em consideração o traço documental presente em muitas das experimentações artísticas, acentuado com a vertente conceitual, a partir dos anos 1960. A pesquisa aborda a questão das diferenças e similitudes entre obra e documento, com base no uso desse expediente documental presente em muitos dos processos e procedimentos artísticos contemporâneos, como nas poéticas conceituais dos anos 1970. O estudo parte da documentação artística desses dois grupos de artistas, atuantes em São Paulo na década de 1970 e início de 1980: o grupo Arte/Ação (1974/1977) formado pela dupla Francisco Iñarra e Genilson Soares, cuja prática artística é pautada pelo conceito “documentar é expressar”, que tem sua origem no Equipe 3, criado em 1971 juntamente com Lydia Okumura, e o grupo 3nós3 (1979-1982), formado pelos artistas Hudinilson Jr., Mario Ramiro e Rafael França, que realiza uma série de intervenções urbanas na cidade de São Paulo, cujo acesso aos trabalhos se dá, principalmente, por meio de sua documentação, registro fotográfico, publicação na imprensa, edições de artista, entre outros. Os dois grupos pertencem a gerações diferentes e não desenvolveram nenhum trabalho conjunto, porém suas propostas de apropriação e intervenção, seja no espaço fechado do museu, no caso do Arte/Ação, seja no espaço aberto da cidade, no caso do 3nós3, possuem aproximações, visto que ambos operam dialeticamente, dentro e fora do circuito artístico, com proposições de caráter efêmero e clandestino e que encontram duração, em sua maioria, na imagem técnica. A pesquisa, com ênfase no expediente documental, contextualiza as poéticas conceituais e as práticas coletivas dos anos de 1970...
id UNSP_2be7b803f1895c23320f9afc4832e597
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86952
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3Artes plasticas - São Paulo (SP)Arte moderna - Sec. XXFotografia documentariaArte - DocumentaçãoArtsArts - DocumentationPhotography, DocumentaryEsse trabalho tem como objeto de estudo a documentação artística dos grupos Arte/Ação e 3nós3 produzida em razão de suas poéticas, levando em consideração o traço documental presente em muitas das experimentações artísticas, acentuado com a vertente conceitual, a partir dos anos 1960. A pesquisa aborda a questão das diferenças e similitudes entre obra e documento, com base no uso desse expediente documental presente em muitos dos processos e procedimentos artísticos contemporâneos, como nas poéticas conceituais dos anos 1970. O estudo parte da documentação artística desses dois grupos de artistas, atuantes em São Paulo na década de 1970 e início de 1980: o grupo Arte/Ação (1974/1977) formado pela dupla Francisco Iñarra e Genilson Soares, cuja prática artística é pautada pelo conceito “documentar é expressar”, que tem sua origem no Equipe 3, criado em 1971 juntamente com Lydia Okumura, e o grupo 3nós3 (1979-1982), formado pelos artistas Hudinilson Jr., Mario Ramiro e Rafael França, que realiza uma série de intervenções urbanas na cidade de São Paulo, cujo acesso aos trabalhos se dá, principalmente, por meio de sua documentação, registro fotográfico, publicação na imprensa, edições de artista, entre outros. Os dois grupos pertencem a gerações diferentes e não desenvolveram nenhum trabalho conjunto, porém suas propostas de apropriação e intervenção, seja no espaço fechado do museu, no caso do Arte/Ação, seja no espaço aberto da cidade, no caso do 3nós3, possuem aproximações, visto que ambos operam dialeticamente, dentro e fora do circuito artístico, com proposições de caráter efêmero e clandestino e que encontram duração, em sua maioria, na imagem técnica. A pesquisa, com ênfase no expediente documental, contextualiza as poéticas conceituais e as práticas coletivas dos anos de 1970...This work has as its object of study the artistic documentation of the groups Arte/Ação and 3nós3 produced because of its poetics, taking into account the documentary feature present in many of the artistic experimentations, underlined with the conceptual aspect, from the 1960s onward. The research addresses the issue of differences and similarities between the work and document, based on the use of this documental resource present in many of our contemporary artistic processes and procedures, such as, in the conceptual poetics of the 1970s. The study originates from the artistic documentation of these two groups of artists working in Sao Paulo in the 1970s and early 1980s, the group Arte/Ação (1974/1977) formed by the duo Francisco Iñarra and Genilson Soares, whose artistic practice is guided by the concept document is to express, which has its origin in Equipe 3 created in 1971 together with Lydia Okumura, and the group 3nós3 (1979-1982), formed by the artists Hudinilson Jr., Mario Ramiro and Rafael France, which performs a series of urban interventions in the city of São Paulo, in which the access to their work is done mainly through its documentation, photographic data, publications of the press, artist editions, among others. Both groups belong to different generations and developed no joint work, never the less their proposals of appropriation and intervention, either in the enclosed space of the museum, in the case of Arte/Ação, either in the open space off the city, in the case of 3nós3. Their works connect, as both operate dialectically within and outside the artistic circuit, with ephemeral and clandestine proposals, of which the extension in time is mostly found, in the resources of the technical image. The research, with emphasis on the documental resources, contextualizes the conceptual poetics and... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romagnolo, Sérgio Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pontes, Maria Adelaide do Nascimento [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2012-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis172 f. : il.application/pdfPONTES, Maria Adelaide do Nascimento. A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3. 2012. 172 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.http://hdl.handle.net/11449/86952000702892pontes_man_me_ia.pdf33004013063P49910860279064872Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-23T06:14:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86952Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:31:42.987089Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3
title A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3
spellingShingle A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3
Pontes, Maria Adelaide do Nascimento [UNESP]
Artes plasticas - São Paulo (SP)
Arte moderna - Sec. XX
Fotografia documentaria
Arte - Documentação
Arts
Arts - Documentation
Photography, Documentary
title_short A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3
title_full A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3
title_fullStr A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3
title_full_unstemmed A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3
title_sort A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3
author Pontes, Maria Adelaide do Nascimento [UNESP]
author_facet Pontes, Maria Adelaide do Nascimento [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romagnolo, Sérgio Mauro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Maria Adelaide do Nascimento [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Artes plasticas - São Paulo (SP)
Arte moderna - Sec. XX
Fotografia documentaria
Arte - Documentação
Arts
Arts - Documentation
Photography, Documentary
topic Artes plasticas - São Paulo (SP)
Arte moderna - Sec. XX
Fotografia documentaria
Arte - Documentação
Arts
Arts - Documentation
Photography, Documentary
description Esse trabalho tem como objeto de estudo a documentação artística dos grupos Arte/Ação e 3nós3 produzida em razão de suas poéticas, levando em consideração o traço documental presente em muitas das experimentações artísticas, acentuado com a vertente conceitual, a partir dos anos 1960. A pesquisa aborda a questão das diferenças e similitudes entre obra e documento, com base no uso desse expediente documental presente em muitos dos processos e procedimentos artísticos contemporâneos, como nas poéticas conceituais dos anos 1970. O estudo parte da documentação artística desses dois grupos de artistas, atuantes em São Paulo na década de 1970 e início de 1980: o grupo Arte/Ação (1974/1977) formado pela dupla Francisco Iñarra e Genilson Soares, cuja prática artística é pautada pelo conceito “documentar é expressar”, que tem sua origem no Equipe 3, criado em 1971 juntamente com Lydia Okumura, e o grupo 3nós3 (1979-1982), formado pelos artistas Hudinilson Jr., Mario Ramiro e Rafael França, que realiza uma série de intervenções urbanas na cidade de São Paulo, cujo acesso aos trabalhos se dá, principalmente, por meio de sua documentação, registro fotográfico, publicação na imprensa, edições de artista, entre outros. Os dois grupos pertencem a gerações diferentes e não desenvolveram nenhum trabalho conjunto, porém suas propostas de apropriação e intervenção, seja no espaço fechado do museu, no caso do Arte/Ação, seja no espaço aberto da cidade, no caso do 3nós3, possuem aproximações, visto que ambos operam dialeticamente, dentro e fora do circuito artístico, com proposições de caráter efêmero e clandestino e que encontram duração, em sua maioria, na imagem técnica. A pesquisa, com ênfase no expediente documental, contextualiza as poéticas conceituais e as práticas coletivas dos anos de 1970...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28
2014-06-11T19:22:29Z
2014-06-11T19:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTES, Maria Adelaide do Nascimento. A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3. 2012. 172 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/86952
000702892
pontes_man_me_ia.pdf
33004013063P4
9910860279064872
identifier_str_mv PONTES, Maria Adelaide do Nascimento. A documentação nas práticas artísticas dos grupos Arte/Ação e 3Nós3. 2012. 172 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
000702892
pontes_man_me_ia.pdf
33004013063P4
9910860279064872
url http://hdl.handle.net/11449/86952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 172 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128942438088704