O centro vive. O espetáculo da revalorização do centro de São Paulo: sobrevivência do capitalismo e apropriação do espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sidney Gonçalves [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104458
Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do processo de revalorização do centro da cidade de São Paulo. Parte do pressuposto de que as transformações preconizadas para que o centro retome sua importância se traduzem em melhorias urbanísticas e arquitetônicas que visam conferir uma imagem mais limpa e bela para a área. Analisa-se o fato de que tais transformações representam também uma revalorização imobiliária, que incorpora objetivamente valor aos imóveis a partir de condicionantes subjetivos, como o significado histórico e o poder da imagem do centro. Assim, o processo assume as características de produção de um espaço considerado como mercadoria, produzido como espetáculo, transformado para não parecer como tal, a fim de perpetrar a permanência do modo de produção capitalista, metamorfoseado. Nesta perspectiva, assume grande relevância o patrimônio arquitetônico representado pela obra de Ramos de Azevedo e as transformações urbanísticas impetradas por Prestes Maia, que conferiram ao centro uma identidade e uma imagem específicas. Fundamentado em metodologia proposta por Henri Lefebvre segue-se um caminho dialético na análise, considerando a cidade a partir de seu presente, onde a sua condição de hegemonia sobre o território nacional e sua importância internacional lhe confere destaque. Depois, se busca no passado, marcado pelas intervenções mais significativas que perduram no presente, as relações sociais de produção que explicam a permanência de determinadas formas. Por fim, vislumbra-se por intermédio dos usos e das funções as possibilidades colocadas para o futuro. Leva-se em conta na análise a atuação de diversos atores sociais, tanto públicos como privados, a exemplo da Associação Viva o Centro e do Fórum Centro Vive. Considera-se que o processo atualmente em curso para revalorização...
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Nesta perspectiva, assume grande relevância o patrimônio arquitetônico representado pela obra de Ramos de Azevedo e as transformações urbanísticas impetradas por Prestes Maia, que conferiram ao centro uma identidade e uma imagem específicas. Fundamentado em metodologia proposta por Henri Lefebvre segue-se um caminho dialético na análise, considerando a cidade a partir de seu presente, onde a sua condição de hegemonia sobre o território nacional e sua importância internacional lhe confere destaque. Depois, se busca no passado, marcado pelas intervenções mais significativas que perduram no presente, as relações sociais de produção que explicam a permanência de determinadas formas. Por fim, vislumbra-se por intermédio dos usos e das funções as possibilidades colocadas para o futuro. Leva-se em conta na análise a atuação de diversos atores sociais, tanto públicos como privados, a exemplo da Associação Viva o Centro e do Fórum Centro Vive. Considera-se que o processo atualmente em curso para revalorização...The aim of this work is to do an analysis of the process of revalorization of São Paulo's downtown. It comes from the presupposition that the commended transformations, in order to recover downtown's are importance, are better translated into urban and architectural improvements that aim at obtaining a cleaner and more beautiful image to the area. It is analyzed the fact that such transformations also represent housing revalorization that incorporate aimly valorization of the residences from subjective conditions such as historical meaning and downtown's power Image. Thus, the process assumes the characteristics of reproduction of a space considered merchandise, produced as a show, transformed not to look like one, in order to perpetuate the permanence of capitalist way of production, metamorphosed. In this perspective, assumes great relevance the architectural inheritance represented by Ramos de Azevedos's work and impetrated by Prestes Maia's town planning transformations, which conferred to downtown specific identity and image. Founded on methodology proposes by Henri Lefebvre it is followed a dialectic approach in the analysis, considering the city from its present time, where its hegemony condition upon national territory and its international importance result in projection. Then, it is searched in the past, marked by the most significant interventions which last nowadays, the social relations of production which explain the permanence of certain shapes, At last, it is seen ahead, by the usage and functions, the possibilities set in the future time. It is taken into account in the analysis the perfomance of many social factors, public as well as private ones, such as Associação Viva o Centro and Forum Centro Vive. It is considered that such a process, which is nowadays being developed, privilege the production of the space as a reproduction of the domination in other words, from the power and dominant politics will, and it is aimed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pintaudi, Silvana Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Sidney Gonçalves [UNESP]2014-06-11T19:33:22Z2014-06-11T19:33:22Z2003-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis3 v. : il., mapas, tabs.application/pdfVIEIRA, Sidney Gonçalves. O centro vive. O espetáculo da revalorização do centro de São Paulo: sobrevivência do capitalismo e apropriação do espaço. 2002. 3 v. 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