Uma compreensão da loucura em Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande Mentecapto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maraiza Almeida Ruiz de [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152908
Resumo: O presente estudo visa mostrar como a loucura é representada nos romances brasileiros Quincas Borba (1891), do escritor carioca Machado de Assis, O louco do Cati (1942), do escritor gaúcho Dyonélio Machado e O Grande Mentecapto (1979), do escritor mineiro Fernando Sabino. Considerando estas três narrativas, situadas em um período que se estende desde o final do século XIX até o final do século XX, objetiva-se investigar as estratégias e recursos narrativos utilizados pelos narradores/autores para apresentar os protagonistas Rubião, o louco do Cati e Geraldo Viramundo como indivíduos loucos, inadaptados à realidade social com a qual se deparam e, consequentemente, marginalizados. Compreendendo o romance machadiano Quincas Borba como uma matriz formal e temática para a representação da loucura, esta pesquisa tem, ainda, o intuito de evidenciar o diálogo que este romance estabelece com os seus sucessores O louco do Cati e O Grande Mentecapto, apontando semelhanças e diferenças encontradas entre eles. Como apoio teórico, contribuem para essa empreitada os estudos de Michael Foucault a respeito da psiquiatria e sua relação com o poder e o saber, além da fortuna crítica de cada autor e obra discutidos. Os resultados mostram que os três romances utilizam elementos típicos da tradição literária dionisíaca, tais como: o jogo de mascaramentos dos narradores, o dialogismo, a polifonia, o humor por meio da forma narrativa tragicômica, dentre outros recursos, sobretudo no caso de Machado de Assis. Por meio da criação de uma forma narrativa singular, cada uma das três obras representa a loucura de modo que ela seja capaz de problematizar a falta de lógica dos discursos, das instituições, da política, da religiosidade, dos pressupostos psiquiátricos e da organização social vigente, em diferentes épocas. Nessa trajetória da Literatura Brasileira, Machado de Assis foi quem deu os primeiros e muito significativos passos, na medida em que a loucura dos protagonistas desnuda a loucura social brasileira e expõe os jogos de poder dissimulados sob as relações humanas e sob as sociabilidades.
id UNSP_2c16307afde3fedc7416064f37e18314
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152908
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma compreensão da loucura em Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande MentecaptoUna comprensión de la locura en Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande MentecaptoQuincas BorbaO louco do CatiO grande mentecaptoLoucuraCrazinessO presente estudo visa mostrar como a loucura é representada nos romances brasileiros Quincas Borba (1891), do escritor carioca Machado de Assis, O louco do Cati (1942), do escritor gaúcho Dyonélio Machado e O Grande Mentecapto (1979), do escritor mineiro Fernando Sabino. Considerando estas três narrativas, situadas em um período que se estende desde o final do século XIX até o final do século XX, objetiva-se investigar as estratégias e recursos narrativos utilizados pelos narradores/autores para apresentar os protagonistas Rubião, o louco do Cati e Geraldo Viramundo como indivíduos loucos, inadaptados à realidade social com a qual se deparam e, consequentemente, marginalizados. Compreendendo o romance machadiano Quincas Borba como uma matriz formal e temática para a representação da loucura, esta pesquisa tem, ainda, o intuito de evidenciar o diálogo que este romance estabelece com os seus sucessores O louco do Cati e O Grande Mentecapto, apontando semelhanças e diferenças encontradas entre eles. Como apoio teórico, contribuem para essa empreitada os estudos de Michael Foucault a respeito da psiquiatria e sua relação com o poder e o saber, além da fortuna crítica de cada autor e obra discutidos. Os resultados mostram que os três romances utilizam elementos típicos da tradição literária dionisíaca, tais como: o jogo de mascaramentos dos narradores, o dialogismo, a polifonia, o humor por meio da forma narrativa tragicômica, dentre outros recursos, sobretudo no caso de Machado de Assis. Por meio da criação de uma forma narrativa singular, cada uma das três obras representa a loucura de modo que ela seja capaz de problematizar a falta de lógica dos discursos, das instituições, da política, da religiosidade, dos pressupostos psiquiátricos e da organização social vigente, em diferentes épocas. Nessa trajetória da Literatura Brasileira, Machado de Assis foi quem deu os primeiros e muito significativos passos, na medida em que a loucura dos protagonistas desnuda a loucura social brasileira e expõe os jogos de poder dissimulados sob as relações humanas e sob as sociabilidades.This study aims to show how craziness is represented in the Brazilian novels Quincas Borba (1891), by the Rio writer Machado de Assis, O louco do Cati (1942), by the writer Dyonélio Machado, from Rio Grande do Sul, and O Grande Mentecapto (1979), by Fernando Sabino. Considering these three narratives, located in a period that extends from the end of the nineteenth century to the end of the twentieth century, the objective is to investigate the strategies and narrative resources used by the narrators/authors to present the protagonists Rubião, Cati, and Geraldo Viramundo as crazy individuals, unsuited to the social reality that they encounter and, consequently, marginalized. Understanding the novel Quincas Borba, by Machado de Assis, as a formal and thematic matrix for the representation of craziness, this research also has the intention of highlighting the dialogue that this novel establishes with its successors O louco do Cati and O Grande Mentecapto, pointing out similarities and differences found among them. As a theoretical support, Michael Foucault’s studies on psychiatry and its relation to power and knowledge, as well as the critical fortune of each author and work discussed, contribute to this thesis. The results show that the three novels use elements typical of the Dionysian literary tradition, such as: the masquerading game of narrators, dialogism, polyphony, humor through the tragicomic narrative form, among other resources, especially in the case of Machado de Assis. Through the creation of a singular narrative form, each of the three works represents craziness so that it is capable of problematizing the lack of logic of discourses, institutions, politics, religiosity, psychiatric presuppositions and current social organization, at different times. In this trajectory of the Brazilian Literature, Machado de Assis was the one who gave the first and very significant steps, insofar as the protagonists’ craziness undresses the Brazilian social craziness and exposes the games of power concealed under human relations and under the sociabilities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)3300415-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Granja, Lúcia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Maraiza Almeida Ruiz de [UNESP]2018-03-06T18:00:19Z2018-03-06T18:00:19Z2018-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15290800089786733004153015P295522944963515980000-0002-2695-5345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:29:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152908Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-18T06:29:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma compreensão da loucura em Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande Mentecapto
Una comprensión de la locura en Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande Mentecapto
title Uma compreensão da loucura em Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande Mentecapto
spellingShingle Uma compreensão da loucura em Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande Mentecapto
Castro, Maraiza Almeida Ruiz de [UNESP]
Quincas Borba
O louco do Cati
O grande mentecapto
Loucura
Craziness
title_short Uma compreensão da loucura em Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande Mentecapto
title_full Uma compreensão da loucura em Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande Mentecapto
title_fullStr Uma compreensão da loucura em Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande Mentecapto
title_full_unstemmed Uma compreensão da loucura em Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande Mentecapto
title_sort Uma compreensão da loucura em Quincas Borba, O louco do Cati e O Grande Mentecapto
author Castro, Maraiza Almeida Ruiz de [UNESP]
author_facet Castro, Maraiza Almeida Ruiz de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Granja, Lúcia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Maraiza Almeida Ruiz de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Quincas Borba
O louco do Cati
O grande mentecapto
Loucura
Craziness
topic Quincas Borba
O louco do Cati
O grande mentecapto
Loucura
Craziness
description O presente estudo visa mostrar como a loucura é representada nos romances brasileiros Quincas Borba (1891), do escritor carioca Machado de Assis, O louco do Cati (1942), do escritor gaúcho Dyonélio Machado e O Grande Mentecapto (1979), do escritor mineiro Fernando Sabino. Considerando estas três narrativas, situadas em um período que se estende desde o final do século XIX até o final do século XX, objetiva-se investigar as estratégias e recursos narrativos utilizados pelos narradores/autores para apresentar os protagonistas Rubião, o louco do Cati e Geraldo Viramundo como indivíduos loucos, inadaptados à realidade social com a qual se deparam e, consequentemente, marginalizados. Compreendendo o romance machadiano Quincas Borba como uma matriz formal e temática para a representação da loucura, esta pesquisa tem, ainda, o intuito de evidenciar o diálogo que este romance estabelece com os seus sucessores O louco do Cati e O Grande Mentecapto, apontando semelhanças e diferenças encontradas entre eles. Como apoio teórico, contribuem para essa empreitada os estudos de Michael Foucault a respeito da psiquiatria e sua relação com o poder e o saber, além da fortuna crítica de cada autor e obra discutidos. Os resultados mostram que os três romances utilizam elementos típicos da tradição literária dionisíaca, tais como: o jogo de mascaramentos dos narradores, o dialogismo, a polifonia, o humor por meio da forma narrativa tragicômica, dentre outros recursos, sobretudo no caso de Machado de Assis. Por meio da criação de uma forma narrativa singular, cada uma das três obras representa a loucura de modo que ela seja capaz de problematizar a falta de lógica dos discursos, das instituições, da política, da religiosidade, dos pressupostos psiquiátricos e da organização social vigente, em diferentes épocas. Nessa trajetória da Literatura Brasileira, Machado de Assis foi quem deu os primeiros e muito significativos passos, na medida em que a loucura dos protagonistas desnuda a loucura social brasileira e expõe os jogos de poder dissimulados sob as relações humanas e sob as sociabilidades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06T18:00:19Z
2018-03-06T18:00:19Z
2018-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152908
000897867
33004153015P2
9552294496351598
0000-0002-2695-5345
url http://hdl.handle.net/11449/152908
identifier_str_mv 000897867
33004153015P2
9552294496351598
0000-0002-2695-5345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047367536017408