Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/145429
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-20/000869809.pdf
Resumo: Diante das várias discussões sobre conservação ambiental que se fazem presentes na sociedade, a escola tem a função de promover conceitos e atitudes relacionados ao meio ambiente por meio da Educação Ambiental. Este trabalho se propôs a elaborar um Jardim Sensorial e grafitagem numa escola pública da cidade de Botucatu, investigando seu impacto no conhecimento teórico e na conscientização dos alunos, que os comprometa com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. O Jardim dos Sentidos é organizado para promover o uso dos sentidos humanos: Tato, Olfato, Paladar, Visão e Audição. A sensibilização dos órgãos sensoriais potencializa as relações do humano com o meio ambiente. Possibilita ―enxergar‖ a natureza e o entorno socioambiental pelo uso dos diferentes sentidos. Contribui para reflexões sobre como se dá e os benefícios de uma relação harmônica com o mesmo, sendo necessário para isso cuidado e respeito. O Grafite agrega ao espaço qualidade estética e de acolhimento a valores urbanos provindos da juventude, tornando o espaço mais atrativo e visitado pelos alunos. As atividades de montagem do Jardim e da pintura em arte-grafite envolveram professores de Ciências, de Artes e de Matemática e diretamente alunos do sétimo ano, oitavo ano, nono ano e ensino médio da educação básica. O projeto estrutural foi elaborado pelos universitários e levou em conta o estudo do espaço disponível na escola. As atividades de montagem do Jardim, de pintura do muro e de sensibilização dos alunos mobilizaram a comunidade acadêmica de toda a escola. Como resultado pedagógico, tivemos os alunos apresentando o espaço a visitantes. O fato foi muito gratificante, pois percebemos que conseguimos alcançar o nosso objetivo didático ao ver nossos alunos transmitindo o conhecimento que tinham adquirido aos colegas da outra escola. Eles explicavam como o Jardim estava organizado, iam apresentando as...
id UNSP_2c3a039efc7ab4bb9e630bff7c2135e2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/145429
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escolaProteção ambientalEducação ambientalAvaliação sensorialEscolas públicasSentidos e sensaçõesJardinsRecuperação ecológicaRecuperação e remediação ambientalEnvironmental educationDiante das várias discussões sobre conservação ambiental que se fazem presentes na sociedade, a escola tem a função de promover conceitos e atitudes relacionados ao meio ambiente por meio da Educação Ambiental. Este trabalho se propôs a elaborar um Jardim Sensorial e grafitagem numa escola pública da cidade de Botucatu, investigando seu impacto no conhecimento teórico e na conscientização dos alunos, que os comprometa com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. O Jardim dos Sentidos é organizado para promover o uso dos sentidos humanos: Tato, Olfato, Paladar, Visão e Audição. A sensibilização dos órgãos sensoriais potencializa as relações do humano com o meio ambiente. Possibilita ―enxergar‖ a natureza e o entorno socioambiental pelo uso dos diferentes sentidos. Contribui para reflexões sobre como se dá e os benefícios de uma relação harmônica com o mesmo, sendo necessário para isso cuidado e respeito. O Grafite agrega ao espaço qualidade estética e de acolhimento a valores urbanos provindos da juventude, tornando o espaço mais atrativo e visitado pelos alunos. As atividades de montagem do Jardim e da pintura em arte-grafite envolveram professores de Ciências, de Artes e de Matemática e diretamente alunos do sétimo ano, oitavo ano, nono ano e ensino médio da educação básica. O projeto estrutural foi elaborado pelos universitários e levou em conta o estudo do espaço disponível na escola. As atividades de montagem do Jardim, de pintura do muro e de sensibilização dos alunos mobilizaram a comunidade acadêmica de toda a escola. Como resultado pedagógico, tivemos os alunos apresentando o espaço a visitantes. O fato foi muito gratificante, pois percebemos que conseguimos alcançar o nosso objetivo didático ao ver nossos alunos transmitindo o conhecimento que tinham adquirido aos colegas da outra escola. Eles explicavam como o Jardim estava organizado, iam apresentando as...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP]2016-12-09T13:51:53Z2016-12-09T13:51:53Z2013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Sérgio Leandro de. Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola. 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014.http://hdl.handle.net/11449/145429000869809http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-20/000869809.pdf8282678535227179Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:06:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/145429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:10:02.125157Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola
title Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola
spellingShingle Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola
Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP]
Proteção ambiental
Educação ambiental
Avaliação sensorial
Escolas públicas
Sentidos e sensações
Jardins
Recuperação ecológica
Recuperação e remediação ambiental
Environmental education
title_short Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola
title_full Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola
title_fullStr Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola
title_full_unstemmed Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola
title_sort Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola
author Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP]
author_facet Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Proteção ambiental
Educação ambiental
Avaliação sensorial
Escolas públicas
Sentidos e sensações
Jardins
Recuperação ecológica
Recuperação e remediação ambiental
Environmental education
topic Proteção ambiental
Educação ambiental
Avaliação sensorial
Escolas públicas
Sentidos e sensações
Jardins
Recuperação ecológica
Recuperação e remediação ambiental
Environmental education
description Diante das várias discussões sobre conservação ambiental que se fazem presentes na sociedade, a escola tem a função de promover conceitos e atitudes relacionados ao meio ambiente por meio da Educação Ambiental. Este trabalho se propôs a elaborar um Jardim Sensorial e grafitagem numa escola pública da cidade de Botucatu, investigando seu impacto no conhecimento teórico e na conscientização dos alunos, que os comprometa com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. O Jardim dos Sentidos é organizado para promover o uso dos sentidos humanos: Tato, Olfato, Paladar, Visão e Audição. A sensibilização dos órgãos sensoriais potencializa as relações do humano com o meio ambiente. Possibilita ―enxergar‖ a natureza e o entorno socioambiental pelo uso dos diferentes sentidos. Contribui para reflexões sobre como se dá e os benefícios de uma relação harmônica com o mesmo, sendo necessário para isso cuidado e respeito. O Grafite agrega ao espaço qualidade estética e de acolhimento a valores urbanos provindos da juventude, tornando o espaço mais atrativo e visitado pelos alunos. As atividades de montagem do Jardim e da pintura em arte-grafite envolveram professores de Ciências, de Artes e de Matemática e diretamente alunos do sétimo ano, oitavo ano, nono ano e ensino médio da educação básica. O projeto estrutural foi elaborado pelos universitários e levou em conta o estudo do espaço disponível na escola. As atividades de montagem do Jardim, de pintura do muro e de sensibilização dos alunos mobilizaram a comunidade acadêmica de toda a escola. Como resultado pedagógico, tivemos os alunos apresentando o espaço a visitantes. O fato foi muito gratificante, pois percebemos que conseguimos alcançar o nosso objetivo didático ao ver nossos alunos transmitindo o conhecimento que tinham adquirido aos colegas da outra escola. Eles explicavam como o Jardim estava organizado, iam apresentando as...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2016-12-09T13:51:53Z
2016-12-09T13:51:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Sérgio Leandro de. Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola. 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/145429
000869809
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-20/000869809.pdf
8282678535227179
identifier_str_mv OLIVEIRA, Sérgio Leandro de. Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola. 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014.
000869809
8282678535227179
url http://hdl.handle.net/11449/145429
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-20/000869809.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128326810730496