Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/145429 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-20/000869809.pdf |
Resumo: | Diante das várias discussões sobre conservação ambiental que se fazem presentes na sociedade, a escola tem a função de promover conceitos e atitudes relacionados ao meio ambiente por meio da Educação Ambiental. Este trabalho se propôs a elaborar um Jardim Sensorial e grafitagem numa escola pública da cidade de Botucatu, investigando seu impacto no conhecimento teórico e na conscientização dos alunos, que os comprometa com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. O Jardim dos Sentidos é organizado para promover o uso dos sentidos humanos: Tato, Olfato, Paladar, Visão e Audição. A sensibilização dos órgãos sensoriais potencializa as relações do humano com o meio ambiente. Possibilita ―enxergar‖ a natureza e o entorno socioambiental pelo uso dos diferentes sentidos. Contribui para reflexões sobre como se dá e os benefícios de uma relação harmônica com o mesmo, sendo necessário para isso cuidado e respeito. O Grafite agrega ao espaço qualidade estética e de acolhimento a valores urbanos provindos da juventude, tornando o espaço mais atrativo e visitado pelos alunos. As atividades de montagem do Jardim e da pintura em arte-grafite envolveram professores de Ciências, de Artes e de Matemática e diretamente alunos do sétimo ano, oitavo ano, nono ano e ensino médio da educação básica. O projeto estrutural foi elaborado pelos universitários e levou em conta o estudo do espaço disponível na escola. As atividades de montagem do Jardim, de pintura do muro e de sensibilização dos alunos mobilizaram a comunidade acadêmica de toda a escola. Como resultado pedagógico, tivemos os alunos apresentando o espaço a visitantes. O fato foi muito gratificante, pois percebemos que conseguimos alcançar o nosso objetivo didático ao ver nossos alunos transmitindo o conhecimento que tinham adquirido aos colegas da outra escola. Eles explicavam como o Jardim estava organizado, iam apresentando as... |
id |
UNSP_2c3a039efc7ab4bb9e630bff7c2135e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/145429 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escolaProteção ambientalEducação ambientalAvaliação sensorialEscolas públicasSentidos e sensaçõesJardinsRecuperação ecológicaRecuperação e remediação ambientalEnvironmental educationDiante das várias discussões sobre conservação ambiental que se fazem presentes na sociedade, a escola tem a função de promover conceitos e atitudes relacionados ao meio ambiente por meio da Educação Ambiental. Este trabalho se propôs a elaborar um Jardim Sensorial e grafitagem numa escola pública da cidade de Botucatu, investigando seu impacto no conhecimento teórico e na conscientização dos alunos, que os comprometa com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. O Jardim dos Sentidos é organizado para promover o uso dos sentidos humanos: Tato, Olfato, Paladar, Visão e Audição. A sensibilização dos órgãos sensoriais potencializa as relações do humano com o meio ambiente. Possibilita ―enxergar‖ a natureza e o entorno socioambiental pelo uso dos diferentes sentidos. Contribui para reflexões sobre como se dá e os benefícios de uma relação harmônica com o mesmo, sendo necessário para isso cuidado e respeito. O Grafite agrega ao espaço qualidade estética e de acolhimento a valores urbanos provindos da juventude, tornando o espaço mais atrativo e visitado pelos alunos. As atividades de montagem do Jardim e da pintura em arte-grafite envolveram professores de Ciências, de Artes e de Matemática e diretamente alunos do sétimo ano, oitavo ano, nono ano e ensino médio da educação básica. O projeto estrutural foi elaborado pelos universitários e levou em conta o estudo do espaço disponível na escola. As atividades de montagem do Jardim, de pintura do muro e de sensibilização dos alunos mobilizaram a comunidade acadêmica de toda a escola. Como resultado pedagógico, tivemos os alunos apresentando o espaço a visitantes. O fato foi muito gratificante, pois percebemos que conseguimos alcançar o nosso objetivo didático ao ver nossos alunos transmitindo o conhecimento que tinham adquirido aos colegas da outra escola. Eles explicavam como o Jardim estava organizado, iam apresentando as...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP]2016-12-09T13:51:53Z2016-12-09T13:51:53Z2013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Sérgio Leandro de. Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola. 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014.http://hdl.handle.net/11449/145429000869809http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-20/000869809.pdf8282678535227179Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:06:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/145429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:10:02.125157Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola |
title |
Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola |
spellingShingle |
Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP] Proteção ambiental Educação ambiental Avaliação sensorial Escolas públicas Sentidos e sensações Jardins Recuperação ecológica Recuperação e remediação ambiental Environmental education |
title_short |
Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola |
title_full |
Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola |
title_fullStr |
Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola |
title_full_unstemmed |
Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola |
title_sort |
Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola |
author |
Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proteção ambiental Educação ambiental Avaliação sensorial Escolas públicas Sentidos e sensações Jardins Recuperação ecológica Recuperação e remediação ambiental Environmental education |
topic |
Proteção ambiental Educação ambiental Avaliação sensorial Escolas públicas Sentidos e sensações Jardins Recuperação ecológica Recuperação e remediação ambiental Environmental education |
description |
Diante das várias discussões sobre conservação ambiental que se fazem presentes na sociedade, a escola tem a função de promover conceitos e atitudes relacionados ao meio ambiente por meio da Educação Ambiental. Este trabalho se propôs a elaborar um Jardim Sensorial e grafitagem numa escola pública da cidade de Botucatu, investigando seu impacto no conhecimento teórico e na conscientização dos alunos, que os comprometa com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. O Jardim dos Sentidos é organizado para promover o uso dos sentidos humanos: Tato, Olfato, Paladar, Visão e Audição. A sensibilização dos órgãos sensoriais potencializa as relações do humano com o meio ambiente. Possibilita ―enxergar‖ a natureza e o entorno socioambiental pelo uso dos diferentes sentidos. Contribui para reflexões sobre como se dá e os benefícios de uma relação harmônica com o mesmo, sendo necessário para isso cuidado e respeito. O Grafite agrega ao espaço qualidade estética e de acolhimento a valores urbanos provindos da juventude, tornando o espaço mais atrativo e visitado pelos alunos. As atividades de montagem do Jardim e da pintura em arte-grafite envolveram professores de Ciências, de Artes e de Matemática e diretamente alunos do sétimo ano, oitavo ano, nono ano e ensino médio da educação básica. O projeto estrutural foi elaborado pelos universitários e levou em conta o estudo do espaço disponível na escola. As atividades de montagem do Jardim, de pintura do muro e de sensibilização dos alunos mobilizaram a comunidade acadêmica de toda a escola. Como resultado pedagógico, tivemos os alunos apresentando o espaço a visitantes. O fato foi muito gratificante, pois percebemos que conseguimos alcançar o nosso objetivo didático ao ver nossos alunos transmitindo o conhecimento que tinham adquirido aos colegas da outra escola. Eles explicavam como o Jardim estava organizado, iam apresentando as... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12 2016-12-09T13:51:53Z 2016-12-09T13:51:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Sérgio Leandro de. Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola. 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014. http://hdl.handle.net/11449/145429 000869809 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-20/000869809.pdf 8282678535227179 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Sérgio Leandro de. Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola. 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014. 000869809 8282678535227179 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/145429 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-20/000869809.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128326810730496 |