A criação do serviço nacional de aprendizagem comercial: o processo de estruturação no estado de São Paulo e sua expansão para o interior paulista na cidade de Bauru (1946-1961)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soldão, Marcelo [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152398
Resumo: Neste texto apresentam-se os resultados de pesquisa de mestrado intitulada “A criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o processo de estruturação no estado de São Paulo e sua expansão para o interior paulista na cidade de Bauru (1946 – 1961) ” com o objetivo geral de recuperar e analisar aspectos históricos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, no Brasil, em São Paulo e seu processo de interiorização no Estado – o caso do SENAC de Bauru. Especificamente buscamos identificar e analisar aspectos históricos, sócio-políticos, da educação brasileira, no período de constituição do ensino comercial do Brasil, identificar e analisar aspectos da constituição da educação e do ensino profissional comercial no Brasil, contribuir para a especificação do ensino profissional comercial no Brasil, das demais modalidades de ensino profissional e identificar e analisar aspectos da constituição da educação e do ensino no SENAC - SP. Por meio de abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, foram identificadas, reunidas, selecionadas, categorizadas e analisadas as fontes. Em seguida, esses documentos foram selecionados e categorizados de forma cronológica para compor o texto. Da análise das fontes bibliográficas foi possível organizar os principais aspectos da história do ensino profissional no Brasil e os elementos fundamentais que contribuíram para a criação do SENAC em 1946. Posteriormente, com as fontes documentais, recupera-se e apresenta-se o processo de estruturação e instalação do SENAC no estado de São Paulo, e por fim por meio dos documentos institucionais organizados por temas: estrutura física, cursos, professores e alunos do SENAC de Bauru são descritos aspectos da história da unidade nessa cidade no período de 1948 a 1961. Foram selecionadas as legislações que normatizam essa modalidade de ensino e a instituição. Com a análise das fontes foi possível reconstituir os principais fatos da história do ensino profissional no Brasil, elencar os fatores que convergiram para a criação do SENAC, descrever a história de como esta instituição se estruturou na capital e se expandisse para o interior e construir a história da instalação em Bauru no período citado. Nas análises realizadas no período investigado da instalação dessa instituição em Bauru foi possível constatar a relação existente entre as estruturas físicas onde funcionaram as Escolas SENAC com os cursos ofertados, a forma de trabalho dos docentes e o perfil dos alunos. Para consolidação da instituição na capital e nas cidades do interior as unidades escolares se tornam escolas comerciais e, posteriormente, escolas técnicas. Dessa forma ampliam suas ofertas de curso e outras em função de não estarem conseguindo alunos para cumprirem a legislação da aprendizagem. Assim são obrigadas a oferecer uma programação mista, como é o caso de Bauru. Ao se tornar escola técnica, a unidade de Bauru, em 1958 inaugura um “monumental edifício” que a consolida na cidade. Este texto de forma cronológica realiza um percurso na história da educação profissional comercial, iniciando pela história desta modalidade de ensino no Brasil, passando pela criação do SENAC em nível nacional, em seguida como se estruturou na capital e por fim o processo de expansão e instalação no interior. A partir do caminho percorrido e com os resultados expostos neste trabalho espero contribuir para as pesquisas no campo da história da educação referentes a modalidade de ensino profissional comercial e estimular novas investigações sobre o tema.
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Especificamente buscamos identificar e analisar aspectos históricos, sócio-políticos, da educação brasileira, no período de constituição do ensino comercial do Brasil, identificar e analisar aspectos da constituição da educação e do ensino profissional comercial no Brasil, contribuir para a especificação do ensino profissional comercial no Brasil, das demais modalidades de ensino profissional e identificar e analisar aspectos da constituição da educação e do ensino no SENAC - SP. Por meio de abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, foram identificadas, reunidas, selecionadas, categorizadas e analisadas as fontes. Em seguida, esses documentos foram selecionados e categorizados de forma cronológica para compor o texto. Da análise das fontes bibliográficas foi possível organizar os principais aspectos da história do ensino profissional no Brasil e os elementos fundamentais que contribuíram para a criação do SENAC em 1946. Posteriormente, com as fontes documentais, recupera-se e apresenta-se o processo de estruturação e instalação do SENAC no estado de São Paulo, e por fim por meio dos documentos institucionais organizados por temas: estrutura física, cursos, professores e alunos do SENAC de Bauru são descritos aspectos da história da unidade nessa cidade no período de 1948 a 1961. Foram selecionadas as legislações que normatizam essa modalidade de ensino e a instituição. Com a análise das fontes foi possível reconstituir os principais fatos da história do ensino profissional no Brasil, elencar os fatores que convergiram para a criação do SENAC, descrever a história de como esta instituição se estruturou na capital e se expandisse para o interior e construir a história da instalação em Bauru no período citado. Nas análises realizadas no período investigado da instalação dessa instituição em Bauru foi possível constatar a relação existente entre as estruturas físicas onde funcionaram as Escolas SENAC com os cursos ofertados, a forma de trabalho dos docentes e o perfil dos alunos. Para consolidação da instituição na capital e nas cidades do interior as unidades escolares se tornam escolas comerciais e, posteriormente, escolas técnicas. Dessa forma ampliam suas ofertas de curso e outras em função de não estarem conseguindo alunos para cumprirem a legislação da aprendizagem. Assim são obrigadas a oferecer uma programação mista, como é o caso de Bauru. Ao se tornar escola técnica, a unidade de Bauru, em 1958 inaugura um “monumental edifício” que a consolida na cidade. Este texto de forma cronológica realiza um percurso na história da educação profissional comercial, iniciando pela história desta modalidade de ensino no Brasil, passando pela criação do SENAC em nível nacional, em seguida como se estruturou na capital e por fim o processo de expansão e instalação no interior. A partir do caminho percorrido e com os resultados expostos neste trabalho espero contribuir para as pesquisas no campo da história da educação referentes a modalidade de ensino profissional comercial e estimular novas investigações sobre o tema.This text shows the result of the master's research entitled "The creation of the National Service of Commercial Learning, the process of structuring in the state of São Paulo and its diffusion to the interior of São Paulo in the city of Bauru (1946 - 1961)" with the general objective of recovery and analysis of the records of the National Service of Commercial Learning - SENAC, in Brazil, in São Paulo and its state modernization process - the case of SENAC of Bauru. Specifically, we seek to identify and analyze historical, socio-political, Brazilian education, during the period of Brazilian commercial education, identify and analyze the construction of education and commercial vocational education in Brazil, contribute to the specification of professional commercial education in Brazil, of the other modalities of professional education and identify and reproduce the education of education in the SENAC/SP education. Through historical research centered on documentary and bibliographical research, they were identified, collected, selected, categorized and analyzed as sources. Then, these documents were selected and categorized in a chronological way to compose the text. From the analysis of the bibliographic sources and possible the organization of the main elements of the history of professional education in Brazil and the fundamental elements that contribute to the creation of SENAC in 1946. Then, with the documentary sources are recovered and related to the process of structuring and installation of SENAC São Paulo State, and finally through institutional documents organized by theme: physical structure, courses, teachers and students of the SENAC of Bauru are known for the history of the unit in that city from 1948 to 1961. Legislation was selected that standardize this modality of teaching and the institution. With an analysis of the sources to be able to reconstruct the main facts of the history of professional education in Brazil, to list the factors that converge for the creation of SENAC, to describe a history of how this institute was structured in the capital and to expand inland and build a history of the installation in Bauru in that period. In the analysis carried out during the investigation period of the final installation in Bauru, it was possible to verify a relationship between the physical structures where the SENAC School worked with the offered courses, a form of work of the teachers and the profile of the students. For consolidation of the institution in the capital and in the cities of the interior as school units become commercial schools, etc., technical schools. In this way they expand their course offerings and others because they are not able to comply with the learning legislation. Thus they are forced to offer a mixed program, as is the case of Bauru. When becoming a technical school, a unit of Bauru, in 1958 inaugurates a "monumental building" that is a consolidated in the city. This text chronologically takes a course in the history of professional education, starting in the history of the non-Brazilian education modality, through the creation of SENAC at the national level, in how it was structured in the capital and finally, or the installation process without interior. Based in the results presented in this paper, I hope to contribute to research in the field of history of education regarding the modality of commercial vocational education and stimulate further research on the subject.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Celeste Filho, Macioniro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Soldão, Marcelo [UNESP]2018-01-04T11:26:52Z2018-01-04T11:26:52Z2017-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15239800089546533004110040P54837831739771633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-03T06:08:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152398Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-03T06:08:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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