Desenvolvimento de repertórios de ensino no contexto da formação profissional na área da saúde em Hanseníase

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Renata Bilion Ruiz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193573
Resumo: A contribuição advinda das práticas da Psicologia no intuito de fortalecer a Política de Educação Permanente em Saúde, ainda é carente no modo de preparar a formação de profissionais de saúde, com ênfase ao desenvolvimento de repertórios. Porém, no campo das doenças dermatológicas estigmatizantes, tais como, a hanseníase, foi possível, neste estudo, constatar a contribuição da Psicologia para o desenvolvimento de repertórios docentes, fundamentada pela Análise do Comportamento (AC). Esta pesquisa consistiu em investigar as condições metodológicas que se mostrem necessárias para promover ou aprimorar o desenvolvimento de repertórios de ensino no contexto da formação em serviço de profissionais da saúde em hanseníase. A coleta e análise de dados foram realizadas com quatro pesquisadores que atuam como docentes em um Curso sobre noções básicas em hanseníase, promovido pelo Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL), com os seguintes temas: imunologia, genética, resistência medicamentosa e fisiopatologia das feridas. A pesquisa foi constituída em quatro Fases para o participante 1 (P1) e três Fases para os participantes 2, 3 e 4 (P2, P3 e P4). A Fase 1 foi constituída por três etapas da Aula A. A Etapa 1 consistiu no preenchimento do Quadro de Planejamento de Aula efetuado por cada docente, contendo: objetivos, estratégias de ensino/materiais, estratégias de avaliação/materiais e evidências ou medidas de aprendizagem. A Etapa 2 consistiu no uso da videogravação ou autoscopia de práticas educativas para cada edição da aula e transcrição do material em episódios que apresentavam situações de interação entre docentes e aprendizes. A Etapa 3 teve como objetivo entrevistar cada docente, com o objetivo de discutir e comparar os dados do planejamento anterior e posterior das aulas. As Fases consecutivas (2, 3 e 4) corresponderam à repetição das Etapas 1, 2 e 3. Em seu conjunto, os resultados revelaram uma ampliação dos repertórios docentes de quem faz a formação em serviço na área da saúde quanto ao planejamento e execução da aula, bem como à discussão dos episódios e demonstraram novos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de tais repertórios. Foram constatadas expansões no preenchimento das células do Quadro de planejamento, atestando modificações nos repertórios em que as aulas foram ministradas, especificamente para P1 e P2. Os episódios selecionados e exibidos das situações de aprendizagem entre cada docente (P1, P2, P3 e P4) e os aprendizes foram expandidos a partir da Aula B, consecutivamente, sem exceções. Os episódios de todos os participantes salientaram a exclusividade de aula expositiva na Aula A. A correspondência entre as atividades de planejamento e as medidas derivadas das interações dos alunos com as condições de ensino oscilaram. Entretanto, a partir da Aula B, foi possível constatar que os objetivos fazem referência às ações dos aprendizes e, em algumas ocasiões às ações do docente. As evidências de aprendizagem foram atribuídas aos seguintes aspectos: aos estímulos incentivados pelo docente, às respostas dos alunos mediante perguntas realizadas pelo docente, à elaboração de perguntas dos aprendizes após esclarecimentos do docente, ao levantamento de situações externas exemplificadas pelos alunos, às novas condições metodológicas que o docente utilizou para planejar a aula e à emissão de respostas corretas pelos aprendizes. P1 se destacou por construir ações de uma maneira intermediária até chegar no efeito esperado pelos aprendizes. P2 se sobressaiu por criar exercícios que estimularam o raciocínio clínico dos aprendizes, assim que cada conteúdo específico era exposto oralmente. P3 se distinguiu dos demais participantes por solicitar aos aprendizes a solução de estudos de casos, ricos em dados clínicos e laboratoriais sobre resistência medicamentosa. P4 obteve mais êxito na execução das aulas com a inserção de exemplos práticos e estudos de caso ilustrados por figuras que correspondiam aos problemas dermatológicos discutidos em sala de aula. Este estudo gerou a oportunidade de ampliar a utilização da metodologia recursiva para outras atividades de ensino e constituir um núcleo de formação continuada, com a possibilidade de assessorar os docentes que compõem os diferentes cursos promovidos pelo ILSL. A formação em ensino dos participantes pode ter efeito indireto na assistência aos usuários e até mesmo no trabalho em equipe de outros profissionais. Os resultados desta pesquisa documentaram a adoção de subsídios teóricos da AC, contribuindo para a formação e desenvolvimento de repertórios docentes dos profissionais de saúde e para aqueles repertórios que foram incorporados à literatura em EPS, a partir de alterações no planejamento, atuação do docente em sala de aula e nas reflexões dos episódios. Contudo, essas características exigem condições adicionais de refinamento descritivo que podem ser investigadas em estudos posteriores.
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Esta pesquisa consistiu em investigar as condições metodológicas que se mostrem necessárias para promover ou aprimorar o desenvolvimento de repertórios de ensino no contexto da formação em serviço de profissionais da saúde em hanseníase. A coleta e análise de dados foram realizadas com quatro pesquisadores que atuam como docentes em um Curso sobre noções básicas em hanseníase, promovido pelo Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL), com os seguintes temas: imunologia, genética, resistência medicamentosa e fisiopatologia das feridas. A pesquisa foi constituída em quatro Fases para o participante 1 (P1) e três Fases para os participantes 2, 3 e 4 (P2, P3 e P4). A Fase 1 foi constituída por três etapas da Aula A. A Etapa 1 consistiu no preenchimento do Quadro de Planejamento de Aula efetuado por cada docente, contendo: objetivos, estratégias de ensino/materiais, estratégias de avaliação/materiais e evidências ou medidas de aprendizagem. A Etapa 2 consistiu no uso da videogravação ou autoscopia de práticas educativas para cada edição da aula e transcrição do material em episódios que apresentavam situações de interação entre docentes e aprendizes. A Etapa 3 teve como objetivo entrevistar cada docente, com o objetivo de discutir e comparar os dados do planejamento anterior e posterior das aulas. As Fases consecutivas (2, 3 e 4) corresponderam à repetição das Etapas 1, 2 e 3. Em seu conjunto, os resultados revelaram uma ampliação dos repertórios docentes de quem faz a formação em serviço na área da saúde quanto ao planejamento e execução da aula, bem como à discussão dos episódios e demonstraram novos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de tais repertórios. Foram constatadas expansões no preenchimento das células do Quadro de planejamento, atestando modificações nos repertórios em que as aulas foram ministradas, especificamente para P1 e P2. Os episódios selecionados e exibidos das situações de aprendizagem entre cada docente (P1, P2, P3 e P4) e os aprendizes foram expandidos a partir da Aula B, consecutivamente, sem exceções. Os episódios de todos os participantes salientaram a exclusividade de aula expositiva na Aula A. A correspondência entre as atividades de planejamento e as medidas derivadas das interações dos alunos com as condições de ensino oscilaram. Entretanto, a partir da Aula B, foi possível constatar que os objetivos fazem referência às ações dos aprendizes e, em algumas ocasiões às ações do docente. As evidências de aprendizagem foram atribuídas aos seguintes aspectos: aos estímulos incentivados pelo docente, às respostas dos alunos mediante perguntas realizadas pelo docente, à elaboração de perguntas dos aprendizes após esclarecimentos do docente, ao levantamento de situações externas exemplificadas pelos alunos, às novas condições metodológicas que o docente utilizou para planejar a aula e à emissão de respostas corretas pelos aprendizes. P1 se destacou por construir ações de uma maneira intermediária até chegar no efeito esperado pelos aprendizes. P2 se sobressaiu por criar exercícios que estimularam o raciocínio clínico dos aprendizes, assim que cada conteúdo específico era exposto oralmente. P3 se distinguiu dos demais participantes por solicitar aos aprendizes a solução de estudos de casos, ricos em dados clínicos e laboratoriais sobre resistência medicamentosa. P4 obteve mais êxito na execução das aulas com a inserção de exemplos práticos e estudos de caso ilustrados por figuras que correspondiam aos problemas dermatológicos discutidos em sala de aula. Este estudo gerou a oportunidade de ampliar a utilização da metodologia recursiva para outras atividades de ensino e constituir um núcleo de formação continuada, com a possibilidade de assessorar os docentes que compõem os diferentes cursos promovidos pelo ILSL. A formação em ensino dos participantes pode ter efeito indireto na assistência aos usuários e até mesmo no trabalho em equipe de outros profissionais. Os resultados desta pesquisa documentaram a adoção de subsídios teóricos da AC, contribuindo para a formação e desenvolvimento de repertórios docentes dos profissionais de saúde e para aqueles repertórios que foram incorporados à literatura em EPS, a partir de alterações no planejamento, atuação do docente em sala de aula e nas reflexões dos episódios. Contudo, essas características exigem condições adicionais de refinamento descritivo que podem ser investigadas em estudos posteriores.The contribution from psychology practices in order to strengthen the Policy of Permanent Education in Health in the way of preparing the training of health professionals, with emphasis on the development of repertoires, is still lacking. However, in the field of stigmatizing dermatological diseases, such as leprosy, it was possible, in this study, to verify the contribution of Psychology to the development of teaching repertoires, based on Behavior Analysis (CA). Therefore, this research consisted of investigating the methodological conditions that are necessary to promote or improve the development of teaching repertoires in the context of in-service training of health professionals in leprosy. Data collection and analysis were performed with four researchers who act as professors in a Course on the basics of leprosy, promoted by the Lauro de Souza Lima Institute (ILSL), with the following themes: immunology, genetics, drug resistance and pathophysiology of wounds. The research consisted of four phases for participant 1 (P1) and three phases for participants (P2, P3 and P4). Phase 1 consisted of three stages of Class A. Step 1 consisted of completing the Lesson Planning Framework made by each teacher, containing: objectives, teaching strategies/materials, evaluation strategies/materials and evidence or learning measures. Step 2 consisted of the use of video recording or autoscopy (reflection on itself) of educational practices for each edition of the class and transcription of the material in episodes that presented situations of interaction between teachers and apprentices. Stage 3 aimed to interview each teacher, with the objective of discussing and comparing the data of the previous and subsequent planning of the classes. Consecutive phases (2, 3 and 4) corresponded to the repetition of Stages 1, 2 and 3. As a whole, the results revealed an expansion of the teaching repertoires of those who do in-service training in the health area regarding the planning and execution of the class, as well as the discussion of the episodes and demonstrated new methodological procedures for the development of such repertoires. Expansions were observed in the filling of the cells of the planning chart, attesting changes in the repertoires in which the classes were taught, specifically for P1 and P2. The selected and aired episodes of learning situations between each teacher (P1, P2, P3 and P4) and the apprentices were expanded from Class A, consecutively, without exceptions. The episodes of all participants highlighted the exclusivity of the exhibition class in Class A. The correspondence between planning activities and measures derived from students' interactions with teaching conditions fluctuated. However, from Class B, it was possible to verify that the objectives refer to the actions of the apprentices and, on some occasions, to the actions of the teacher. The learning evidence was attributed to the following aspects: the stimuli encouraged by the teacher, the students' answers through questions asked by the teacher, the elaboration of questions of the learners after clarification from the teacher, the survey of external situations exemplified by the students, the new methodological conditions that the teacher used to plan the class and the issuance of correct answers by the learners. P1 stood out for building actions in an intermediate way until reaching the effect expected by the apprentices. P2 came out by creating exercises that stimulated the clinical reasoning of the learners, so that each specific content was exposed orally. P3 distinguished itself from the other participants by asking the apprentices for the solution of case studies, rich in clinical and laboratory data. P4 was more successful in performing the classes with the insertion of practical examples and case studies illustrated by figures that corresponded to the dermatological problems discussed in the classroom. This study generated the opportunity to expand the recursive methodology to other teaching activities and constitute a core of continuing education, enabling the advice to the teachers who make up the different courses promoted by ILSL. The training in teaching of the participants can have an indirect effect on the assistance to users and even in the teamwork of other professionals. The results of this research document the adoption of theoretical subsidies of CA contributing to the formation and development of teaching repertoires of health professionals and to those repertoires that were incorporated into the literature in PHE, based on changes in the planning, performance of the teacher in the classroom and in the reflections of the episodes. However, these characteristics require additional descriptive refinement conditions that can be investigated in later studies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes Junior, Jair [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado, Renata Bilion Ruiz2020-09-23T21:03:15Z2020-09-23T21:03:15Z2020-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19357333004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-23T06:11:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193573Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-23T06:11:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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