O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Greice Ferreira da [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/106626
Resumo: Esta tese relata a pesquisa que apresenta como objetivo geral: analisar como ocorre o processo de apropriação da leitura e da escrita das crianças de cinco e seis anos por meio dos gêneros discursivos no contexto das técnicas Freinet, e como objetivos específicos: 1) Analisar como o ensino dos gêneros discursivos – carta, relatos de vida, notícia de jornal – interfere na aprendizagem da leitura e da escrita das crianças de cinco e seis anos; 2) Discutir quais relações as crianças de cinco e seis anos estabelecem com os elementos dos gêneros discursivos – conteúdo temático, estilo e construção composicional – e de que forma estas relações atuam no processo de formação do leitor e do re-criador de textos; 3) Identificar condutas próprias de leitor e de re-criador de textos (orais e escritos) como parte do processo de apropriação da leitura e da escrita; 4) Investigar como o trabalho pedagógico com os diferentes gêneros discursivos pode contribuir para a apropriação da leitura e da escrita pelas crianças de cinco e seis anos. A pesquisa ancorou-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural, com a Pedagogia Freinet e estudiosos do tema abordado. O trabalho de investigação corresponde a uma pesquisa-ação com duração de sete meses, compreendidos entre maio e dezembro de 2010. Participaram 20 crianças com idade de cinco e seis anos, de uma turma de Infantil II, de uma escola pública municipal de Educação Infantil da cidade de Marília – SP, quatro professoras das crianças dos anos anteriores à pesquisa, e a professora-pesquisadora. Foi realizado um trabalho pedagógico intencionalmente organizado com enfoque em três gêneros discursivos: carta, relato de vida e notícia de jornal. Como instrumento para geração e coleta de dados fez-se uso de entrevistas, observações e das técnicas Freinet...
id UNSP_2c771aa61895ff6163f06062adedd9e2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106626
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantilLeitura (Ensino elementar)EscritaEducação de criançasCrianças - EscritaCrianças - LinguagemEsta tese relata a pesquisa que apresenta como objetivo geral: analisar como ocorre o processo de apropriação da leitura e da escrita das crianças de cinco e seis anos por meio dos gêneros discursivos no contexto das técnicas Freinet, e como objetivos específicos: 1) Analisar como o ensino dos gêneros discursivos – carta, relatos de vida, notícia de jornal – interfere na aprendizagem da leitura e da escrita das crianças de cinco e seis anos; 2) Discutir quais relações as crianças de cinco e seis anos estabelecem com os elementos dos gêneros discursivos – conteúdo temático, estilo e construção composicional – e de que forma estas relações atuam no processo de formação do leitor e do re-criador de textos; 3) Identificar condutas próprias de leitor e de re-criador de textos (orais e escritos) como parte do processo de apropriação da leitura e da escrita; 4) Investigar como o trabalho pedagógico com os diferentes gêneros discursivos pode contribuir para a apropriação da leitura e da escrita pelas crianças de cinco e seis anos. A pesquisa ancorou-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural, com a Pedagogia Freinet e estudiosos do tema abordado. O trabalho de investigação corresponde a uma pesquisa-ação com duração de sete meses, compreendidos entre maio e dezembro de 2010. Participaram 20 crianças com idade de cinco e seis anos, de uma turma de Infantil II, de uma escola pública municipal de Educação Infantil da cidade de Marília – SP, quatro professoras das crianças dos anos anteriores à pesquisa, e a professora-pesquisadora. Foi realizado um trabalho pedagógico intencionalmente organizado com enfoque em três gêneros discursivos: carta, relato de vida e notícia de jornal. Como instrumento para geração e coleta de dados fez-se uso de entrevistas, observações e das técnicas Freinet...This thesis reports research that presents as general objective: analyze how occurs the process of appropriation of reading and writing for children five and six years by means of discursive genres in the context of Freinet techniques, and as specific objectives: 1) Analyze how teaching of discursive genres - letter, life stories, newspaper article - interferes with the learning of reading and writing for children five and six years; 2) Discuss which relations children of five and six years to establish the elements of discursives genres - thematic content, style and compositional construction - and how these relations act in the process of formation of the reader and the re-creator of texts; 3) Identify behaviors own reader and re-creator of texts (oral and written) as part of the appropriation process of reading and writing; 4) Investigate how the pedagogical work with different discursives genres can contribute to the appropriation of reading and writing for children five and six years. The research was anchored on the theoretical principles of Bakhtin in dialogue with the Historical-Cultural Theory, with Freinet Pedagogy and studious of the boarded subject. The research corresponds to an research-action with duration of seven months, understood between May and December of 2010. Participants were 20 children aged five and six years, a class of Child II, a municipal public school kindergarten in Marília - SP, four teachers of children in the years preceding the survey, and the teacher-researcher. It was performed a pedagogical work intentionally organized focusing on three genres: letter, life report and newspaper article. As a tool for the generation and collection of data was made use of interviews, observations and techniques such as matching interscholastic Freinet, the book of life, the newspaper of the class, the wheel of the conversation class ride... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arena, Dagoberto Buim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Greice Ferreira da [UNESP]2014-06-11T19:35:45Z2014-06-11T19:35:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis315 f. : il.application/pdfSILVA, Greice Ferreira da. O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil. 2013. 315 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.http://hdl.handle.net/11449/106626000732030silva_gf_dr_mar.pdf33004110040P59019185751164438Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106626Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil
title O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil
spellingShingle O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil
Silva, Greice Ferreira da [UNESP]
Leitura (Ensino elementar)
Escrita
Educação de crianças
Crianças - Escrita
Crianças - Linguagem
title_short O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil
title_full O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil
title_fullStr O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil
title_full_unstemmed O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil
title_sort O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil
author Silva, Greice Ferreira da [UNESP]
author_facet Silva, Greice Ferreira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Greice Ferreira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura (Ensino elementar)
Escrita
Educação de crianças
Crianças - Escrita
Crianças - Linguagem
topic Leitura (Ensino elementar)
Escrita
Educação de crianças
Crianças - Escrita
Crianças - Linguagem
description Esta tese relata a pesquisa que apresenta como objetivo geral: analisar como ocorre o processo de apropriação da leitura e da escrita das crianças de cinco e seis anos por meio dos gêneros discursivos no contexto das técnicas Freinet, e como objetivos específicos: 1) Analisar como o ensino dos gêneros discursivos – carta, relatos de vida, notícia de jornal – interfere na aprendizagem da leitura e da escrita das crianças de cinco e seis anos; 2) Discutir quais relações as crianças de cinco e seis anos estabelecem com os elementos dos gêneros discursivos – conteúdo temático, estilo e construção composicional – e de que forma estas relações atuam no processo de formação do leitor e do re-criador de textos; 3) Identificar condutas próprias de leitor e de re-criador de textos (orais e escritos) como parte do processo de apropriação da leitura e da escrita; 4) Investigar como o trabalho pedagógico com os diferentes gêneros discursivos pode contribuir para a apropriação da leitura e da escrita pelas crianças de cinco e seis anos. A pesquisa ancorou-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural, com a Pedagogia Freinet e estudiosos do tema abordado. O trabalho de investigação corresponde a uma pesquisa-ação com duração de sete meses, compreendidos entre maio e dezembro de 2010. Participaram 20 crianças com idade de cinco e seis anos, de uma turma de Infantil II, de uma escola pública municipal de Educação Infantil da cidade de Marília – SP, quatro professoras das crianças dos anos anteriores à pesquisa, e a professora-pesquisadora. Foi realizado um trabalho pedagógico intencionalmente organizado com enfoque em três gêneros discursivos: carta, relato de vida e notícia de jornal. Como instrumento para geração e coleta de dados fez-se uso de entrevistas, observações e das técnicas Freinet...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-06-11T19:35:45Z
2014-06-11T19:35:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Greice Ferreira da. O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil. 2013. 315 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/106626
000732030
silva_gf_dr_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
identifier_str_mv SILVA, Greice Ferreira da. O leitor e o re-criador de gêneros discursivos na educação infantil. 2013. 315 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
000732030
silva_gf_dr_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
url http://hdl.handle.net/11449/106626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 315 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128150559784960