Eventos de oralidade na escola: vozes e repertórios para (re)construção histórica e social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251709 |
Resumo: | Esta dissertação tematiza o trabalho com oralidade a partir de uma pesquisa teórico-prática que se articulou para a formação de uma consciência crítica dos pressupostos históricos e sociais dos silenciamentos que se refletem na escola de modo geral e para a proposição de um evento significativo de cunho artístico-educacional envolvendo aos alunos da educação básica (9º ano do ensino fundamental e ensino médio), no sentido de romper com esses impedimentos e ampliar repertórios e a competência comunicativa. Para se pensar a escola de trabalho como local de eventos orais, a professora pesquisadora propôs a formação de um coletivo de professores com o intuito de refletir sobre dois percursos teóricos pesquisados e aqui descritos. Assim, divididos em dois ciclos de estudos, foram partilhadas as causas históricas dos silenciamentos e da exclusão linguística oriunda das relações de poder e violência simbólica na engrenagem social, percurso que congregou um aporte histórico-sociológico do poder de fala (Dijk, 2008) e de violências dos currículos ocultos dos sistemas educacionais (Bourdieu,1989). Em um segundo ciclo, foram debatidos os preceitos de trabalho com gêneros orais no contexto atual, desde normativas da BNCC e as diferentes concepções linguagem que afetam práticas docentes de Língua Portuguesa e os chamados letramentos e multiletramentos em oralidade com gêneros multimodais. Este percurso se insere na concepção dialógica de linguagem e da abordagem dos gêneros secundários dos ideários bakhtinianos. Também foram trazidos outros autores que tematizam oralidade para sustentação da linha teórica e prática. Além disso, dois relatos, rastros de experiências da professora-pesquisadora com projetos envolvendo sarau e uma roda de conversa literária sinalizaram para o surgimento de proposições na escola que buscam romper com rotinas de aulas sedimentadas na hegemonia do ensino da escrita. Desse mote, surgiu o produto, um espetáculo teatral com a renomada peça “Cala Boca já morreu” de Luiz Alberto de Abreu. Esta atividade foi proposta e aplicada de modo interdisciplinar para ampliação de repertórios no campo linguístico, artístico e cultural dos envolvidos. A escolha pelo teatro como intervenção deu-se, além de outros fatores, pelo caráter multimodal (múltiplas formas de expressão) desse gênero secundário ou hipergênero descrito no percurso teórico e pela possibilidade de pôr a comunidade escolar em contato com uma arte a ela inacessível (como atuação ou fruição). A pesquisa qualitativa, portanto, além da análise e descrição deste produto, percorreu trilhas teóricas, se alimentou e retroalimentou da reflexão e do diálogo (entre pares e discentes) na solução dos problemas em um compromisso estético e político com a realidade de um entorno de fragilidade econômica. |
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Eventos de oralidade na escola: vozes e repertórios para (re)construção histórica e socialSchool speaking events: voices and repertoires for historical and social (re)constructionOralidadeRepertório culturalProposições multimodaisComunicação oralComunicação escritaOralitySilencesCultural repertoireMultimodal propositionsEsta dissertação tematiza o trabalho com oralidade a partir de uma pesquisa teórico-prática que se articulou para a formação de uma consciência crítica dos pressupostos históricos e sociais dos silenciamentos que se refletem na escola de modo geral e para a proposição de um evento significativo de cunho artístico-educacional envolvendo aos alunos da educação básica (9º ano do ensino fundamental e ensino médio), no sentido de romper com esses impedimentos e ampliar repertórios e a competência comunicativa. Para se pensar a escola de trabalho como local de eventos orais, a professora pesquisadora propôs a formação de um coletivo de professores com o intuito de refletir sobre dois percursos teóricos pesquisados e aqui descritos. Assim, divididos em dois ciclos de estudos, foram partilhadas as causas históricas dos silenciamentos e da exclusão linguística oriunda das relações de poder e violência simbólica na engrenagem social, percurso que congregou um aporte histórico-sociológico do poder de fala (Dijk, 2008) e de violências dos currículos ocultos dos sistemas educacionais (Bourdieu,1989). Em um segundo ciclo, foram debatidos os preceitos de trabalho com gêneros orais no contexto atual, desde normativas da BNCC e as diferentes concepções linguagem que afetam práticas docentes de Língua Portuguesa e os chamados letramentos e multiletramentos em oralidade com gêneros multimodais. Este percurso se insere na concepção dialógica de linguagem e da abordagem dos gêneros secundários dos ideários bakhtinianos. Também foram trazidos outros autores que tematizam oralidade para sustentação da linha teórica e prática. Além disso, dois relatos, rastros de experiências da professora-pesquisadora com projetos envolvendo sarau e uma roda de conversa literária sinalizaram para o surgimento de proposições na escola que buscam romper com rotinas de aulas sedimentadas na hegemonia do ensino da escrita. Desse mote, surgiu o produto, um espetáculo teatral com a renomada peça “Cala Boca já morreu” de Luiz Alberto de Abreu. Esta atividade foi proposta e aplicada de modo interdisciplinar para ampliação de repertórios no campo linguístico, artístico e cultural dos envolvidos. A escolha pelo teatro como intervenção deu-se, além de outros fatores, pelo caráter multimodal (múltiplas formas de expressão) desse gênero secundário ou hipergênero descrito no percurso teórico e pela possibilidade de pôr a comunidade escolar em contato com uma arte a ela inacessível (como atuação ou fruição). A pesquisa qualitativa, portanto, além da análise e descrição deste produto, percorreu trilhas teóricas, se alimentou e retroalimentou da reflexão e do diálogo (entre pares e discentes) na solução dos problemas em um compromisso estético e político com a realidade de um entorno de fragilidade econômica.This dissertation thematizes the work with orality from a theoretical-practical research that articulated for the formation of a critical awareness of the historical and social assumptions of silencing that are reflected in the school in general and for the proposition of a significant artistic-educational event involving basic education students (9th grade of elementary school and high school) in order to break with these impediments and expand repertoires and communicative competence. In order to think of the school where she works as a place for oral events, the research teacher proposed the formation of a collective of teachers with the aim of reflecting on two theoretical paths researched and described here. Thus, divided into two study cycles, the historical causes of silencing and linguistic exclusion arising from power relations and symbolic violence in the social gear were shared, a path that brought together a historicalsociological contribution of the power of speech (Dijk, 2008) and violence in the hidden curricula of educational systems (Bourdieu, 1989). In a second cycle, the precepts of working with oral genres in the current context were discussed, from BNCC regulations and the different language conceptions that affect teaching practices of the Portuguese language and the so-called literacies and multiliteracies in orality with multimodal genres. This course is part of the dialogic conception of language and the approach to secondary genres of Bakhtinian ideas (Bakhtin, 2006). Other authors who thematize orality were also brought to support the theoretical and practical line. In addition, two reports, traces of the teacher-researcher's experiences with projects involving soirée and a literary conversation wheel, signaled the emergence of propositions at school that seek to break with routines of classes sedimented in the hegemony of the teaching of writing. From this motto, the product emerged, a theatrical performance with the renowned play “Cala Boca já morreu” by Luiz Alberto de Abreu, which was proposed and applied in an interdisciplinary way to expand repertoires in the linguistic, artistic and cultural field of those involved. The choice for theater was made, in addition to other factors, due to the multimodal nature (multiple forms of expression) of this secondary or hypergenre described in the theoretical path and the possibility of putting the school community in contact with an art that is inaccessible to it (such as acting or fruition). Qualitative research, therefore, in addition to the analysis and description of this product, covered theoretical paths, fed and fed back on reflection and dialogue (between peers and students) solution of problems in an aesthetic and political commitment with the reality of an environment of economic fragility.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Longo, Giovanna [UNESP]Regonato, Gélcina de Freitas Solana2023-12-05T19:42:00Z2023-12-05T19:42:00Z2023-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:17:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251709Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:06:00.934196Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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