Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/139443
Resumo: Este trabalho se constitui da leitura de algumas cartas, que tratam de Filosofia, Lógica e Física, presentes no polêmico livro O Verdadeiro Método de Estudar. O autor, o controverso Luís António Verney, ao publicar essa obra, acreditou na possibilidade de mudança da Educação em Portugal. Apoiado nas ideias do movimento europeu que ficou conhecido como Iluminismo, Verney elaborou um riquíssimo texto no qual faz duras críticas ao ensino ministrado pelos padres da Companhia de Jesus, naquela época em Portugal. Ao sugerir o rompimento com esse sistema de ensino, o autor procura introduzir um ensino pautado no experimentalismo, colocando a Matemática como conhecimento fundamental para o estudo da Física e simultaneamente como ferramenta social necessária para o bem da nação.
id UNSP_2c7e3c8603f5cf8c56b7eb9eba37b8ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139443
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no BrasilLuis Antônio Verney: the true method to study: a contribution for education in Portugal and in BrazilHistória da MatemáticaPortugalEnsinoBrasilMétodoHistory of MathematicsTeachingMethodEste trabalho se constitui da leitura de algumas cartas, que tratam de Filosofia, Lógica e Física, presentes no polêmico livro O Verdadeiro Método de Estudar. O autor, o controverso Luís António Verney, ao publicar essa obra, acreditou na possibilidade de mudança da Educação em Portugal. Apoiado nas ideias do movimento europeu que ficou conhecido como Iluminismo, Verney elaborou um riquíssimo texto no qual faz duras críticas ao ensino ministrado pelos padres da Companhia de Jesus, naquela época em Portugal. Ao sugerir o rompimento com esse sistema de ensino, o autor procura introduzir um ensino pautado no experimentalismo, colocando a Matemática como conhecimento fundamental para o estudo da Física e simultaneamente como ferramenta social necessária para o bem da nação.This work consist at reading of some letters dealing with Philosophy, Logic and Physics presented at polemic book, The True Method of Study, authored by the controversial Luís António Verney that by publishing his work believed in the possibility of changes in education of Portugal. Supported on the ideas of European movement known as the Enlightenment Verney produced a rich text in which he harshly criticized the teaching realized by priests of Society of Jesus at that moment in Portugal. To suggest a rupture with that education system, the author tried to introduce teaching based on the experimentalism, introducing mathematics as fundamental knowledge for the physics study and simultaneously as a social tool necessary for the good of the nation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)D'Ambrósio, Ubiratan [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP]2016-06-09T16:57:00Z2016-06-09T16:57:00Z2016-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13944300087056933004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-16T06:18:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139443Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:28:18.934687Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil
Luis Antônio Verney: the true method to study: a contribution for education in Portugal and in Brazil
title Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil
spellingShingle Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil
Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP]
História da Matemática
Portugal
Ensino
Brasil
Método
History of Mathematics
Teaching
Method
title_short Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil
title_full Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil
title_fullStr Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil
title_full_unstemmed Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil
title_sort Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil
author Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP]
author_facet Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D'Ambrósio, Ubiratan [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Portugal
Ensino
Brasil
Método
History of Mathematics
Teaching
Method
topic História da Matemática
Portugal
Ensino
Brasil
Método
History of Mathematics
Teaching
Method
description Este trabalho se constitui da leitura de algumas cartas, que tratam de Filosofia, Lógica e Física, presentes no polêmico livro O Verdadeiro Método de Estudar. O autor, o controverso Luís António Verney, ao publicar essa obra, acreditou na possibilidade de mudança da Educação em Portugal. Apoiado nas ideias do movimento europeu que ficou conhecido como Iluminismo, Verney elaborou um riquíssimo texto no qual faz duras críticas ao ensino ministrado pelos padres da Companhia de Jesus, naquela época em Portugal. Ao sugerir o rompimento com esse sistema de ensino, o autor procura introduzir um ensino pautado no experimentalismo, colocando a Matemática como conhecimento fundamental para o estudo da Física e simultaneamente como ferramenta social necessária para o bem da nação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-09T16:57:00Z
2016-06-09T16:57:00Z
2016-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/139443
000870569
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/139443
identifier_str_mv 000870569
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129207268540416