Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/139443 |
Resumo: | Este trabalho se constitui da leitura de algumas cartas, que tratam de Filosofia, Lógica e Física, presentes no polêmico livro O Verdadeiro Método de Estudar. O autor, o controverso Luís António Verney, ao publicar essa obra, acreditou na possibilidade de mudança da Educação em Portugal. Apoiado nas ideias do movimento europeu que ficou conhecido como Iluminismo, Verney elaborou um riquíssimo texto no qual faz duras críticas ao ensino ministrado pelos padres da Companhia de Jesus, naquela época em Portugal. Ao sugerir o rompimento com esse sistema de ensino, o autor procura introduzir um ensino pautado no experimentalismo, colocando a Matemática como conhecimento fundamental para o estudo da Física e simultaneamente como ferramenta social necessária para o bem da nação. |
id |
UNSP_2c7e3c8603f5cf8c56b7eb9eba37b8ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139443 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no BrasilLuis Antônio Verney: the true method to study: a contribution for education in Portugal and in BrazilHistória da MatemáticaPortugalEnsinoBrasilMétodoHistory of MathematicsTeachingMethodEste trabalho se constitui da leitura de algumas cartas, que tratam de Filosofia, Lógica e Física, presentes no polêmico livro O Verdadeiro Método de Estudar. O autor, o controverso Luís António Verney, ao publicar essa obra, acreditou na possibilidade de mudança da Educação em Portugal. Apoiado nas ideias do movimento europeu que ficou conhecido como Iluminismo, Verney elaborou um riquíssimo texto no qual faz duras críticas ao ensino ministrado pelos padres da Companhia de Jesus, naquela época em Portugal. Ao sugerir o rompimento com esse sistema de ensino, o autor procura introduzir um ensino pautado no experimentalismo, colocando a Matemática como conhecimento fundamental para o estudo da Física e simultaneamente como ferramenta social necessária para o bem da nação.This work consist at reading of some letters dealing with Philosophy, Logic and Physics presented at polemic book, The True Method of Study, authored by the controversial Luís António Verney that by publishing his work believed in the possibility of changes in education of Portugal. Supported on the ideas of European movement known as the Enlightenment Verney produced a rich text in which he harshly criticized the teaching realized by priests of Society of Jesus at that moment in Portugal. To suggest a rupture with that education system, the author tried to introduce teaching based on the experimentalism, introducing mathematics as fundamental knowledge for the physics study and simultaneously as a social tool necessary for the good of the nation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)D'Ambrósio, Ubiratan [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP]2016-06-09T16:57:00Z2016-06-09T16:57:00Z2016-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13944300087056933004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-16T06:18:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139443Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:28:18.934687Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil Luis Antônio Verney: the true method to study: a contribution for education in Portugal and in Brazil |
title |
Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil |
spellingShingle |
Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP] História da Matemática Portugal Ensino Brasil Método History of Mathematics Teaching Method |
title_short |
Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil |
title_full |
Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil |
title_fullStr |
Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil |
title_full_unstemmed |
Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil |
title_sort |
Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil |
author |
Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP] |
author_facet |
Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
D'Ambrósio, Ubiratan [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Portugal Ensino Brasil Método History of Mathematics Teaching Method |
topic |
História da Matemática Portugal Ensino Brasil Método History of Mathematics Teaching Method |
description |
Este trabalho se constitui da leitura de algumas cartas, que tratam de Filosofia, Lógica e Física, presentes no polêmico livro O Verdadeiro Método de Estudar. O autor, o controverso Luís António Verney, ao publicar essa obra, acreditou na possibilidade de mudança da Educação em Portugal. Apoiado nas ideias do movimento europeu que ficou conhecido como Iluminismo, Verney elaborou um riquíssimo texto no qual faz duras críticas ao ensino ministrado pelos padres da Companhia de Jesus, naquela época em Portugal. Ao sugerir o rompimento com esse sistema de ensino, o autor procura introduzir um ensino pautado no experimentalismo, colocando a Matemática como conhecimento fundamental para o estudo da Física e simultaneamente como ferramenta social necessária para o bem da nação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-09T16:57:00Z 2016-06-09T16:57:00Z 2016-04-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/139443 000870569 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/139443 |
identifier_str_mv |
000870569 33004137031P7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129207268540416 |