Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luis da [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121162
Resumo: Here we present an exploratory study on the use of laboratory teaching in four schools of Basic Education in Rio Claro, SP, three of them high school and one of the second cycle of basic education, developed in the years 2011 and 2012, under activities of the course Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, the Degree in Physics - UNESP, Rio Claro campus and work with Pibid (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) in agreement UNESP CAPES Notice 2009. Initially, we diagnose the situation and identify the laboratories using them for Teaching Physics, from direct observation and contact with teachers. Based on the experimental realization of educational activities in such schools, we discuss different teaching strategies, and using experiments built with inexpensive materials (Ferreira and Ramos, 2008). We analyzed the role of the teaching laboratory in the development of skills and abilities of students, related to the teaching and learning of Physics, as well as aspects concerning the use of instructional laboratories
id UNSP_2ccdc8cec5daa6a93514a68b473afccb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121162
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médioFísica - Estudo e ensinoFisica experimentalDidáticaPratica de ensinoHere we present an exploratory study on the use of laboratory teaching in four schools of Basic Education in Rio Claro, SP, three of them high school and one of the second cycle of basic education, developed in the years 2011 and 2012, under activities of the course Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, the Degree in Physics - UNESP, Rio Claro campus and work with Pibid (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) in agreement UNESP CAPES Notice 2009. Initially, we diagnose the situation and identify the laboratories using them for Teaching Physics, from direct observation and contact with teachers. Based on the experimental realization of educational activities in such schools, we discuss different teaching strategies, and using experiments built with inexpensive materials (Ferreira and Ramos, 2008). We analyzed the role of the teaching laboratory in the development of skills and abilities of students, related to the teaching and learning of Physics, as well as aspects concerning the use of instructional laboratoriesApresentamos neste trabalho um estudo exploratório sobre a utilização de laboratórios didáticos em quatro escolas de Educação Básica do município de Rio Claro – SP, sendo três delas de ensino médio e outra do segundo ciclo do ensino fundamental, desenvolvido nos anos 2011 e 2012, no âmbito de atividades da disciplina “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado”, do curso de Licenciatura em Física – UNESP câmpus de Rio Claro, e do trabalho com o PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no convênio UNESP – CAPES Edital 2009. Inicialmente, diagnosticamos a situação dos laboratórios e identificamos a sua utilização para o Ensino de Física, a partir de observações diretas e pelo contato com professores. Com base na realização de atividades didáticas experimentais em tais escolas, discutimos diferentes estratégias pedagógicas, utilizando inclusive experimentos construídos com materiais de baixo custo (FERREIRA e RAMOS, 2008). Procuramos analisar o papel do Laboratório Didático no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Física, bem como aspectos acerca do uso de laboratórios didáticosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, André Luis da [UNESP]2015-03-23T15:28:49Z2015-03-23T15:28:49Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfSILVA, André Luis da. Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio. 2012. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/121162000715264silva_al_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T06:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121162Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:13:00.096516Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio
title Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio
spellingShingle Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio
Silva, André Luis da [UNESP]
Física - Estudo e ensino
Fisica experimental
Didática
Pratica de ensino
title_short Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio
title_full Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio
title_fullStr Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio
title_full_unstemmed Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio
title_sort Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio
author Silva, André Luis da [UNESP]
author_facet Silva, André Luis da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Luis da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Fisica experimental
Didática
Pratica de ensino
topic Física - Estudo e ensino
Fisica experimental
Didática
Pratica de ensino
description Here we present an exploratory study on the use of laboratory teaching in four schools of Basic Education in Rio Claro, SP, three of them high school and one of the second cycle of basic education, developed in the years 2011 and 2012, under activities of the course Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, the Degree in Physics - UNESP, Rio Claro campus and work with Pibid (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) in agreement UNESP CAPES Notice 2009. Initially, we diagnose the situation and identify the laboratories using them for Teaching Physics, from direct observation and contact with teachers. Based on the experimental realization of educational activities in such schools, we discuss different teaching strategies, and using experiments built with inexpensive materials (Ferreira and Ramos, 2008). We analyzed the role of the teaching laboratory in the development of skills and abilities of students, related to the teaching and learning of Physics, as well as aspects concerning the use of instructional laboratories
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:28:49Z
2015-03-23T15:28:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, André Luis da. Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio. 2012. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/121162
000715264
silva_al_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv SILVA, André Luis da. Laboratório didático: perspectivas experimentais do ensino de física no nível médio. 2012. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
000715264
silva_al_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/121162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128774294732800