Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandonato, Beatriz Brabetz [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120945
Resumo: Polímeros são macromoléculas de alta massa molecular cada vez mais presentes nas atividades humanas. Estas moléculas são utilizadas com frequência para sintetizar plásticos, elastômeros e fibras. Os polímeros podem ser divididos em naturais e sintéticos. Os polímeros de origem natural são aqueles encontrados na natureza, como por exemplo: celulose, hemicelulose, glicogênio, proteínas, amido, lignina, entre outros. Os polímeros sintéticos são aqueles produzidos pela síntese química induzida pelo ser humano, como os diferentes tipos de plásticos. Contudo, alguns destes materiais sintéticos possuem alta durabilidade acarretando grande acúmulo de resíduos que contaminam o meio ambiente. O poliacrilato de sódio (PAS) é uma destas moléculas sintéticas que funciona como superabsorvente utilizado em grande escala nas fraldas descartáveis. A aplicação do PAS nas fraldas permitiu diminuir o volume deste material sem perda da eficácia. Cerca de 136 milhões de quilos de polímeros de poliacrilato são utilizados anualmente. Buscando diminuir a quantidade deste material no meio ambiente, são necessários estudos que viabilizem alternativas de sua decomposição. Dentre as opções viáveis está o processo de biodegradação, que é caracterizado pela ação de seres vivos, sobretudo os pertencentes ao grupo dos microrganismos (bactérias e fungos), que utilizam o material para retirar a energia para o seu desenvolvimento. Este projeto tem como objetivo avaliar a biodegradabilidade do poliacrilato de sódio (PAS) e modificar sua estrutura via degradação microbiana. Análises descritivas e comparativas são as bases para o estudo e compreensão da biodegradação do PAS. Para os testes de biodegradação serão utilizados microrganismos do solo e o fungo Aspergillus niger. Após 8 meses de biodegradação do composto enterrado pôde-se concluir através... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_2cf73a09015ee6da1b0b23b3382ae0ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120945
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódioBiodegradaçãoMicroorganismosPolimerosDegradação ambientalPolímeros são macromoléculas de alta massa molecular cada vez mais presentes nas atividades humanas. Estas moléculas são utilizadas com frequência para sintetizar plásticos, elastômeros e fibras. Os polímeros podem ser divididos em naturais e sintéticos. Os polímeros de origem natural são aqueles encontrados na natureza, como por exemplo: celulose, hemicelulose, glicogênio, proteínas, amido, lignina, entre outros. Os polímeros sintéticos são aqueles produzidos pela síntese química induzida pelo ser humano, como os diferentes tipos de plásticos. Contudo, alguns destes materiais sintéticos possuem alta durabilidade acarretando grande acúmulo de resíduos que contaminam o meio ambiente. O poliacrilato de sódio (PAS) é uma destas moléculas sintéticas que funciona como superabsorvente utilizado em grande escala nas fraldas descartáveis. A aplicação do PAS nas fraldas permitiu diminuir o volume deste material sem perda da eficácia. Cerca de 136 milhões de quilos de polímeros de poliacrilato são utilizados anualmente. Buscando diminuir a quantidade deste material no meio ambiente, são necessários estudos que viabilizem alternativas de sua decomposição. Dentre as opções viáveis está o processo de biodegradação, que é caracterizado pela ação de seres vivos, sobretudo os pertencentes ao grupo dos microrganismos (bactérias e fungos), que utilizam o material para retirar a energia para o seu desenvolvimento. Este projeto tem como objetivo avaliar a biodegradabilidade do poliacrilato de sódio (PAS) e modificar sua estrutura via degradação microbiana. Análises descritivas e comparativas são as bases para o estudo e compreensão da biodegradação do PAS. Para os testes de biodegradação serão utilizados microrganismos do solo e o fungo Aspergillus niger. Após 8 meses de biodegradação do composto enterrado pôde-se concluir através... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Angelis, Dejanira de Franceschi de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sandonato, Beatriz Brabetz [UNESP]2015-03-23T15:28:12Z2015-03-23T15:28:12Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfSANDONATO, Beatriz Brabetz. Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio. 2011. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/120945000688699sandonato_bb_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T06:25:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120945Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:21:46.427398Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio
title Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio
spellingShingle Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio
Sandonato, Beatriz Brabetz [UNESP]
Biodegradação
Microorganismos
Polimeros
Degradação ambiental
title_short Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio
title_full Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio
title_fullStr Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio
title_full_unstemmed Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio
title_sort Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio
author Sandonato, Beatriz Brabetz [UNESP]
author_facet Sandonato, Beatriz Brabetz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angelis, Dejanira de Franceschi de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandonato, Beatriz Brabetz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biodegradação
Microorganismos
Polimeros
Degradação ambiental
topic Biodegradação
Microorganismos
Polimeros
Degradação ambiental
description Polímeros são macromoléculas de alta massa molecular cada vez mais presentes nas atividades humanas. Estas moléculas são utilizadas com frequência para sintetizar plásticos, elastômeros e fibras. Os polímeros podem ser divididos em naturais e sintéticos. Os polímeros de origem natural são aqueles encontrados na natureza, como por exemplo: celulose, hemicelulose, glicogênio, proteínas, amido, lignina, entre outros. Os polímeros sintéticos são aqueles produzidos pela síntese química induzida pelo ser humano, como os diferentes tipos de plásticos. Contudo, alguns destes materiais sintéticos possuem alta durabilidade acarretando grande acúmulo de resíduos que contaminam o meio ambiente. O poliacrilato de sódio (PAS) é uma destas moléculas sintéticas que funciona como superabsorvente utilizado em grande escala nas fraldas descartáveis. A aplicação do PAS nas fraldas permitiu diminuir o volume deste material sem perda da eficácia. Cerca de 136 milhões de quilos de polímeros de poliacrilato são utilizados anualmente. Buscando diminuir a quantidade deste material no meio ambiente, são necessários estudos que viabilizem alternativas de sua decomposição. Dentre as opções viáveis está o processo de biodegradação, que é caracterizado pela ação de seres vivos, sobretudo os pertencentes ao grupo dos microrganismos (bactérias e fungos), que utilizam o material para retirar a energia para o seu desenvolvimento. Este projeto tem como objetivo avaliar a biodegradabilidade do poliacrilato de sódio (PAS) e modificar sua estrutura via degradação microbiana. Análises descritivas e comparativas são as bases para o estudo e compreensão da biodegradação do PAS. Para os testes de biodegradação serão utilizados microrganismos do solo e o fungo Aspergillus niger. Após 8 meses de biodegradação do composto enterrado pôde-se concluir através... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:28:12Z
2015-03-23T15:28:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANDONATO, Beatriz Brabetz. Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio. 2011. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/120945
000688699
sandonato_bb_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv SANDONATO, Beatriz Brabetz. Método de avaliação e biodegradação do poliacrilato de sódio. 2011. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000688699
sandonato_bb_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/120945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129192446918656