O céu como tema gerador para a educação inclusiva em Astronomia: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fabio Matos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192149
Resumo: A pesquisa teve por objetivo geral investigar como as percepções e representações de alguns estudantes com deficiência visual podem contribuir para uma transformação metodológica no processo dialógico em sala de aula tendo o Céu como o tema gerador. Nesse contexto investigativo foi possível compreender os principais desafios enfrentados historicamente pela pessoa com deficiência visual no acesso à educação e a importância de movimentos sociais humanitários em prol de sua educação, que causaram mudanças significativas na sociedade. Entretanto, embora houvessem a necessidade de tais mudanças abarcarem o processo educativo e este por decreto de lei ser inclusivo, não foi possível perceber após a declaração de Salamanca, reflexos em documentos importantes como os PCN e a BNCC ao logo da história. Percebeu-se que estes documentos ainda não garantem sua participação de forma plena no cenário educacional, principalmente no estudo de temas relacionados à Astronomia. Uma vez sinalizada essa lacuna e considerando estudantes com deficiência visual com agentes ativos numa sociedade de hegemonia vidente cenário inclusivo emergente, este estudo fundamentou-se nos pressupostos teóricos dos processos de ensino e aprendizagem da perspectiva histórico-cultural proposta por Vigotski somado a uma compreensão do processo de investigação temática, proposta por Freire. Diante do problema de pesquisa e dos pressupostos teóricos de classificação, entende-se que a mesma pode ser classificada como uma pesquisa descritiva e exploratória, balizada pelos parâmetros descritos na abordagem qualitativa, onde buscou-se por meio de entrevista semiestruturada e realizada com três estudantes com deficiência visual perceber como eram suas percepções e representações sobre alguns temas relacionados à Astronomia em três encontros regulares e um adicional, aqui tratado como encontro de explicitação. Para registrar os encontros com os estudantes, optou-se por utilizar a videogravação como instrumento para obtenção de informações e a análise de conteúdo como ferramenta metodológica para análise das entrevistas realizadas. Os resultados mostraram que as percepções e representações dos estudantes com deficiência visual não diferem necessariamente das percepções e representações de estudantes videntes. As respostas apresentadas pelas participantes da pesquisa sugerem que existam pelo menos três perfis de estudantes com deficiência visual: acumulativo-representativo, interativo-persuasivo e subjetivo-significativo. Assim, entende-se que o estudo aqui apresentado sinaliza a importância de se estabelecer uma estrutura metodológica dialógica, com o ensino centralizado na percepção do sujeito e que não utilize uma única via sensorial de socialização de conhecimento para que a educação seja pautada na equidade, como se deve ser entendida a educação para todos.
id UNSP_2d3e067b445351eff217c2a696988c9c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192149
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O céu como tema gerador para a educação inclusiva em Astronomia: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visualThe sky as a generating theme for inclusive education in Astronomy: challenges and possibilities from the cosmoperception of visually impaired studentsDeficiência visual.Educação em Astronomia.Percepção e representação do estudanteVisual deficiencyAstronomy educationPerception and representation of studentA pesquisa teve por objetivo geral investigar como as percepções e representações de alguns estudantes com deficiência visual podem contribuir para uma transformação metodológica no processo dialógico em sala de aula tendo o Céu como o tema gerador. Nesse contexto investigativo foi possível compreender os principais desafios enfrentados historicamente pela pessoa com deficiência visual no acesso à educação e a importância de movimentos sociais humanitários em prol de sua educação, que causaram mudanças significativas na sociedade. Entretanto, embora houvessem a necessidade de tais mudanças abarcarem o processo educativo e este por decreto de lei ser inclusivo, não foi possível perceber após a declaração de Salamanca, reflexos em documentos importantes como os PCN e a BNCC ao logo da história. Percebeu-se que estes documentos ainda não garantem sua participação de forma plena no cenário educacional, principalmente no estudo de temas relacionados à Astronomia. Uma vez sinalizada essa lacuna e considerando estudantes com deficiência visual com agentes ativos numa sociedade de hegemonia vidente cenário inclusivo emergente, este estudo fundamentou-se nos pressupostos teóricos dos processos de ensino e aprendizagem da perspectiva histórico-cultural proposta por Vigotski somado a uma compreensão do processo de investigação temática, proposta por Freire. Diante do problema de pesquisa e dos pressupostos teóricos de classificação, entende-se que a mesma pode ser classificada como uma pesquisa descritiva e exploratória, balizada pelos parâmetros descritos na abordagem qualitativa, onde buscou-se por meio de entrevista semiestruturada e realizada com três estudantes com deficiência visual perceber como eram suas percepções e representações sobre alguns temas relacionados à Astronomia em três encontros regulares e um adicional, aqui tratado como encontro de explicitação. Para registrar os encontros com os estudantes, optou-se por utilizar a videogravação como instrumento para obtenção de informações e a análise de conteúdo como ferramenta metodológica para análise das entrevistas realizadas. Os resultados mostraram que as percepções e representações dos estudantes com deficiência visual não diferem necessariamente das percepções e representações de estudantes videntes. As respostas apresentadas pelas participantes da pesquisa sugerem que existam pelo menos três perfis de estudantes com deficiência visual: acumulativo-representativo, interativo-persuasivo e subjetivo-significativo. Assim, entende-se que o estudo aqui apresentado sinaliza a importância de se estabelecer uma estrutura metodológica dialógica, com o ensino centralizado na percepção do sujeito e que não utilize uma única via sensorial de socialização de conhecimento para que a educação seja pautada na equidade, como se deve ser entendida a educação para todos.The general objective of the research was to investigate how the perceptions and representations of some visually impaired students can contribute to a methodological transformation in the dialogical process in the classroom with Heaven as the generating theme. In this investigative context, it was possible to understand the main challenges historically faced by people with visual impairments in accessing education and the importance of social humanitarian movements in favor of their education, which caused significant changes in society. However, although there was a need for such changes to encompass the educational process and this by law is inclusive, it was not possible to notice after the Salamanca declaration, reflexes in important documents such as the PCN and the BNCC throughout history. It was noticed that these documents still do not guarantee their full participation in the educational scenario, especially in the study of topics related to Astronomy. Once this gap was identified and considering visually impaired students with active agents in a society of visionary hegemony in an emerging inclusive scenario, this study was based on the theoretical assumptions of the teaching and learning processes of the historical-cultural perspective proposed by Vigotski, coupled with an understanding of the thematic investigation process, proposed by Freire. In view of the research problem and the theoretical assumptions of classification, it is understood that it can be classified as a descriptive and exploratory research, guided by the parameters described in the qualitative approach, where it was sought through a semi-structured interview and conducted with three students visually impaired perceive their perceptions and representations about some topics related to Astronomy in three regular meetings and an additional one, treated here as an explanation meeting. To record the meetings with the students, it was decided to use video recording as an instrument for obtaining information and content analysis as a methodological tool for analyzing the interviews. The results showed that the perceptions and representations of visually impaired students do not necessarily differ from the perceptions and representations of visionary students. The responses presented by the research participants suggest that there are at least three profiles of students with visual impairments: cumulative-representative, interactive-persuasive and subjective-significant. Thus, it is understood that the study presented here signals the importance of establishing a dialogical methodological structure, with teaching centered on the perception of the subject and that does not use a single sensory way of socializing knowledge so that education is based on equity, how education for all should be understoodUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Langhi, Rodolfo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Fabio Matos2020-04-13T18:26:43Z2020-04-13T18:26:43Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19214900092999833004056079P074129529084669310000-0002-3291-5382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-07T06:07:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192149Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:16:38.975414Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O céu como tema gerador para a educação inclusiva em Astronomia: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual
The sky as a generating theme for inclusive education in Astronomy: challenges and possibilities from the cosmoperception of visually impaired students
title O céu como tema gerador para a educação inclusiva em Astronomia: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual
spellingShingle O céu como tema gerador para a educação inclusiva em Astronomia: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual
Rodrigues, Fabio Matos
Deficiência visual.
Educação em Astronomia.
Percepção e representação do estudante
Visual deficiency
Astronomy education
Perception and representation of student
title_short O céu como tema gerador para a educação inclusiva em Astronomia: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual
title_full O céu como tema gerador para a educação inclusiva em Astronomia: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual
title_fullStr O céu como tema gerador para a educação inclusiva em Astronomia: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual
title_full_unstemmed O céu como tema gerador para a educação inclusiva em Astronomia: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual
title_sort O céu como tema gerador para a educação inclusiva em Astronomia: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual
author Rodrigues, Fabio Matos
author_facet Rodrigues, Fabio Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Langhi, Rodolfo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fabio Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência visual.
Educação em Astronomia.
Percepção e representação do estudante
Visual deficiency
Astronomy education
Perception and representation of student
topic Deficiência visual.
Educação em Astronomia.
Percepção e representação do estudante
Visual deficiency
Astronomy education
Perception and representation of student
description A pesquisa teve por objetivo geral investigar como as percepções e representações de alguns estudantes com deficiência visual podem contribuir para uma transformação metodológica no processo dialógico em sala de aula tendo o Céu como o tema gerador. Nesse contexto investigativo foi possível compreender os principais desafios enfrentados historicamente pela pessoa com deficiência visual no acesso à educação e a importância de movimentos sociais humanitários em prol de sua educação, que causaram mudanças significativas na sociedade. Entretanto, embora houvessem a necessidade de tais mudanças abarcarem o processo educativo e este por decreto de lei ser inclusivo, não foi possível perceber após a declaração de Salamanca, reflexos em documentos importantes como os PCN e a BNCC ao logo da história. Percebeu-se que estes documentos ainda não garantem sua participação de forma plena no cenário educacional, principalmente no estudo de temas relacionados à Astronomia. Uma vez sinalizada essa lacuna e considerando estudantes com deficiência visual com agentes ativos numa sociedade de hegemonia vidente cenário inclusivo emergente, este estudo fundamentou-se nos pressupostos teóricos dos processos de ensino e aprendizagem da perspectiva histórico-cultural proposta por Vigotski somado a uma compreensão do processo de investigação temática, proposta por Freire. Diante do problema de pesquisa e dos pressupostos teóricos de classificação, entende-se que a mesma pode ser classificada como uma pesquisa descritiva e exploratória, balizada pelos parâmetros descritos na abordagem qualitativa, onde buscou-se por meio de entrevista semiestruturada e realizada com três estudantes com deficiência visual perceber como eram suas percepções e representações sobre alguns temas relacionados à Astronomia em três encontros regulares e um adicional, aqui tratado como encontro de explicitação. Para registrar os encontros com os estudantes, optou-se por utilizar a videogravação como instrumento para obtenção de informações e a análise de conteúdo como ferramenta metodológica para análise das entrevistas realizadas. Os resultados mostraram que as percepções e representações dos estudantes com deficiência visual não diferem necessariamente das percepções e representações de estudantes videntes. As respostas apresentadas pelas participantes da pesquisa sugerem que existam pelo menos três perfis de estudantes com deficiência visual: acumulativo-representativo, interativo-persuasivo e subjetivo-significativo. Assim, entende-se que o estudo aqui apresentado sinaliza a importância de se estabelecer uma estrutura metodológica dialógica, com o ensino centralizado na percepção do sujeito e que não utilize uma única via sensorial de socialização de conhecimento para que a educação seja pautada na equidade, como se deve ser entendida a educação para todos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-13T18:26:43Z
2020-04-13T18:26:43Z
2020-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192149
000929998
33004056079P0
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
url http://hdl.handle.net/11449/192149
identifier_str_mv 000929998
33004056079P0
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128339229016064